A temporada do Palmeiras terminou com três títulos, uma oscilação no rendimento em um momento crucial do ano, mas saldo positivo. Entre algumas lesões e a falta de reforços para repor saídas importantes do elenco, Abel Ferreira conseguiu se reinventar e manter a equipe competitiva em 2023.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Relembre o ano de 2023 do Palmeiras na retrospectiva do GE
Nomes conhecidos do elenco seguiram como destaques, casos de Weverton, Raphael Veiga e Zé Rafael. O Verdão contou com a ascensão meteórica de Endrick e o reforço pontual de Richard Ríos para encerrar o ano sendo campeão brasileiro.
Ao longo da temporada, o Verdão acabou negociando jogadores que não conseguiram se firmar com Abel Ferreira, casos de Rafael Navarro e Bruno Tabata. Jailson e Atuesta, atrapalhados por lesões, tiveram ano ruim. O atacante Artur, que teve início promissor, terminou 2023 em baixa e podendo até ser negociado.
O ge lista abaixo os cinco melhores e os cinco piores de 2023.
Os melhores
Endrick: o ano de consolidação como jogador profissional. Três títulos conquistados, 14 gols marcados e 53 jogos na temporada. Chamou a responsabilidade na reta final do Brasileirão e ajudou o clube a conseguir a arrancada histórica. Abre 2024 em clima de despedida, já que em julho se transfere para o Real Madrid.
Campeão Brasileiro com o Palmeiras, Endrick fala sobre futuro e família
Richard Ríos: contratado após o Paulistão como opção para o meio de campo. Aos poucos, foi conquistando espaço e encerrou o ano como titular e jogador que mais atuou pelo Palmeiras na campanha do título brasileiro.
Raphael Veiga: artilheiro e líder de assistências na temporada. Foram 36 participações diretas em gols nos 60 jogos que disputou pelo clube na temporada. Ainda teve o desafio de conciliar as convocações para a seleção brasileira. Jogador fundamental no esquema de Abel Ferreira.
Richard Ríos cumprimenta Abel Ferreira após título brasileiro do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Richard Ríos cumprimenta Abel Ferreira após título brasileiro do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Zé Rafael: temporada quase perfeita do volante, que teve o desafio de atuar em uma nova função e se reinventar mais uma vez como jogador. Foram 60 jogos no ano, com três gols e quatro assistências. Deve voltar a fazer a função de segundo volante em 2024 com a chegada de Aníbal Moreno.
Weverton: foi o jogador que mais entrou em campo pelo clube na temporada. Teve papel fundamental nos três títulos do Palmeiras , principalmente na reta final do Brasileirão. Aparece pouco nos jogos, mas foi crucial em momentos pontuais do clube no ano.
Veja também: + Estêvão tem multa milionária, brilha na Seleção e "vai encantar o mundo" + Verdão reage à pior crise com Abel para ser campeão do início ao fim do ano
Da Rússia com amor: conheça Julia, uma apaixonada pelo Palmeiras
Os piores
Bruno Tabata: fez apenas 17 jogos (sete como titular) e dois gols na temporada antes de ser emprestado ao Qatar SC. Foi comprado por R$ 26 milhões em 2022 e chegou com a expectativa de ser o substituto de Gustavo Scarpa, mas não conseguiu corresponder.
Rafael Navarro: marcou quatro gols nos 17 jogos em que fez pelo clube antes de ser emprestado ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Navarro tem 65 jogos e 17 gols, mas não conseguiu se firmar como titular e acabou não caindo nas graças dos torcedores.
Rafael Navarro e Bruno Tabata deixaram o Palmeiras no meio da temporada — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Rafael Navarro e Bruno Tabata deixaram o Palmeiras no meio da temporada — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Jailson: fez apenas 25 jogos em todo o ano. Perdeu muito espaço, sendo uma das últimas opções de Abel para um meio de campo que perdeu Danilo e se reforçou apenas com Richard Ríos. Não teve o contrato renovado e deixou o clube no fim deste ano.
Atuesta: uma grave lesão no joelho o tirou de praticamente toda a temporada. Foram apenas sete jogos, sendo dois deles como titular. Tem permanência incerta no próximo ano, sendo atualmente a última opção de Abel para o meio de campo.
Giovani: considerado um dos jogadores mais promissores da base, acabou negociado poucos meses após ser promovido ao elenco principal. Foram apenas 13 jogos em 2023, com um gol marcado e três assistências. A irregularidade, apesar dos bons lampejos no início do ano, foi um dos fatores para o Palmeiras vender 50% dos seus direitos econômicos ao Al Sadd, do Catar.
+ Veja outras notícias do Palmeiras
Mais lidas do ge
santos
Cazares, Giuliano, Jorge... Veja como deve ficar elenco do Santos após pacotão de reforços
futebol
Brocador, Jobson, Neilton... Mercado alternativo agita pré-temporada de estaduais
grêmio
Grêmio indica valor e desenha cenário para aceitar possível saída de Ferreira
flamengo
Zico reconhece ano difícil para Gabigol no Flamengo, acredita na recuperação e faz pedido: 'Deixa ele em paz'
futebol
Rei da América: dois jogadores do Fluminense, Suárez e reforço do Flamengo são os finalistas
?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge
2925 visitas - Fonte: ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
Complicado em
tirando o Tabata, Atuesta, Navarro e Jailson que saíram ou se contudiram, os que ficaram foram muito bem
Gente o torcedor quer a contratação de Felipe Coltinho