Destaques e decepções: quem foi bem e quem foi mal pelo Palmeiras em 2023

28/12/2023 14:57

Destaques e decepções: quem foi bem e quem foi mal pelo Palmeiras em 2023

Destaques e decepções: quem foi bem e quem foi mal pelo Palmeiras em 2023

A temporada do Palmeiras terminou com três títulos, uma oscilação no rendimento em um momento crucial do ano, mas saldo positivo. Entre algumas lesões e a falta de reforços para repor saídas importantes do elenco, Abel Ferreira conseguiu se reinventar e manter a equipe competitiva em 2023.

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp

Relembre o ano de 2023 do Palmeiras na retrospectiva do GE

Nomes conhecidos do elenco seguiram como destaques, casos de Weverton, Raphael Veiga e Zé Rafael. O Verdão contou com a ascensão meteórica de Endrick e o reforço pontual de Richard Ríos para encerrar o ano sendo campeão brasileiro.

Ao longo da temporada, o Verdão acabou negociando jogadores que não conseguiram se firmar com Abel Ferreira, casos de Rafael Navarro e Bruno Tabata. Jailson e Atuesta, atrapalhados por lesões, tiveram ano ruim. O atacante Artur, que teve início promissor, terminou 2023 em baixa e podendo até ser negociado.

O ge lista abaixo os cinco melhores e os cinco piores de 2023.

Os melhores

Endrick: o ano de consolidação como jogador profissional. Três títulos conquistados, 14 gols marcados e 53 jogos na temporada. Chamou a responsabilidade na reta final do Brasileirão e ajudou o clube a conseguir a arrancada histórica. Abre 2024 em clima de despedida, já que em julho se transfere para o Real Madrid.

Campeão Brasileiro com o Palmeiras, Endrick fala sobre futuro e família

Richard Ríos: contratado após o Paulistão como opção para o meio de campo. Aos poucos, foi conquistando espaço e encerrou o ano como titular e jogador que mais atuou pelo Palmeiras na campanha do título brasileiro.

Raphael Veiga: artilheiro e líder de assistências na temporada. Foram 36 participações diretas em gols nos 60 jogos que disputou pelo clube na temporada. Ainda teve o desafio de conciliar as convocações para a seleção brasileira. Jogador fundamental no esquema de Abel Ferreira.

Richard Ríos cumprimenta Abel Ferreira após título brasileiro do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Richard Ríos cumprimenta Abel Ferreira após título brasileiro do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Zé Rafael: temporada quase perfeita do volante, que teve o desafio de atuar em uma nova função e se reinventar mais uma vez como jogador. Foram 60 jogos no ano, com três gols e quatro assistências. Deve voltar a fazer a função de segundo volante em 2024 com a chegada de Aníbal Moreno.

Weverton: foi o jogador que mais entrou em campo pelo clube na temporada. Teve papel fundamental nos três títulos do Palmeiras , principalmente na reta final do Brasileirão. Aparece pouco nos jogos, mas foi crucial em momentos pontuais do clube no ano.

Veja também: + Estêvão tem multa milionária, brilha na Seleção e "vai encantar o mundo" + Verdão reage à pior crise com Abel para ser campeão do início ao fim do ano

Da Rússia com amor: conheça Julia, uma apaixonada pelo Palmeiras

Os piores

Bruno Tabata: fez apenas 17 jogos (sete como titular) e dois gols na temporada antes de ser emprestado ao Qatar SC. Foi comprado por R$ 26 milhões em 2022 e chegou com a expectativa de ser o substituto de Gustavo Scarpa, mas não conseguiu corresponder.

Rafael Navarro: marcou quatro gols nos 17 jogos em que fez pelo clube antes de ser emprestado ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Navarro tem 65 jogos e 17 gols, mas não conseguiu se firmar como titular e acabou não caindo nas graças dos torcedores.

Rafael Navarro e Bruno Tabata deixaram o Palmeiras no meio da temporada — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Rafael Navarro e Bruno Tabata deixaram o Palmeiras no meio da temporada — Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Jailson: fez apenas 25 jogos em todo o ano. Perdeu muito espaço, sendo uma das últimas opções de Abel para um meio de campo que perdeu Danilo e se reforçou apenas com Richard Ríos. Não teve o contrato renovado e deixou o clube no fim deste ano.

Atuesta: uma grave lesão no joelho o tirou de praticamente toda a temporada. Foram apenas sete jogos, sendo dois deles como titular. Tem permanência incerta no próximo ano, sendo atualmente a última opção de Abel para o meio de campo.

Giovani: considerado um dos jogadores mais promissores da base, acabou negociado poucos meses após ser promovido ao elenco principal. Foram apenas 13 jogos em 2023, com um gol marcado e três assistências. A irregularidade, apesar dos bons lampejos no início do ano, foi um dos fatores para o Palmeiras vender 50% dos seus direitos econômicos ao Al Sadd, do Catar.

+ Veja outras notícias do Palmeiras

Mais lidas do ge

1
santos

Cazares, Giuliano, Jorge... Veja como deve ficar elenco do Santos após pacotão de reforços

2
futebol

Brocador, Jobson, Neilton... Mercado alternativo agita pré-temporada de estaduais

3
grêmio

Grêmio indica valor e desenha cenário para aceitar possível saída de Ferreira

4
flamengo

Zico reconhece ano difícil para Gabigol no Flamengo, acredita na recuperação e faz pedido: 'Deixa ele em paz'

5
futebol

Rei da América: dois jogadores do Fluminense, Suárez e reforço do Flamengo são os finalistas

?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??

+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

50 vídeos


2925 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Cleilton Tiago     

Complicado em

Luis Brancaglion     

tirando o Tabata, Atuesta, Navarro e Jailson que saíram ou se contudiram, os que ficaram foram muito bem

Cleilton Tiago     

Gente o torcedor quer a contratação de Felipe Coltinho

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade