As palavras de Leila Pereira foram de impacto. Única mulher presidente nas três principais divisões do Brasil, a dirigente do Palmeiras abriu a primeira entrevista de 2024 chamando a atenção para a falta de mulheres no futebol. "Me sinto solitária", confessou. E assim fez uma coletiva inédita, exclusiva para dezenas de jornalistas mulheres na Academia de Futebol.
Foi criticada pela iniciativa, e respondeu com o que muitas mulheres escutam ao questionarem a falta de espaço: "Não sejam histéricos".
Em tom de voz sereno, fez questão de responder a todas as perguntas, em quase duas horas de uma entrevista marcada por recados, e que levanta o debate sobre representatividade no futebol.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Veja a entrevista de Leila Pereira, presidente do Palmeiras
Mais notícias do Palmeiras : + Meia ou atacante? Entenda a prioridade do Verdão no mercado
Inicialmente patrocinadora e conselheira, Leila se tornou em 2021 a primeira mulher presidente na história do Palmeiras , repetindo feitos de Marlene Matheus, no Corinthians (1991 a 1993), e Patrícia Amorim, no Flamengo (2010 a 2012), ao conduzir um grande do futebol brasileiro.
Em 2023, aliás, isolou-se como presidente com mais títulos conquistados pelo Verdão neste século.
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em coletiva na Academia — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em coletiva na Academia — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Antes de mudar o futebol brasileiro, contudo, a presidente tem desafios estruturais dentro do próprio clube que podem servir de exemplo.
"Acho que Textor tá meio desequilibrado", critica Leila Pereira
A representatividade feminina no clube, por exemplo, é uma delas.
Há 11 mulheres entre os 156 nomes listados como parte dos Departamentos Estatutários do Palmeiras . Elas estão no Social, em Cultura e Arte, na Sindicância e na Patinação.
No Conselho de Orientação e Fiscalização, há uma entre 27: Sylvia Lucia Boggian.
O Conselho Deliberativo, por sua vez, tem 10 mulheres, contando com a própria Leila, entre 291 membros participantes. Algo que a presidente assume como problemático.
A própria chapa liderada por Leila, aliás, na eleição do Conselho em fevereiro de 2023, tinha duas mulheres entre 60 nomes - que eram Sandra Ruiz e Dilma Frias - e nenhuma delas foi eleita.
- O Conselho Deliberativo do Palmeiras , estamos lutando para ter mais mulheres conselheiras. Temos por volta de sete mulheres, é muito pouco. Tive apoio maciço de homens, que entendem que as mulheres precisam de espaço e eu aproveitei - afirma.
+ Palmeiras elege 90 novos conselheiros; veja a lista
Conselheiros eleitos n chapa Palestra — Foto: Reprodução
Conselheiros eleitos n chapa Palestra — Foto: Reprodução
Para parte do Conselho, uma mudança no Estatuto Social pode ser uma forma de mitigar o problema, porque as regras atuais dificultam a inserção de mulheres na política do clube.
É preciso ser sócia titular e ter ao menos oito anos de vínculo para concorrer a um cargo no Conselho, ao mesmo tempo em que as mulheres têm benefícios - pagando menos no plano - caso permaneçam vinculadas como dependentes a um homem titular (e assim não podem se candidatar).
Além disso, enquanto os homens se desvinculam do título familiar obrigatoriamente aos 18 anos, tornando-se potenciais candidatos, as mulheres podem ficar vinculadas até que se casem. E tudo isso reduz o número delas em condição de disputa.
"Podem ser dependentes: a) cônjuge; b) filhos, enteados e tutelados até 18 anos; c) filhas, enteadas e tuteladas enquanto solteiras; d) mãe e sogra viúvas", diz a descrição no site oficial do clube.
Explicação do Palmeiras sobre quem pode ser sócio dependente — Foto: Reprodução
Explicação do Palmeiras sobre quem pode ser sócio dependente — Foto: Reprodução
Pela condição de primeira presidente, Leila Pereira coloca a si mesma como exemplo para trazer mais mulheres para a política do clube e respondeu sobre o que tem feito em termos estruturais para mudar o cenário de representatividade.
– Se houvesse machismo no Palmeiras , eu não teria sido eleita. Tenho homens e parceiros fantásticos que acreditaram na minha capacidade. Me deram esta oportunidade, isto é uma grande bandeira. Temos quatro vice-presidentes, duas são mulheres, que me ajudam muito. Nunca houve isso na história do Palmeiras .
As duas vice-presidentes são Maria Teresa Bellangero e Neive de Andrade. Elas estiveram em eventos como a XXXII Olimpíada da Criança no ano passado, mas não costumam dar entrevistas. O ge procurou o Palmeiras para detalhar funções e responsabilidades nos cargos, mas não obteve resposta até o momento - e atualizará quando houver retorno.
Neive e Maria Tereza, nas pontas da foto, em foto da chapa de Leila Pereira que venceu a eleição no Palmeiras — Foto: Reprodução / Twitter
Neive e Maria Tereza, nas pontas da foto, em foto da chapa de Leila Pereira que venceu a eleição no Palmeiras — Foto: Reprodução / Twitter
O futebol feminino, por sua vez, entra em evidência neste quesito, com cobranças pela presença efetiva da presidente no departamento - Leila esteve na final da Libertadores 2023, mas perdeu o título em 2022, por exemplo - e com pedidos por melhorias estruturais e de investimento para as mulheres atletas no Palmeiras .
Em 2024, antecipa a presidente, haverá mudanças: a criação da categoria sub-20 na base, atualmente inexistente, a transferência dos jogos do Estádio Jayme Cintra para a Arena Barueri e um novo patrocinador, em negociação para estampar a camisa visando valores mais altos.
– Vamos ter, sim, categoria de base no sub-20 este ano, mas o grande problema do feminino é a questão de investimento. Com a Arena Barueri, vamos levar as meninas para jogar. Com nossa administração, vai ficar bacana, faremos reformas. As instalações em Vinhedo são boas, as meninas gostam e treinar nesta Academia não comporta, mas às vezes elas vêm aqui – afirmou.
Camilla Orlando fala sobre investimento do Palmeiras na base feminina: "É importante!"
Entre elogios e críticas, mesmo ainda precisando de muito por um cenário igualitário, a ação de Leila causou impacto. Ultrapassa a camada de público do futebol, chama a atenção para uma realidade ignorada e, agora, abre espaço para cobranças por ações de impacto no futuro.
– Muitos perguntam o que eu quero daqui a 50 anos. Vou estar velhinha, mas viva e esperta. O Palmeiras me tornou uma pessoa eterna. Todos que passaram por esta cadeira foram eternizados. Quero ser lembrada por uma dirigente, a primeira mulher presidente, que geriu este clube de maneira profissional, dura, firme e vitoriosa.
+ Veja outras notícias do Palmeiras
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em coletiva na Academia — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em coletiva na Academia — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Mais lidas do ge
copa SP de futebol júnior
Copinha: dois primeiros confrontos das quartas de final são definidos
copa SP de futebol júnior
Copinha define hoje mais quatro classificados às quartas; veja onde assistir aos jogos
campeonato carioca
Guia do Carioca 2024: tudo sobre o campeonato que começa nesta quarta-feira
futebol
Palmeiras renova com Abel, Fla tem despedidas, e Galo conversa com Bernard no resumo da Central
palmeiras
Leila diz que futebol é elitizado e fala do preço dos ingressos no Palmeiras: 'Não acho exorbitante'
?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge
9648 visitas - Fonte: ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Provável escalação do Palmeiras! Abel faz grandes mudanças no time titular para decisão no Paulistão
Palmeiras x Capivariano: onde assistir
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER
Investigado! Conselheiro se afasta do Palmeiras após investigações da PF por fraude!
BOMBA: Palmeiras eleva oferta e avança por Nino, do Zenit
essa indireta é pra vcs mimadinhos ... não sejam histéricos e parem com esse mimimi kkkkkk