FAQ: perguntas e respostas sobre Allianz Parque após polêmica de Palmeiras, WTorre e Soccer Grass

30/1/2024 07:42

FAQ: perguntas e respostas sobre Allianz Parque após polêmica de Palmeiras, WTorre e Soccer Grass

FAQ: perguntas e respostas sobre Allianz Parque após polêmica de Palmeiras, WTorre e Soccer Grass

Críticas de Abel Ferreira, referências ao Coliseu, recusa do Palmeiras em utilizar o Allianz Parque e a rescisão de contrato com a Soccer Grass. A sequência de eventos marcou a disputa pública entre o Verdão e a WTorre, que é responsável pela administração do estádio, levantando uma série de dúvidas em relação ao contrato de parceria sobre a arena.

Por que o Palmeiras não faz a troca do gramado? O contrato obriga o clube a jogar no estádio? O que acontece com o Allianz Parque agora? O ge listou e respondeu 14 perguntas sobre este cenário.

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp

Allianz Parque, estádio do Palmeiras — Foto: Twitter / Palmeiras

Allianz Parque, estádio do Palmeiras — Foto: Twitter / Palmeiras

  • Por que o Palmeiras decidiu não jogar por enquanto no Allianz Parque?
  • O Palmeiras entende que a manutenção do gramado não está adequada, o que afeta no acúmulo do termoplástico nas chuteiras dos atletas e consequentemente não deixa o local nas condições ideais de jogo. Abel Ferreira chegou a dizer que era necessária a troca do piso com urgência, e os atletas também reclamaram à diretoria. Por isso, a decisão de evitar o local no jogos como mandante.

    Mais notícias do Palmeiras : + Sabia que o Palmeiras ajudou a prender traficante de cocaína? + Palmeiras rescinde contrato com empresa que instalou gramado + Jogadores relataram insegurança e foram decisivos em veto ao Allianz

    Veja a massa que gruda nas chuteiras dos atletas no estádio do Palmeiras

  • O contrato com a WTorre obriga o Palmeiras a jogar no Allianz Parque se o estádio estiver livre?
  • Não. A escritura assinada entre os parceiros especifica que o Palmeiras "se compromete" a jogar quando for viável legalmente ou permitido pelo regulamento. Não há o termo obrigação, embora entenda-se que isto em algum momento possa virar um novo tópico de discussão entre os parceiros.

  • Por que o clube não pode fazer a troca do gramado por conta própria?
  • Pelo contrato válido por 30 anos assinado com a WTorre, a construtora tem a autorização para explorar comercialmente o Allianz Parque durante o período, exceto em dia de jogos por competições oficiais do time profissional. Quando o Palmeiras joga, a arena é repassada em comodato ao clube para comandar a operação, incluindo bilheterias, seguranças e afins. Nos outros dias, a construtora é quem opera e por consequência é responsável por toda a manutenção.

  • Abel Ferreira quer que o estádio do Palmeiras volte a ter grama natural?
  • Não. O técnico pede para que as partes trabalhem para que o Allianz Parque volte a ter o campo na qualidade de quando chegou, em 2020. Na época, o gramado já era o sintético. Para ele, o problema é a falta de manutenção, não o fato de não ser grama natural.

    "Este vai ser um ano duro, precisamos estar preparados", comenta Abel Ferreira em coletiva

  • O que muda com a rescisão de contrato do Palmeiras com a Soccer Grass?
  • O Palmeiras rescindiu contrato com a Soccer Grass , empresa responsável pela instalação do gramado no Allianz Parque e no campo da Academia de Futebol. Assim, o clube encerra a relação comercial com a empresa. Isso não muda, contudo, os planos sobre a troca do termoplástico no gramado do estádio, porque o contrato no caso da Arena é vinculado à WTorre.

    + Entenda o que é o termoplástico que será trocado na arena

    Chuteira de jogador do Palmeiras depois do duelo contra o Santos — Foto: Arquivo Pessoal

    Chuteira de jogador do Palmeiras depois do duelo contra o Santos — Foto: Arquivo Pessoal

  • De quando é o gramado?
  • O gramado artificial foi inaugurado em Palmeiras x Mirassol, pelo Campeonato Paulista, no dia 16 de fevereiro de 2020. Foi uma opção para resolver os problemas que o Palmeiras e a WTorre tinham com o gramado natural do Allianz Parque por conta da agenda de shows.

    Gramado do Allianz Parque em 2015 — Foto: Marcos Ribolli

    Gramado do Allianz Parque em 2015 — Foto: Marcos Ribolli

  • Quanto tempo demorou para ser instalado?
  • O procedimento durou em torno de 30 dias. A obra foi iniciada em 12 de janeiro de 2020, e o primeiro jogo do Palmeiras com o sintético foi em 16 de fevereiro, contra o Mirassol.

  • Qual é o tipo desse gramado sintético?
  • O nome do gramado se chama Soccer Grass MX Elite 50 e veio da Holanda. O clube decidiu usá-lo após levar uma comitiva ao país e conhecer o campo, que tem 50mm de altura e fios com três formatos diferentes, para deixá-lo o mais próximo do piso natural.

    Há na Academia de Futebol um gramado com as mesmas especificações do usado no Allianz Parque.

    Responsável pelas obras tira dúvidas sobre gramado sintético da arena do Palmeiras

  • A WTorre faz manutenção de quanto em quanto tempo?
  • A WTorre diz que realiza manutenção antes e depois de todos os eventos. Não é detalhado quais os procedimentos, que variam de acordo com a programação da arena.

    Após shows, costuma-se usar uma máquina que funciona como um imã para retirar possíveis objetos cortantes. A grama sintética tem memória para voltar a ficar na vertical após receber peso, como de um palco, mas há um processo de escovação, também, que no fim do ano ocorreu com menos frequência pela agenda de eventos.

    Como o Allianz Parque se transforma entre shows e jogos do Palmeiras

  • Quanto tempo demoraria a manutenção?
  • O prazo será determinado em conjunto entre WTorre, Soccer Grass e a fornecedora holandesa. Abel Ferreira chegou a dizer em 30 dias para corrigir o problema, prazo em que houve a instalação do sintético em 2020.

  • Por que a Leila chamou o estádio de Coliseu?
  • As críticas de Leila foram feitas no dia 16 de janeiro de 2024, quando externou uma preocupação dos bastidores: as condições que o clube receberá o Allianz Parque ao fim do contrato com a WTorre. No Palmeiras , há quem entenda que a WTorre cuida cada vez menos da manutenção do estádio - em meio à disputa jurídica das duas partes.

    Assim, a estrutura estaria deteriorada quando o clube receber o estádio de volta, em 2044, e por isso a referência ao antigo anfiteatro italiano, que é atração turística na Itália, mas está parcialmente em ruínas por causa de saques e terremotos ao longo dos anos.

    Por que a Leila comparou o Allianz Parque a um coliseu? Thiago Ferri explica

  • Por que o Palmeiras não assume a administração do estádio?
  • O contrato de concessão firmado entre Palmeiras e WTorre determina que a empresa é a responsável pela administração do estádio, o que inclui a manutenção do gramado sintético, além das instalações do Allianz Parque, como lanchonetes, estacionamentos, camarotes e cadeiras.

    Com a disputa jurídica entre as duas partes, o clube não assume uma responsabilidade que cabe à empresa administradora.

    Veja a entrevista de Leila Pereira, presidente do Palmeiras

  • Quando o estádio vai voltar a ser do Palmeiras ?
  • O contrato do Palmeiras com a WTorre termina no fim de 2044, quando o Allianz Parque retornaria para a administração do clube. São 30 anos de validade no vínculo, que prevê a concessão do estádio para a empresa desde a reforma executada.

  • Como está a briga entre clube e construtora pelos R$ 136 milhões na Justiça?
  • O caso está em andamento na Justiça, e o Palmeiras cobra o recebimento de R$ 136 milhões da WTorre. O valor cresce ao longo dos anos e é referente ao repasse de receitas do Allianz Parque, como locação de shows, exploração de áreas em lanchonetes e estacionamentos, além de locações de cadeiras, camarotes e naming rights do estádio.

    A WTorre admite o débito, mas contesta o valor que está sendo cobrado. Afirma ser um montante menor e alega ter valores a receber do clube.

    Nas últimas atualizações do processo, o Palmeiras cobrava que a Real Arenas mostrasse judicialmente as condições de pagar o valor cobrado, mas a empresa conseguiu suspender o pedido da Justiça.

    A construtora tenta tratar o assunto na corte arbitral, como em outros temas divergentes na gestão do Allianz Parque, mas o Palmeiras discorda por entender que não há espaço para discussão no caso. Para o clube, a dívida é admitida pela WTorre por relatórios apresentados mensalmente.

    + Veja mais notícias do Palmeiras

    Mais lidas do ge

    1
    palmeiras

    Palmeiras rescinde contrato com empresa que instalou gramado sintético; entenda o que muda

    2
    futebol inglês

    Ex-Flamengo se destaca por desarmes na Inglaterra e brinca sobre De Bruyne: “Falta bater nele”

    3
    futebol internacional

    Igor Coronado encaminha rescisão com Al-Ittihad e quer jogar no futebol brasileiro

    4
    botafogo

    Após dia de reuniões, Botafogo ainda tenta convencer Luiz Henrique a jogar no clube

    5
    corinthians

    Escalação do Corinthians: time ganha dois reforços da Copinha e fecha preparação para clássico

    ?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??

    + Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

    50 vídeos


    2736 visitas - Fonte: ge

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

        

    a w Torre fala que está agindo dentro do contrato Então se realmente ela está dentro do contrato Será que o nosso verdão vai estar errado fizeram um contrato mal feito precisa ver isso aí que não é possível a empresa ter tanta força que nessa w Torres

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
    publicidade