Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (30), Mário Bittencourt, presidente do Fluminense , voltou a defender a utilização da grama natural nos estádios brasileiros e afirmou que 'todo clube que começa a jogar em gramado sintético, nos primeiros dois ou três anos, tem um resultado em casa muito diferente '.
A partir da declaração do dirigente tricolor, o Data ESPN , departamento especializado em análise estatística do Grupo Disney, checou o retrospecto esportivo de Athletico-PR , Botafogo e Palmeiras , os três clubes da elite do Campeonato Brasileiro que utilizam o tipo de grama.
Na análise, foi feito o recorte das temporadas anteriores à implementação do sintético, com o aproveitamento respectivo, e, posteriormente, a comparação do desempenho nos períodos correspondentes à utilização, conforme sinalizado por Mário Bittencourt em relação ao retrospecto.
Como o presidente do Fluminense citou um período específico de 'dois ou três anos', o recorte de tempo foi diferente para Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras. Para o Furacão, foram considerados os dois anos anteriores à troca do natural pelo sintético no período pós-Copa do Mundo (2014 e 15). Por conta disso, a análise em relação ao período de grama sintética foi igual: por dois anos.
No Rio de Janeiro, o Botafogo inaugurou o 'tapetinho' em 2023. Por conta disso, a análise foi em cima do desempenho em 2022, com grama natural, e em 2023, o primeiro ano da grama sintética. Já o Palmeiras, com grama natural desde 2020, teve três analisados: 2017, 2018 e 2019 com grama natural em comparativo com 2020, 2021 e 2022 no campo artificial.
O Athletico-PR implementou o gramado sintético em fevereiro de 2016. Antes dele, no recorte das duas temporadas anteriores, o Furacão detinha um aproveitamento de 64,6% , com 32 jogos entre 2014 e 2015, tendo vencido 18 vezes, empatado oito e perdido somente seis .
Entre 2016 e 2017, já com o sintético, o aproveitamento piorou, divergindo da fala do presidente do Fluminense. Foram 35 jogos sem a grama natural, com 15 vitórias, 11 empates e nove derrotas, com aproveitamento de 53,3% .
O Botafogo colocou o gramado sintético em 2023 e, de cara, teve desempenho espetacular. No primeiro turno do Brasileirão, o Glorioso chegou a ficar invicto em casa. Na temporada, foram 26 jogos no 'tapetinho' do Nilton Santos, com 15 vitórias, oito empates e quatro derrotas, obtendo um aproveitamento de 65,4% .
Em comparação ao mesmo período, mas anterior ao sintético, em 2022, o Alvinegro da Estrela Solitária fez 28 jogos, com 12 vitórias, quatro empates e 12 derrotas, o que totaliza um aproveitamento de 47,6% - menor que sem o sintético.
O Palmeiras atua no gramado sintético desde 2020. Analisando o recorte das três temporadas, período em que o presidente do Fluminense sinalizou com resultados esportivos distintos, entre o ano de implementação do material e 2022, o Alviverde mandou 102 jogos no Allianz Parque, com 65 vitórias, 22 empates e 15 derrotas, o que resultou num aproveitamento de 70,9% .
Anteriormente, no uso de grama natural, analisando também um período de três temporadas (2017-19), o Verdão vez 85 jogos em casa, com 74,1% de aproveitamento - 58 vitórias, 15 empates e 12 derrotas - e, assim como o Athletico-PR, possui um retrospecto em números melhor na grama natural do que no gramado sintético.
2259 visitas - Fonte: espn
porque o Fluminense não coloca nas laranjeiras grama sintética porque nem um estádio tem a exemplo do flamengo que também não tem estádio portanto primeiro construam um estádio e coloquem para que tenham também a suposta vantagem
Não adianta ter gramado sintético se não tiver um bom time! Foi o que o Palmeiras fez, manteve uma base forte e conquistou títulos importantes no Maracanã, Brasília e no Uruguai!! Força Verdão!!
Xororô de derrotados. Desculpa de quem perde. O fator principal é... "casa". Jogar em casa, contra qualquer adversário, sempre te dá mais vantagem. É a confiança da equipe, é a pressão da torcida e o fato de o adversário jogar num campo que não está acostumado. A única diferença hoje, é a desculpa pela derrota, que sempre vem com a conversa de que se fosse num gramado natural o resultado seria diferente... blá blá blá.
isso é choro de quem não tem o que dizer... todos sabem que qualquer tipo de gramado pode ser bom ou ruim, dependendo muito mais do elenco, logo, que acredita que o sintético melhora o rendimento troque seu gramado e pronto!!!