O meia Rômulo foi contratado pelo Palmeiras no início do ano após se destacar no Campeonato Paulista pelo Novorizontino. Embora tenha chegado com status de reserva imediato de Raphael Veiga, o jogador não entra em campo há 16 jogos, mesmo sendo um pedido do técnico Abel Ferreira.
Rômulo não joga desde o dia 2 de junho, quando começou como titular no jogo entre Palmeiras e Criciúma, pela 7ª rodada do Brasileirão, e foi substituído no intervalo. Desde então, o meia não atuou em nenhum dos últimos dezesseis jogos do Palmeiras e só participou de sete jogos desde que chegou ao clube.
Uma lesão na coxa direita atrapalhou a sequência e adaptação de Rômulo. Após ganhar sua primeira chance como titular, o jogador ficou afastado quase um mês, atrasando ainda mais o seu período de adaptação ao clube, que sempre foi uma das ponderações de Abel Ferreira. Ele voltou a ser relacionado no dia 11 de julho, na vitória por 3 a 1 contra o Atlético-GO.

A concorrência nos setores em que Rômulo joga também tem sido um fator complicador. Quando chegou ao Palmeiras, ele tinha como principal concorrência Jhon Jhon, mas o Alviverde contratou Maurício e Felipe Anderson, que também atuam no mesmo setor. Além disso, Rômulo pode jogar pelo lado do campo, onde a concorrência com Dudu, Estêvão e Lázaro dificultam sua vida.
Internamente, Rômulo é visto como um excelente profissional e agrada muito a comissão técnica palmeirense nos treinamentos, mas sofre pela qualidade do elenco construído pelo clube na atual temporada. A comissão técnica ressalta a necessidade de paciência e destaca o bom desempenho do jogador nos treinos.
O meio-campista Richard Ríos, também contratado após se destacar no Paulistão, teve um destino diferente, sendo utilizado em muitas partidas da temporada e se tornando uma peça fundamental para a equipe, mesmo tendo sido contratado pelo mesmo valor que Rômulo. Ríos recebeu sondagens após a Copa América, mas o Palmeiras considerou fundamental mantê-lo no elenco.

Panelinha no elenco, só joga quem faz parte da panela! por experiência, time que tem panela não ganha nada! No futebol sério, só joga quem tiver condições físicas e técnicas!! Acorda Abel!!!
colocaria o Rômulo, e nem relacionava o Gabriel Menino...por pelo menos uns 10 jogos....
logicamente ele não está bem na avaliação da comissão tecni ca só isso e se não estiver bem não vai jogar ser contratado é uma coisa agora jogar bem é outra e o Abel está vendo os treinamentos todos os dias
Rômulo no Palmeiras não joga porque o técnico não deixa.
Existe uma panela contra Rimy no Palmeiras
Eu não sou o técnico, mas não entendo o Abel às vezes, colocar o Gabriel Menino no jogo e não dar chance pro Rômulo, o Menino não serve nem pra carregar as chuteiras do Rômulo.
Esse ninjaverde deve ser o Facincani disfarçado. Sempre criticando.
Não joga porque tem panela falar que a concorrência é de peso e piada só tem perna de pau sem vontade