O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, enviou, na noite desta quinta-feira (20), um ofício à Conmebol reafirmando que discorda veementemente da punição dada pela entidade sul-americana ao Cerro Porteño pelo caso de racismo envolvendo o atacante Luighi, do Palmeiras, na CONMEBOL Libertadores sub-20. Em resposta ao convite enviado pela Conmebol para uma reunião de combate a discriminação, o dirigente cobrou protocolo Fifa ao caso e fez questão de criticar as medidas disciplinares tomadas pela confederação sul-americana.
"A CBF discorda veementemente da atuação da CONMEBOL nos casos de racismos e muito menos que a entidade esteja em conformidade com as medidas mais rigorosas implementadas nas mais importantes Ligas, Confederações e FIFA, uma vez que não somente não foi adotado o Protocolo Anti-Racismo determinado pela FIFA na partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, válida pela CONMEBOL Libertadores Sub20, na qual os atletas brasileiros Luighi e Figueiredo foram vítimas do crime de racismo, como também foi aplicada uma sanção inócua, ineficaz e insuficiente diante da gravidade do evento, dos danos irreparáveis causados aos atletas e a reincidência do clube paraguaio", diz o ofício.
"Diante deste fato, é importante ressaltar que a CBF, no exercício de suas prerrogativas enquanto associação membro filiada, fez uma denúncia a unidade disciplinar da CONMEBOL, na qual requereu a exclusão do clube na supracitada competição, bem como a identificação e detenção do autor do crime. A CONMEBOL, porém, omitiu-se, o que ensejou a comunicação do fato em tela a FIFA, solicitando o acompanhamento do caso a fim de garantir a aplicação do seu protocolo antirracismo global", afirmou o mandatário
No documento, ao qual a ESPN teve acesso, Ednaldo alega que não sabia do teor da carta assinada pela CBF em conjunto com outras nove confederações sul-americanas. Segundo apurou a reportagem, porém, o presidente foi avisado pelo seu gabinete sobre a convocação para a reunião, concordou e deixou que tal documento fosse de fato assinado. "Importante ressaltar, a CBF, como primeira Associação Membro da FIFA a prever perda de pontos e punições esportivas para os casos de racismo, reafirma seu compromisso irrenunciável no combate a esse mal que assola e devasta o futebol mundial e sociedade, reforçando pela 4ª (quarta) vez a proposta consistente na alteração do Estatuto e/ou do Código Disciplinar da CONMEBOL, de modo a estabelecer sanções mais enérgicas, dentro e fora de campo, garantindo a efetividade no combate ao racismo, tal como foi feito no Regulamento Geral de Competições da CBF", diz outro trecho do ofício.
Confira o ofício na íntegra enviado pela CBF à Conmebol: Estimado Presidente, 1. Cumprimentando-o respeitosamente, servimo-nos do presente para esclarecer ofício em epígrafe, que solicitou a confirmação das Associações Membros para a realização de uma reunião de debate acerca do combate ao racismo, discriminação e violência no futebol. 2. Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que assinatura da Confederação Brasileira de Futebol no documento em anexo, foi concebida pela Assessoria do Gabinete da Presidência da CBF, uma vez que o Presidente Ednaldo Rodrigues Gomes está acompanhado a seleção brasileira principal, durante a partida válida pela Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026, a ser disputada em Brasília-DF. 3. Desse modo, apesar da concordância e confirmação de presença na reunião do dia 27 de março, ressalte-se que o conteúdo do ofício não era de conhecimento do Presidente Ednaldo Rodrigues Gomes, o que enseja, após a ciência e detida análise do documento, breves, porém extremamente necessárias, considerações acerca do teor do texto elaborado pela Conmebol. 4. A CBF discorda veementemente da atuação da CONMEBOL nos casos de racismos e muito menos que a entidade esteja em conformidade com as medidas mais rigorosas implementadas nas mais importantes Ligas, Confederações e FIFA, uma vez que não somente não foi adotado o Protocolo Anti-Racismo determinado pela FIFA na partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, válida pela CONMEBOL Libertadores Sub20, na qual os atletas brasileiros Luighi e Figueiredo foram vítimas do crime de racismo, como também foi aplicada uma sanção inócua, ineficaz e insuficiente diante da gravidade do evento, dos danos irreparáveis causados aos atletas e a reincidência do clube paraguaio.
5. Diante deste fato, é importante ressaltar que a CBF, no exercício de suas prerrogativas enquanto associação membro filiada, fez uma denúncia a unidade disciplinar da CONMEBOL, na qual requereu a exclusão do clube na supracitada competição, bem como a identificação e detenção do autor do crime. A CONMEBOL, porém, omitiu-se, o que ensejou a comunicação do fato em tela a FIFA, solicitando o acompanhamento do caso a fim de garantir a aplicação do seu protocolo antirracismo global.
6. Importante ressaltar, a CBF, como primeira Associação Membro da FIFA a prever perda de pontos e punições esportivas para os casos de racismo, reafirma seu compromisso irrenunciável no combate a esse mal que assola e devasta o futebol mundial e sociedade, reforçando pela 4ª (quarta) vez a proposta consistente na alteração do Estatuto e/ou do Código Disciplinar da CONMEBOL, de modo a estabelecer sanções mais enérgicas, dentro e fora de campo, garantindo a efetividade no combate ao racismo, tal como foi feito no Regulamento Geral de Competições da CBF.
7. Em arremate, a CBF espera que a CONMEBOL adote o protocolo antirracismo global da FIFA em suas competições, Libertadores e Sudamericana, aplicando punições contundentes na eventualidade de novos crimes de racismo acontecerem. 8. Sendo o que nos cabia para o momento, renovamos nossos votos de elevada estima e consideração.
582 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
Últimas notícias
-
20/4/2025
-
Baixe o aplicativo do Verdão Web para Android!
- 16:31: Lucas Evangelista é liberado e viaja com Palmeiras para enfrentar Fortaleza. (0)
- 15:51: Abel Ferreira opta por poupar Paulinho em jogo do Palmeiras contra Fortaleza. (0)
- 14:31: O CLIMA ESQUENTOU NA VÉSPERA DO CONFRONTO! Previsões, dúvidas e invencibilidade apimentam o duelo entre Fortaleza e Verdão! (2)
- 14:11: CRISE EXPLODE NO ADVERSÁRIO DO VERDÃO! Clube vive turbulência às vésperas do Mundial e preocupa torcida! (0)
- 13:11: MISTÉRIO NA ESCALAÇÃO DO VERDÃO AGITA A TORCIDA! Decisão importante nos bastidores antes do duelo contra o Fortaleza! (0)
- 11:11: Flaco López recebe sondagens de saída do Palmeiras, mas clube aguarda oferta oficial. (0)
- 08:51: VIROU CHACOTA! Memphis Depay relembra saída de bola inusitada contra o Palmeiras: -riram de mim (2)
- 08:31: Palmeiras busca quebrar sequência negativa contra o Fortaleza no Brasileirão. (0)
- 08:31: Regra de estrangeiros impacta timing ideal do Palmeiras na temporada de 2025 (0)
- 08:31: Palmeiras mantém invencibilidade e alcança melhor sequência de vitórias na temporada (0)
- 07:31: Próximo adversário do Palmeiras enfrenta sequência irregular antes do confronto no Brasileiro. (0)
- 06:51: Palpite para o confronto entre Fortaleza e Palmeiras no Brasileirão 2025. (2)
- 06:51: Palpite para o jogo entre Palmeiras e Bahia pelo Campeonato Brasileiro Feminino (0)
- 06:11: PROVÁVEL ESCALAÇÃO do Palmeiras: Fortaleza x Palmeiras hoje!! (0)
- 05:31: PRÓXIMO DUELO! Fortaleza vs Palmeiras: onde assistir (0)
- 01:11: CANDIDATO AO TÍTULO? Flávio Prado analisa plantel de Abel Ferreira no Palmeiras (0)
-
19/4/2025
- 20:10: Confronto entre Fortaleza e Palmeiras: informações e prováveis escalações do Brasileirão. (0)
- 19:10: VAI PRA SELEÇÃO? Milton Neves reforça pedido por Abel Ferreira na seleção após vitórias do Palmeiras (1)
- 18:50: Palmeiras recebe reforço importante para enfrentar Fortaleza no Brasileirão (1)
- 18:10: ELOGIADO! Ídolo do Palmeiras rasga elogios a Weverton em programa nacional (0)
- 16:30: Fortaleza x Palmeiras: Onde assistir e prováveis escalações (0)
- 16:10: DE SAÍDA? Palmeiras aceita negociar Flaco López com o River Plate por valor astronômico (2)
- 15:30: Palmeiras recupera solidez tática e destaque de reforço milionário no elenco. (0)
- 15:30: Dorosa recuperação: Mauricio retorna ao Palmeiras após dois meses lesionado. (0)
- 15:30: Palmeiras sedia torneio feminino inédito no Brasil com grande expectativa de público. (0)
- 14:30: FIM DE JOGO! Palmeiras sub-15 e sub-17 vencem Atlético Mogi no Paulista com autoridade (0)
- 14:10: Preparação final do Palmeiras com treino tático antes de encarar Fortaleza. (1)
- 14:10: Treino do Palmeiras para aprimoramento técnico e tático visando próximos desafios. (0)
- 12:50: Transição física de Zé Rafael no Santos pode antecipar estreia do ex-Palmeiras. (1)
- 11:30: PALMEIRAS SEGUE SE REFORÇANDO! Movimentação nos bastidores pode agitar o elenco alviverde! (3)
- 11:30: PAULINHO SEGUE SENDO MISTÉRIO NO VERDÃO! Movimentação nos bastidores intriga a torcida palmeirense! (1)
- 10:10: MOVIMENTAÇÃO PESADA NOS BASTIDORES! Negociações agitadas colocam dois gigantes do futebol brasileiro em rota de colisão no mercado! (1)
- 09:10: Fortaleza e Palmeiras com vantagem dos mandantes em confronto decisivo. (0)
- 07:10: TÉCNICOS EM FOCO NO BRASILEIRÃO! Fortaleza e Palmeiras prometem duelo quente entre dois dos comandantes mais respeitados do país! (0)
- 06:10: Palmeiras busca quebrar tabu contra Fortaleza no Castelão com série invicta como visitante (0)
- 05:30: FORTES EMOÇÕES NA ARENA CASTELÃO! O duelo promete intensidade e pode mexer com a parte de cima da tabela! (1)
- 04:50: PALMEIRAS FAZ OS ÚLTIMOS AJUSTES! Expectativa alta para mais um desafio longe de casa no Brasileirão! (0)