A melhor sequência do Palmeiras na temporada, com cinco vitórias seguidas, veio acompanhada da mudança de esquema implementada por Abel Ferreira. A partir dela, o time recuperou a solidez que o marcou nos últimos anos. A ideia do técnico foi escalar um trio de zagueiros (Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Micael ou Murilo), a fim de melhorar a construção do jogo a partir da defesa. Sem bola, os defensores ganham o apoio de Piquerez para se posicionar em uma linha com quatro jogadores. Na atual série de cinco vitórias seguidas, o Palmeiras entrou em campo dessa forma. Nos três últimos jogos (contra Cerro Porteño, Corinthians e Internacional), não foi vazado.
E viu mais um jogador começar a recuperar espaço: Giay. Contratado ano passado do San Lorenzo, da Argentina, o lateral-direito de 21 anos foi uma aposta alta, pois custou cerca de R$ 40 milhões. O início, contudo, foi complicado. Neste início de ano, o camisa 4 chegou a ser a terceira opção no setor, atrás de Marcos Rocha e Mayke, mas os dois experientes atletas estão no departamento médico. Veio, então, a oportunidade para o argentino no novo esquema.
Com o atual esquema, Felipe Anderson faz o papel de ala pelo lado direito, e desta forma nem Giay nem Fuchs têm a obrigação de chegar à linha de fundo adversária. A depender da movimentação rival, o camisa 7 ainda baixa defensivamente para colaborar na marcação. No Beira-Rio, o argentino terminou como o jogador do Verdão com mais passes certos (34), mais desarmes (4), ainda cometeu três faltas, sofreu outras duas, tentou uma finalização e deu um drible.
Apesar do bom desempenho, ainda não é certo que Giay ganhou uma vaga entre os titulares. É, porém, um momento de crescimento do jogador, às vésperas do aumento da disputa no setor. Além de Bruno Fuchs, que vem sendo o titular, Marcos Rocha aguarda a recuperação de um edema na panturrilha para voltar a jogar. Mayke, com lesão na coxa esquerda, deve levar mais tempo para retornar. A princípio, Abel Ferreira terá Fuchs e Giay para a posição no jogo deste domingo, quando o Palmeiras visita o Fortaleza, às 18h30 (de Brasília), no Castelão.