A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1), uma série de reformas significativas no calendário do futebol nacional. Essas mudanças incluem novas datas para o Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil, além de uma revisão no número de jogos dos campeonatos estaduais. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, expressou apoio a essas alterações, afirmando que "soluções difíceis exigem decisões difíceis".
As medidas, que entrarão em vigor no próximo ano e estão previstas para se manter até 2029, visam reduzir a carga excessiva de jogos. Além disso, a temporada de 2026 incluirá a realização da Copa do Mundo, que ocorrerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho, período em que não haverá disputas de jogos oficiais.
Entre as mudanças anunciadas, destaca-se a redução dos campeonatos estaduais para 11 datas, que se aplica também ao Campeonato Paulista. Leila Pereira ressaltou a importância dessas medidas para promover um calendário que respeite a integridade dos atletas e valorize o futebol brasileiro em suas diversas particularidades. As datas dos torneios foram definidas da seguinte forma:
- Estaduais: de 11 de janeiro a 8 de março (11 datas)
- Copa do Brasil: de 18 de fevereiro a 6 de dezembro, com o aumento do número de clubes participantes de 92 para 126. Na quarta fase, será implementado o formato de jogo único, com todos os clubes da Série A entrando na quinta fase em jogos de ida e volta. A final será realizada em um único jogo, encerrando o calendário do futebol brasileiro.
- Brasileirão - Série A: de 28 de janeiro a 2 de dezembro, mantendo a mesma fórmula, mas com a competição sendo disputada ao longo do ano.
- Série B: de 21 de março a 28 de novembro, mantendo a mesma fórmula de disputa.
- Série C: de 5 de abril a 25 de outubro, com a manutenção do mesmo formato, porém em 2026 com 20 clubes e apenas dois rebaixados. Em 2027, o formato permanecerá, mas passará a contar com 24 clubes, sendo dois rebaixados e seis promovidos da Série D. Em 2028, haverá uma mudança de formato, com 28 clubes divididos em dois grupos de 14, e seis rebaixados.
- Série D: de 5 de abril a 13 de setembro, com um aumento de participantes, passando de 64 para 96 clubes, garantido um mínimo de dez partidas para cada um deles, e os finalistas podendo jogar até 22 jogos.
- Copa do Nordeste: de 25 de março a 7 de junho, aumentando de 16 para 20 clubes.
- Copa Verde: de 25 de março a 7 de junho, mantendo o número de 24 clubes, com divisão entre a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste.
- Copa Sul-Sudeste: de 25 de março a 7 de junho, sendo uma nova competição com 12 clubes, com a proposta de ao menos seis jogos para cada participante.
Vale ressaltar que os clubes que participam de competições da Conmebol não irão disputar os campeonatos regionais.
744 visitas - Fonte: lance
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Giay entra na lista de dispensa do Palmeiras e vira desejo de torcedores do Cruzeiro
Palmeiras avalia saída de Allan em 2026, mas recusa proposta de 100 milhões de euros
Palmeiras inicia reconstrução para 2025 e avalia saídas após temporada sem títulos
Volante de saída? Palmeiras tenta vender Emiliano Martinez a rival por milhões
LISTA DE REFORÇOS: Palmeiras revisa planejamento após 2025 frustrante e mira jogadores para 2026
BOMBA: Zagueiro da Seleção é oferecido ao Palmeiras após perder espaço no PSG
Ex joia de rival no Verdão? Palmeiras tenta a contratação de Beraldo que quer sair do PSG
Reformulação para 2026? Palmeiras prepara barca de saídas de ídolos e craques!
Concordo plenamente, amigo Jesus!!
A Leila Pereira depois que saisse do PALMEIRAS GIGANTE bem que podia concorrer a eleição para presidente da C.B.F aí sim o futebol mudaria de patamar