A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1), uma série de reformas significativas no calendário do futebol nacional. Essas mudanças incluem novas datas para o Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil, além de uma revisão no número de jogos dos campeonatos estaduais. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, expressou apoio a essas alterações, afirmando que "soluções difíceis exigem decisões difíceis".
As medidas, que entrarão em vigor no próximo ano e estão previstas para se manter até 2029, visam reduzir a carga excessiva de jogos. Além disso, a temporada de 2026 incluirá a realização da Copa do Mundo, que ocorrerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho, período em que não haverá disputas de jogos oficiais.
Entre as mudanças anunciadas, destaca-se a redução dos campeonatos estaduais para 11 datas, que se aplica também ao Campeonato Paulista. Leila Pereira ressaltou a importância dessas medidas para promover um calendário que respeite a integridade dos atletas e valorize o futebol brasileiro em suas diversas particularidades. As datas dos torneios foram definidas da seguinte forma:
- Estaduais: de 11 de janeiro a 8 de março (11 datas)
- Copa do Brasil: de 18 de fevereiro a 6 de dezembro, com o aumento do número de clubes participantes de 92 para 126. Na quarta fase, será implementado o formato de jogo único, com todos os clubes da Série A entrando na quinta fase em jogos de ida e volta. A final será realizada em um único jogo, encerrando o calendário do futebol brasileiro.
- Brasileirão - Série A: de 28 de janeiro a 2 de dezembro, mantendo a mesma fórmula, mas com a competição sendo disputada ao longo do ano.
- Série B: de 21 de março a 28 de novembro, mantendo a mesma fórmula de disputa.
- Série C: de 5 de abril a 25 de outubro, com a manutenção do mesmo formato, porém em 2026 com 20 clubes e apenas dois rebaixados. Em 2027, o formato permanecerá, mas passará a contar com 24 clubes, sendo dois rebaixados e seis promovidos da Série D. Em 2028, haverá uma mudança de formato, com 28 clubes divididos em dois grupos de 14, e seis rebaixados.
- Série D: de 5 de abril a 13 de setembro, com um aumento de participantes, passando de 64 para 96 clubes, garantido um mínimo de dez partidas para cada um deles, e os finalistas podendo jogar até 22 jogos.
- Copa do Nordeste: de 25 de março a 7 de junho, aumentando de 16 para 20 clubes.
- Copa Verde: de 25 de março a 7 de junho, mantendo o número de 24 clubes, com divisão entre a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste.
- Copa Sul-Sudeste: de 25 de março a 7 de junho, sendo uma nova competição com 12 clubes, com a proposta de ao menos seis jogos para cada participante.
Vale ressaltar que os clubes que participam de competições da Conmebol não irão disputar os campeonatos regionais.
762 visitas - Fonte: lance
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
Concordo plenamente, amigo Jesus!!
A Leila Pereira depois que saisse do PALMEIRAS GIGANTE bem que podia concorrer a eleição para presidente da C.B.F aí sim o futebol mudaria de patamar