O Brasileirão 2025 segue com mudanças intensas na briga pelo título e pelas vagas no G-6. A vitória do Palmeiras sobre o Vasco mexeu com os números e elevou as chances da equipe de Abel Ferreira ser campeã de 37,82% para 45,45%. Já o Flamengo, que não saiu do zero contra o Cruzeiro, viu sua probabilidade cair de 48,90% para 41,34%.
Apesar do tropeço, o Rubro-Negro segue na liderança, com três pontos de vantagem sobre o Verdão. O cenário, porém, pode mudar já na próxima rodada. Se o Palmeiras vencer o clássico contra o São Paulo e o Flamengo perder para o Bahia, a ponta da tabela pode mudar de mãos.
Na cola, o Cruzeiro manteve praticamente estáveis suas chances, passando de 12,42% para 12,54%, e aposta em um triunfo sobre o Sport para seguir vivo na disputa.
Os percentuais são calculados a partir de modelos estatísticos desenvolvidos pelo economista Bruno Imaizumi, que analisou mais de 4.800 jogos desde 2013, levando em conta características ofensivas, defensivas e qualidade das finalizações.
Na luta contra o rebaixamento, o Vitória ganhou fôlego ao bater o Ceará, subindo de 12,42% para 21,43% nas chances de permanência. Já o Fortaleza se complicou após perder em casa para o São Paulo, caindo para 14,95%.
Pelo G-6, a disputa segue pegando fogo. Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro já têm mais de 99% de chance de vaga na Libertadores. Botafogo, Mirassol, Bahia, São Paulo e Fluminense seguem na corrida. O Botafogo, por exemplo, após bater o Bahia, saltou para 87,78% de chance de G-6 e 47,26% para o G-4.
O Brasileirão está mais vivo do que nunca — e cada rodada pode redefinir quem fica no topo e quem sofre na parte de baixo da tabela.
915 visitas - Fonte: ge