O recente confronto entre São Paulo e Palmeiras, realizado no último domingo (5), gerou uma série de polêmicas que prometem perdurar por um bom tempo. Apesar dos cinco gols e da impressionante virada do Palmeiras, agora líder do Brasileirão, o foco recaiu sobre a arbitragem de Ramon Abatti Abel. Seu desempenho foi amplamente contestado, com erros em momentos cruciais tão evidentes que a CBF decidiu afastá-lo poucas horas após o clássico.
Embora o episódio recente pareça o estopim de uma crise na arbitragem, as contestações envolvendo os juízes em duelos entre São Paulo e Palmeiras não são novidade. Desde 2021, uma série de lances controversos geraram reclamações de ambas as partes. Vamos revisitar essa linha do tempo de erros e acertos.
Um dos episódios mais marcantes ocorreu em 2021, quando o São Paulo deixou o Morumbi indignado com a atuação de Luiz Flávio de Oliveira. O primeiro ato de discórdia foi um pênalti marcado em Marquinhos após um empurrão de Gustavo Gómez, que foi revisto e anulado pelo árbitro após consultar o VAR. Logo em seguida, um lance ainda mais polêmico: um gol contra de Gustavo Gómez foi anulado, sob a justificativa de que Miranda estava em posição irregular, apesar da revolta dos são-paulinos, que ainda viram Emiliano Rigoni ser expulso após a consulta.
No primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de 2022, o São Paulo abriu o placar com um pênalti controverso marcado em Marcos Rocha. Embora a bola tenha tocado seu braço, a defesa palmeirense argumentou que seus braços estavam junto ao corpo, o que deveria anular a penalidade. O São Paulo venceu por 3 a 1, mas a reclamação ficou no ar.
Outro lance que ainda gera repercussão ocorreu na Copa do Brasil de 2022. O Palmeiras estava dominando o jogo contra o São Paulo até que um pênalti foi marcado a favor do Tricolor, após uma falta de Calleri. A análise de VAR, que não revisitou a possível posição de impedimento de Calleri, levantou questões que a CBF admitiu não ter avaliado corretamente, mas que perdeu força após o jogo.
Em 2023, mais uma vez, o duelo entre os rivais trouxe à tona a insatisfação são-paulina. Um gol de Calleri foi anulado por uma falta de Diego Costa, que, na visão do árbitro, teria bloqueado a ação de Zé Rafael. Apesar da consulta ao VAR, a decisão de anular o gol foi mantida, gerando nova onda de descontentamento.
Em 2024, a rivalidade começou a esquentar novamente, com polêmicas envolvendo cartões amarelos e penais não marcados. No primeiro gol do São Paulo, Ricardo Ríos recebeu apenas um cartão amarelo após uma violenta entrada, enquanto no mesmo jogo um pênalti a favor do Palmeiras, cometida por Rafael em Murilo, também despertou discussões acaloradas.
Na semifinal do Paulista de 2025, um pênalti marcado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza em cima de Vitor Roque gerou polêmica, especialmente após a Federação Paulista admitir a falha de arbitragem. O jogo continuou a apresentar erros, com novos lances não analisados corretamente pelo VAR e reclamações de ambos os lados sobre decisões não tomadas que impactaram o resultado.
Por fim, neste ano, o confronto de 2025 trouxe à tona um pênalti não marcado em Tapia após ser atingido por Allan, além das constantes reclamações dos dois lados sobre faltas não sancionadas e expulsões. O clima entre as torcidas e as direções dos clubes é tenso, e a necessidade de uma revisão clara na arbitragem se torna cada vez mais urgente.
660 visitas - Fonte: espn
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
Últimas notícias
-
10/11/2025
-
Baixe o aplicativo do Verdão Web para Android!
- 09:02: Abel Ferreira não se intimida e contesta alarmante estatística que ameaça título no Palmeiras (0)
- 09:02: Vojvoda clama por união em jogo decisivo: "A torcida do Santos precisa apoiar na Vila" (0)
- 08:23: Palmeiras enfrenta desafio na semana livre, lidando com baixas antes de clássico decisivo (0)
- 08:23: Vitor Roque brilha com gol de bicicleta, mas Palmeiras decepciona em jogo oscilante (0)
- 08:23: Palmeiras desafia adversários na luta contra o Z-4, buscando retomar fôlego no Brasileirão (0)
- 07:22: Palmeiras tropeça novamente contra adversários do G6, mas Abel minimiza preocupações com desempenho (0)
- 07:02: Palmeiras e Flamengo se enfrentam em duelo decisivo, enquanto 33ª rodada define título do Brasileirão (0)
- 07:02: Filipe Luís dispara: pressão no Flamengo é maior na briga pelo título contra o Palmeiras (0)
- 06:22: Palmeiras, sem inspiração, sofre derrota justa para o Mirassol em partida desapontadora (1)
- 06:02: Palmeiras perde para o Mirassol e Richarlyson critica falha de Carlos Miguel (3)
- 06:02: Torcida do Palmeiras critica desempenho de Murilo após revés para o Mirassol e gera alerta nos bastidores (0)
- 05:22: Palmeiras sucumbe ao Mirassol e jogadores recebem notas abaixo da crítica na partida decisiva (3)
- 04:42: Desfalques e erros: Palmeiras desafia desafios em "final antecipada" no Brasileirão (0)
- 04:22: Palmeiras abre portões e promete casa cheia em clássico contra o Corinthians no Paulistão Feminino (0)
- 04:22: Palmeiras se despede da gordura na tabela: derrota traz urgência e elimina margem para erros (1)
- 03:22: Mirassol se impõe com superioridade e desafia esquema de Abel Ferreira no torneio estadual (1)
- 03:22: Palmeiras é superado pelo Mirassol e Andreas Pereira tem noite sem brilho em campo (2)
- 03:10: Gómez admite deficiência física do Palmeiras e dispara: "Líder não pode sofrer gols assim (0)
- 03:10: Torcedores do Palmeiras reagem com indignação à atuação de titular após vexame contra Mirassol (2)
- 03:09: Abel contesta postura do Palmeiras e desconsidera desempenho fraco contra clubes do G6 (1)
- 03:09: Palmeiras decepciona com derrota para o Mirassol e vê Flamengo pressionar na luta pelo título (0)
- 03:09: Palmeiras decepciona em derrota após gol relâmpago; Gómez admite: "Não fizemos um bom jogo (1)
- 03:09: Abel elogia Mirassol, critica convocações da seleção e dispara: "Quem paga somos nós" (1)
- 03:09: Andreas Pereira fora do clássico: Palmeiras sente impacto e já busca alternativas contra o Santos (0)
- 03:09: Andreas leva terceiro amarelo e Palmeiras já teme desfalques em clássico contra o Santos (0)
- 03:09: Palmeiras enfrenta crise no meio-campo: mais um titular se despede no clássico contra o Santos (0)
- 03:09: Mirassol desafia Palmeiras e encerra sequência invicta, mudando cenário da liderança na tabela (0)
- 03:09: Palmeiras desperdiça vitória contra o Mirassol e vê liderança encolher no campeonato (0)
- 03:09: Abel critica desempenho do Palmeiras e reconhece: Mirassol foi superior em campo em todos os aspectos (0)
- 03:09: Gómez critica desfalques e desempenho do Palmeiras: "Fica difícil competir com a equipe fisicamente abaixo" (0)
- 03:09: Flamengo desafia Palmeiras e sobe para 39% de chances de título no Campeonato Brasileiro (0)
- 03:09: Palmeiras, melhor visitante do Brasileirão, desafia Mirassol em busca da vitória fora de casa (0)
- 03:09: Estêvão, ex-Palmeiras, ganha respaldo no Chelsea; Maresca afirma: "será titular em breve" (0)
- 03:09: Carlos Miguel sofre gol do Mirassol e encerra jejum de 4 partidas sem gols sofridos (0)
- 03:09: Mirassol desafia o Palmeiras em duelo decisivo pelo Brasileirão; equipe busca a vitória em casa (0)
- 03:09: Palmeiras oscila em campo, e Gómez admite: "Não fizemos um bom jogo" contra o Mirassol (0)
- 03:09: Vitor Roque brilha e iguala placar emocionante entre Palmeiras e Mirassol com golaço de bicicleta (0)
- 03:09: Mirassol desafia Palmeiras, líder do campeonato, e reacende a briga pelo título com vitória emocionante (0)
- 03:09: Gustavo Gómez desabafa após derrota do Palmeiras; Galvão reage: "Me impressiona" (0)
- 03:09: Mirassol desafia Palmeiras com gol relâmpago e golaço de bicicleta de Vitor Roque no título em disputa (0)
-
9/11/2025
- 22:41: Mirassol x Palmeiras: melhores momentos (0)
- 22:39: FIM DE JOGO! Palmeiras tropeça contra o Mirassol fora de casa (0)
- 22:27: OLHO NA TABELA! Palmeiras se complica na disputa pelo título após derrota; Confira! (5)
- 21:44: Nadine Bastos analisa polêmica em Mirassol x Palmeiras e provoca: "Chama atenção nas arquibancadas (3)
- 21:44: Golaço de Vitor Roque em Mirassol x Palmeiras impressiona torcedores: "Vou tatuar!" (0)
- 21:44: De saída! Palmeiras decide não renovar com Marcelo Lomba e inicia renovação do elenco (2)
- 21:04: Gol do ex-Flamengo agita torcida em Mirassol: vitória crucial sobre o Palmeiras a um passo! (0)
- 21:03: GOLAÇOOOOO! VITOR ROQUE FAZ UMA PINTURA DE BICICLETA! 1 A 0 PRO PALMEIRAS! (3)
- 20:44: Messi se interessa pelo Palmeiras em papo com Flaco López durante convocação da Argentina (0)
- 20:24: Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Paulista Feminino; confira escalações e onde assistir ao duelo (0)
- 20:04: Palmeiras reage com congratulações a Lando Norris após sua emocionante vitória no GP de São Paulo (1)
- 19:45: Palmeiras tenta quebrar invencibilidade do Mirassol e ampliar liderança no Brasileirão (0)
- 19:45: Palmeiras dá resposta contundente e Abel promete força máxima contra o Mirassol em duelo decisivo (0)
- 19:45: Allan assume a titularidade e Palmeiras se prepara para duelo decisivo contra o Mirassol (0)
- 19:45: Mirassol e Palmeiras se enfrentam hoje; veja onde assistir e as escalações confirmadas! (1)
- 19:37: ESCALADOS! Confira a escalação do Palmeiras para o jogo de hoje! (4)
- 19:04: Palmeiras desafia Mirassol em busca da liderança isolada do Brasileirão em duelo decisivo (2)
- 18:44: Palmeiras desafia tabu histórico, em busca de vencer Mirassol e revidar contra o G4 no Brasileirão (0)
- 17:24: Presença ilustre! Flaco López e Giay curtem o GP de Interlagos antes de jogo do Palmeiras (2)
- 17:24: Palmeiras se une a Lando Norris, campeão do GP do Brasil, em ação promocional impactante (0)
- 15:04: Com elenco pendurado, Palmeiras busca manter ponta contra o Mirassol (2)
- 14:44: Allan tem nova chance de brilhar em Mirassol, enquanto Palmeiras foca na final contra Flamengo (0)
- 14:24: Mirassol x Palmeiras: Prognóstico de Milton Neves aponta vitória certa para o Verdão (1)
- 13:43: Palmeiras reage nos minutos finais e conquista sua sétima taça do Paulista Sub-13 ao superar rival São Paulo (0)
- 13:04: MAGIA BRASILEIRA EM LONDRES! Estêvão muda jogo, encanta torcida e ganha elogios do professor (0)
- 11:04: Abel Ferreira pode surpreender e sacar Emiliano Martínez, com Aníbal retornando contra o Mirassol (0)
- 10:04: NOVA JOIA DO VERDÃO! Allan Elias volta a Mirassol em grande fase e vira peça-chave de Abel Ferreira (0)
- 10:04: José Aldo, ícone do MMA, atinge sucesso e liga Palmeiras a reafirmação da base no Mirassol (0)
- 09:44: BOCA JUNIORS DE OLHO! Facundo Torres pode deixar o Palmeiras após a temporada? (0)
- 09:03: Mauro Beting elogia Abel Ferreira e afirma: "Palmeiras vive o melhor futebol em cinco anos (1)
- 08:44: Aníbal Moreno de volta, Palmeiras finaliza treinos e parte em busca de vitória contra Mirassol (3)
- 08:44: Palmeiras confirma a contratação do zagueiro Koné, da Costa do Marfim, para reforçar sua base (1)
- 08:44: Palmeiras enfrenta desfalques importantes na Data FIFA com convocação de Gómez e Sosa (0)
- 08:44: Palmeiras registra recorde de promessas da base no profissional, desafiando a pandemia (0)
- 08:03: São Paulo x Palmeiras: Ramón Abatti Abel deixa campo em meio a forte segurança após incidentes na Série B (0)
- 07:23: Vidente antecipa clima tenso em Palmeiras x Mirassol e alerta: Cuidado com o início do jogo” (1)
- 07:04: Palmeiras ainda busca a primeira vitória contra o G-4 do Brasileiro e pressiona por resposta imediata (0)
- 06:24: Palmeiras desafia Mirassol em busca de quinto jogo consecutivo sem sofrer gols na temporada (0)
- 06:24: Palmeiras reage e cobra posicionamento de árbitro após polêmica em jogo decisivo contra o rival (0)
- 05:23: Palmeiras busca manter domínio: apenas uma derrota para o Mirassol fora de casa na história! (0)
- 03:04: PROBLEMAS NA ESCALAÇÃO? Mirassol desafia o líder Palmeiras em duelo decisivo com desfalques (1)


Cicinho aposta no Flamengo e provoca: Palmeiras tem time, mas falta um craque
Palmeiras x Mirassol; veja onde assistir!
Vidente antecipa clima tenso em Palmeiras x Mirassol e alerta: Cuidado com o início do jogo”
GOLAÇOOOOO! VITOR ROQUE FAZ UMA PINTURA DE BICICLETA! 1 A 0 PRO PALMEIRAS!
Torcedores do Barcelona se revoltam com Vitor Roque no Palmeiras: Como deixaram ele sair?
Carlos Miguel vive boa fase no Palmeiras e destaca sequência sem levar gols
ALFINETOU? Abel rebate Crespo e diz que Palmeiras cresceu com base e trabalho, não com dinheiro
Inacreditável! Estrela do Chelsea apostou contra o Palmeiras e viu virada épica de 4 a 0 na Libertadores
PROBLEMAS NA ESCALAÇÃO? Mirassol desafia o líder Palmeiras em duelo decisivo com desfalques
GOOOOOOOOOOOOOL! VITOR ROQUE ABRE O PLACAR NO CLÁSSICO