O recente anúncio da saída de Enzo Maresca, logo no primeiro dia do ano, aumentou ainda mais a impressionante estatística de mudanças de técnicos no Chelsea. Independentemente do proprietário, o clube de Londres tem se acostumado a trocar de comando de forma frequente. Desde os tempos do russo Roman Abramovich até a nova era sob Todd Boehly, empresário americano e dono da BlueCo, o Chelsea se distanciou dos principais times da Inglaterra, adotando um padrão mais semelhante ao do futebol brasileiro.
Com a saída de Maresca, o Chelsea passou a ter seu sexto técnico desde 2020. Considerando um prazo mais extenso, nos últimos dez anos o número de trocas chega a oito. Se olharmos para o século XXI, o total se eleva para 19 mudanças de treinadores desde janeiro de 2001.
Esse cenário coloca o Chelsea em uma posição desfavorável quando comparado a seus principais rivais. O Arsenal, por exemplo, teve apenas três técnicos ao longo do século: Arsene Wenger, Unai Emery e Mikel Arteta. O Manchester United, por sua vez, conta com um número relativamente maior de trocas, porém ainda consideravelmente menor que o Chelsea: desde a saída de Alex Ferguson em 2013, passaram pela equipe: David Moyes, Louis van Gaal, José Mourinho, Ole Gunnar Solskjaer, Ralf Rangnick, Erik ten Hag e Ruben Amorim.
Seguindo o exemplo dos clubes mais bem-sucedidos nos últimos anos, o Liverpool teve apenas sete técnicos ao longo do século XXI, dos quais dois foram contratados nos últimos dez anos: Jürgen Klopp e Arne Slot. Esse período é contemporâneo ao trabalho de Pep Guardiola no Manchester City, que iniciou em julho de 2016.
A situação se torna um pouco mais amigável para o Chelsea quando se fala do contexto brasileiro. O Palmeiras, por exemplo, manteve Abel Ferreira desde novembro de 2020, enquanto que o Chelsea já trocou de técnico várias vezes nesse intervalo. Desde então, Frank Lampard (duas passagens), Thomas Tuchel, Graham Potter, Mauricio Pochettino e Enzo Maresca, além do interino Bruno Saltor Grau, também treinaram a equipe. O próximo comandante que assumir o Chelsea será o sexto diferente em menos de seis anos.
Em comparação, clubes como Flamengo e São Paulo também trocaram de técnico sete vezes no mesmo período. O Fluminense e o Internacional tiveram oito trocas, enquanto o Grêmio contabiliza nove. O Atlético-MG teve dez técnicos, e o Corinthians, 11. Botafogo e Cruzeiro chegaram a 14 mudanças, o Santos a 15, e o Vasco se destacou como o clube com o maior número de mudanças, totalizando 16 técnico nos últimos anos.
633 visitas - Fonte: Verdão Web
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Briga pesada? Leitura labial revela esporro de Marlon Freitas em companheiro de equipe do Palmeiras
Atlético-MG x Palmeiras: onde assistir
Palmeiras ganha reforços e tem apenas Paulinho como desfalque no elenco
GOOOOOOOOOOOOOL! VERDÃO AMPLIA NO CLÁSSICO!
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Joia de saida? Time da Itália avança com proposta milionária por defensor e promessa do Palmeiras
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão