Raul Broglia (à esq.) esteve com integrantes do grupo Mães da Praça de Maio
O último mês de março foi marcado pelo aniversário de 40 anos do golpe militar argentino. O Club Atlético Rosario Central, próximo adversário do Palmeiras na Copa Libertadores da América, tomou posição e manifestou apoio à busca por memória, verdade e justiça.
Durante a ditadura argentina, em vigor de 1976 a 1983, como resultado do terrorismo de estado, cerca de 30 mil pessoas foram assassinadas ou desapareceram. Em 24 de março, dia do golpe que derrubou a presidente Isabelita Perón, o país respeita o feriado do "Dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça."
Antes da partida contra o Sarmiento, na penúltima da competição nacional argentina, o Rosario Central recebeu integrantes da entidade "Filhos, Mães e Avós da Praça de Maio", icônica organização de luta contra a ditadura. "Dessa maneira, o clube reafirma seu compromisso com o pedido de memória, verdade e justiça", diz o site oficial.
Os representantes da organização apresentaram suas faixas no gramado do Gigante de Arroyito e, ainda no campo, encontraram Raul Broglia, presidente do Rosario Central, com quem trocaram lembranças. No alambrado, uma faixa da torcida repetia o pedido por memória, verdade e justiça.
Na semana passada, Norma Vermeulen, integrante das "Mães da Praça de Maio", visitou os jogadores das categorias de base do Rosario Central. Durante mais de uma hora, ela palestrou aos garotos que vivem nas instalações do clube e respondeu aos questionamentos dos jovens.
Um dos temas abordados por Norma foi a edição de 1978 da Copa do Mundo, vencida pela Argentina dentro de casa e largamente explorada pela ditadura de Rafael Videla. Com o Gigante de Arroyito como uma das sedes do torneio, Mario Kempes, ídolo do Rosario Central, terminou na condição de artilheiro.
Depois de 33 anos do final da ditadura, a Argentina é atualmente governada por Mauricio Macri, ex-presidente do Boca Juniors.
Às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, na tentativa de evitar uma eliminação precoce da Copa Libertadores, o Palmeiras enfrenta o Rosario Central, no Gigante de Arroyito.
3822 visitas - Fonte: ESPN