Treinador sequer sofreu gols nas cinco partidas em que dirigiu a equipe no local. Reinaugurado em novembro de 2014, estádio já recebeu 1,4 milhão de torcedores
Neste sábado, Palmeiras joga pela 50ª vez na nova arena, inaugurada em novembro de 2014 (Foto: Marcos Ribolli)
"Na minha casa mando eu". Foi com essa mensagem que o Palmeiras escolheu comemorar o primeiro título na arena, conquistado em dezembro do ano passado, a Copa do Brasil sobre o Santos. Na época, Cuca ainda estava vivendo os seus últimos dias no comando do Shandong Luneng, na China. Mas a frase resume bem o trabalho do treinador no Verdão até o momento.
Neste sábado, o Palmeiras de Cuca entra em campo na arena, às 16h, para receber o Santa Cruz, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Além de tentar se manter na cola do líder Internacional – os gaúchos têm 19 pontos contra 16 pontos dos paulistas –, a equipe alviverde defende, na sua 50ª partida no reformado estádio Palestra Italia, um aproveitamento de 100% da atual comissão técnica no local.
Desde que chegou ao clube, em março, o técnico só conseguiu atuar na arena em cinco oportunidades por causa de outros compromissos firmados pela administradora do complexo em dias de jogos do Verdão. Mas, quando entrou em campo, o desempenho foi perfeito: cinco vitórias (River Plate, São Bernardo, Atlético-PR, Fluminense e Corinthians), 13 gols marcados e nenhum sofrido.
Cuca tem cinco jogos no local, com nenhum gol sofrido: pé-quente (Foto: Marcos Ribolli)
Se, no geral, o aproveitamento no novo estádio poderia ser melhor (são 68% dos pontos disputados, com 11 derrotas em menos de dois anos), o Palmeiras conseguiu criar uma identidade importante no local. O time alviverde já venceu os rivais Corinthians, São Paulo e Santos, mantém invencibilidade em jogos mata-mata (oito vitórias e um empate) e conquistou a Copa do Brasil.
Motivo de orgulho entre os palmeirenses, a arena tem boa média de público (confira relação completa na lista abaixo). Em 49 partidas, a casa do Verdão recebeu 1,4 milhão de torcedores e rendeu R$ 102,4 milhões em arrecadação bruta. Mas o comportamento da arquibancada, sempre elogiado por atletas e dirigentes, virou motivo de preocupação nas últimas semanas.
Em Brasília, a briga entre palmeirenses e flamenguistas acabou rendendo ao clube a perda de um mando de campo e com portões fechados – o Verdão só vai enfrentar o Santa Cruz e o América-MG em casa nas próximas duas rodadas por causa de um efeito suspensivo. Em Curitiba, na quarta-feira, a partida foi interrompida por causa de uso de sinalizadores acesos na torcida alviverde. Depois, nos acréscimos, o Coxa chegou ao empate.
Nesta sexta-feira, no Rio, o presidente Paulo Nobre se encontrou com dirigentes da CBF para reclamar da arbitragem e também para tratar das torcidas organizadas alviverdes, das quais tem reclamados constantemente.
– Você viu (República Tcheca e Croácia, pela Eurocopa)? Foi pior. E é Europa. Estourou a bomba, poderia ter acontecido coisa pior, jogadores foram lá. Não acho que sejam bandidos, são mal instruídos, meio lunáticos. Espera acabar o jogo e aí fazia (Cuca faz gesto com a mão). Esses que jogam os negócios vermelhos no campo, não consigo entender o que tem de bonito. É proibido, não sei como entram. Não acho que seja bandido, que fez para machucar, mas tem de entender que é fora da lei. É igual o ponto, não uso mais. Para com o sinalizador também – disse Cuca, em entrevista coletiva.
Invicto e zerado na arena, o técnico não espera vida fácil neste sábado, contra o Santa Cruz.
– Não sou eu. São os meninos que estão representando ali. Tomara que seja assim também, tem de trabalhar muito para conseguir o resultado positivo. Vai ser um jogo complicado, o Santa Cruz é uma equipe bem treinada, vai nos oferecer bastante perigo – completou.
Os números de Cuca na arena:
5 jogos
5 vitórias
13 gols marcados
Nenhum gol sofrido
100% de aproveitamento
Os números do Palmeiras no novo estádio:
49 jogos
31 vitórias
7 empates
11 derrotas
89 gols marcados
42 gols sofridos
68% de aproveitamento
Maior invencibilidade:
10 jogos (nove vitórias e um empate entre 11/2/2015 a 12/5/2015)
Torcida tem lotado a arena palmeirense, mas presidente Paulo Nobre se preocupa com organizadas (Foto: Marcos Ribolli)
Os maiores públicos:
12/6/2016: Palmeiras 1x0 Corinthians - Brasileiro - 39.935 torcedores
2/12/2015: Palmeiras 2x1 Santos - Copa do Brasil - 39.660 torcedores
29/11/2015: Palmeiras 0x2 Coritiba - Brasileiro - 15.037 torcedores
Menor renda:
29/11/2015: Palmeiras 0x2 Coritiba - Brasileiro - R$ 614.729,50
Próximo adversário: Santa Cruz
Local: arena do Palmeiras, São Paulo
Data e horário: sábado, 16h (horário de Brasília)
Escalação provável: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena (Roger Carvalho), Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio); Thiago Santos (Matheus Sales), Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes (Cleiton Xavier), Gabriel Jesus e Rafael Marques (Dudu)
Suspenso: Thiago Martins
Pendurados: Zé Roberto, Thiago Santos, Matheus Sales, Moisés, Gabriel Jesus
Desfalques: Gabriel, Arouca, Barrios
Arbitragem: Eduardo Tomaz de Aquino Valadao, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa) e Cristhian Passos Sorence, todos de Goiás
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 15h
4083 visitas - Fonte: Globo Esporte
Vitor Roque projeta jogo de ida contra Universitario
Keep WatchingNext video in 8 seconds
Mais Vídeos
0 seconds of 35 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
Atalhos de Teclado
Shortcuts Open/Close/ or ?
Reproduzir/PausarEspaço
Aumentar o Volume↑
Diminuir o Volume↓
Adiantar→
Retroceder←
Legendas Ativar/Desativarc
Tela Cheia/Sair da Tela Cheiaf
Desativar Som/Ativar Somm
Decrease Caption Size-
Increase Caption Size+ or =
Adiantar %0-9
A Seguir
Vanderlan se despede do Palmeiras e recebe homenagem