Cuca não garante retorno ao Palmeiras e rejeita seleção: 'Não me preparei'

13/12/2016 07:52

Cuca não garante retorno ao Palmeiras e rejeita seleção: 'Não me preparei'

Cuca não garante retorno ao Palmeiras e rejeita seleção: 'Não me preparei'

Após a eliminação do Palmeiras para o Santos no Paulistão, em 24 de abril, o técnico Cuca soltou uma frase que seria manchete por meses: "Seremos campeões brasileiros".



Muitos duvidaram, mas o treinador cumpriu a promessa com sobras: campeão com uma rodada de antecipação. E mais: um título que veio com 80 pontos (9 a mais que o 2º colocado), 70,2% de aproveitamento, melhor ataque, melhor defesa e nenhum jogador expulso.



Não à toa, Cuca recebeu na última segunda o primeiro prêmio "Prancheta de Prata", honraria dada na premiação Bola de Prata SPORTINGBET, dos canais ESPN, ao melhor treinador do Campeonato Brasileiro.



Credenciais que poderiam colocá-lo hipoteticamente no comando da seleção brasileira em em futuro breve, certo? Na opinião do próprio paranaense, errado.



"Não tenho condição de assumir a seleção. Falta preparação. Eu não me preparei para isso. O Tite se preparou, por isso está pronto", disse o comandante, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br nos bastidores da premiação, na segunda-feira.



Na entrevista, Cuca ainda comentou a declaração do presidente palmeirense, Paulo Nobre, ao portal UOL, na qual o cartola disse que via o treinador comandando a equipe paulista "muitas vezes" no futuro. Para o técnico, porém, não é hora de fazer promessas ao torcedor alviverde.



"A nossa vida (de treinador) é uma roda gigante... Você vai rodando, rodando... Eu mesmo já rodei tanto... Vamos deixar que a vida toque o nosso caminho", afirmou, em tom misterioso.







Cuca ainda contou o que pretende estudar em seu período sabático na Itália, comentou a escolha de Eduardo Baptista como novo técnico palestrino, o polêmico "Cucabol" e outros temas.



Confira a entrevista com Cuca:



ESPN: O assunto do momento: estudo ou praia?

Cuca:
Os dois, um pouco de cada (risos)



ESPN: O que vai estudar na Itália?

Cuca:
Eu quero melhorar meus conceitos de treinamento. Não de jogo. De jogo cada um tem o seu. Eu vou buscar novos conceitos de treinamento, e quem busca novos conceitos e enriquece seu saber, é importantíssimo.



ESPN: E por que na Itália?

Cuca:
Porque sou italiano (risos). Às vezes a gente conhece novos conceitos aqui no Brasil também, não precisa ir lá. Então, vamos observar todos que a gente pode.



ESPN: Paulo Nobre disse em entrevista ao portal UOL que vê o Cuca comandando o Palmeiras muitas vezes no futuro. Você também vê isso?

Cuca:
Eu não sei... Difícil falar assim. O Palmeiras é um lugar que adorei trabalhar, me identifiquei muito e tem tudo a ver comigo. Mas a nossa vida é uma roda gigante... Você vai rodando, rodando... Eu mesmo já rodei tanto... Vamos deixar que a vida toque o nosso caminho



ESPN: Aprova a escolha do Eduardo Baptista como novo técnico do Palmeiras?

Cuca:
Foi uma excelente escolha, e vou torcer muito por ele



ESPN: Não falta experiência?

Cuca:
Discordo. Já passou por Sport, Fluminense, Ponte Preta e vai ter esse estofo no Palmeiras agora



ESPN: Com essa ida à Europa, dá vontade de repente assumir um time europeu?

Cuca:
Pra falar a verdade, não tenho vontade, não. Mas tudo é consequência do trabalho que a gente faz. A gente tem que se preparar para todas as situações



ESPN: Como assim?

Cuca:
Aí a gente volta na questão do estudo ou praia. O treinador tem que saber falar uma língua universal. Nós, treinadores, temos que saber falar algo em outras línguas, pois também faz parte da melhora que a gente tem, não só tática. Tudo isso a gente tem que buscar. Se você quer ter oportunidades, tem que se preparar bem para tudo.







ESPN: Você é o atual campeão brasileiro, mas se vê hoje em condições de assumir a seleção brasileira?

Cuca:
Não



ESPN: Por que? O que falta?

Cuca:
Falta preparação. Eu não me preparei para isso. O Tite se preparou, por isso está pronto. Eu não me preparei, até porque nunca coloquei na minha cabeça que quero ir para a seleção. Então, não tenho nem como estar preparado.



ESPN: O tal 'Cucabol' até que deu certo, né?

Cuca:
Pois é (risos)! O 'Cucabol' colocou seis na seleção Bola de Prata, teve melhor ataque, melhor defesa, foi campeão com 80 pontos e nenhuma expulsão



ESPN: E qual o segredo pra esse recorde de não ter nenhum expulso?

Cuca:
Se você fica com um jogador a menos, a tendência a perder o jogo é enorme. Você se vê obrigado a tirar um atacante, segurar um resultado, e isso é péssimo. Sempre nos treinos eu peço: força e lealdade. Se você tem isso no treino, vai ter no jogo.



ESPN: Mas como fazer isso dar certo com tanta regularidade?

Cuca:
Não é sempre que dá certo. Uma vez ou outra acontece como com o Allione [expulso contra o Grêmio, nas quartas da Copa do Brasil], uma força exagerada que faz a gente perder um jogador, mas na maioria a gente sempre foi leal ao máximo. Estou muito feliz por ter essa marca de zero cartão vermelho



ESPN: Gustavo Scarpa e Lucas Pratto encaixariam bem nesse Palmeiras?

Cuca:
Encaixariam bem em qualquer time (risos). Se vierem mesmo para o Palmeiras, pode ter certeza que vão cair como duas luvas.



VEJA TAMBÉM
- Estêvão marca gol da vitória do Palmeiras sobre o Cuiabá na Arena Pantanal
- Vitória do Palmeiras com gols de Lázaro e Estêvão: confira as notas!
- Abel escala Palmeiras sem Veiga e com Rony titular para partida contra Cuiabá





5478 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Ele vai voltar! Ainda vira concluir sua história no Palmeiras! Segundo suas proprias palavras

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras