Top 5: Ademir da Guia elege maiores momentos dos 100 anos do Palmeiras

6/8/2014 08:17

Top 5: Ademir da Guia elege maiores momentos dos 100 anos do Palmeiras

Às vésperas do centenário, o Divino enumera cinco fatos mais importantes do clube

Top 5: Ademir da Guia elege maiores momentos dos 100 anos do Palmeiras

Ademir da Guia elegeu seus cinco momentos preferidos da história centenária do Palmeiras (Foto: Filipe Rodrigues)



Ademir da Guia não é apenas um dos principais jogadores da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. O Divino, como ficou conhecido, é um especialista quando o assunto é o Verdão. Com detalhes, é capaz de descrever momentos do clube que aconteceram antes mesmo de seu nascimento. Isso porque, desde 1961, quando foi contratado, até os dias atuais, Ademir respira Palmeiras. No ano do centenário, é um dos nomes mais citados nas ações de marketing do clube.



Com 901 jogos pelo alviverde, Ademir só parou de jogar pela equipe em 1977, quando encerrou sua carreira aos 35 anos. Com uma habilidade extraordinária na armação das jogadas, o camisa 10 também mostrou ser craque de memória. A pedido do GloboEsporte.com, o Divino enumerou os cinco momentos mais marcantes para ele destes 100 anos de história do Palmeiras.



ENFRENTANDO O RIVAL



Ademir da Guia com a faixa de campeão paulista de 1976 (Foto: Divulgação/ Site Oficial do Palmeiras)



Ademir da Guia sempre encarou o Corinthians como um "jogo diferente". Por isso, a recordação que logo lhe vem à cabeça é de um título obtido sobre o rival. Em 1974, o Alvinegro vivia um jejum de 20 anos sem títulos. Após conquistar o primeiro turno do torneio, o Timão se tornou o favorito a faturar o troféu e colocar fim à seca. Como o Verdão teve a melhor campanha do segundo turno, os dois times se enfrentaram na final. Para Ademir da Guia, é como se o jogo tivesse sido ontem.



- Jogamos a final do Campeonato Paulista e foram dois jogos. O primeiro jogo foi no Pacaembu, empatamos por 1 a 1. Lembro de um jogo à noite, no qual o Edu Bala fez o gol. Fomos fazer a final no Morumbi, em um domingo à tarde. Naquela época, tínhamos 110, 120 mil pessoas no estádio. Apenas corintianos. Falavam que o Corinthians ia ser campeão, porque eles tinham sido campeões em 1954 e iriam terminar o jejum naquele ano. Então, a nossa torcida nem compareceu. Conseguimos ganhar, ser campeões. Porque contra o Corinthians sempre é diferente. 1974 ficou marcado, o Ronaldo fez o gol, ganhamos por 1 a 0 e fomos campeões. Colocamos o Corinthians mais um ano na fila - lembra Ademir.



Entre 1972 e 1974, o Palmeiras conquistou dois títulos de Campeão Brasileiro e dois campeonatos paulistas. Ao longo de sua carreira, o Divino conquistou 33 títulos vestindo a camisa alviverde, de acordo com o site oficial do Verdão.



NASCE O CAMPEÃO



Oberdan Cattani foi o goleiro do Palmeiras em 1942 (Foto: Divulgação/Site Oficial do Palmeiras)



O segundo momento favorito de Ademir da Guia aconteceu antes de ele defender o Verdão: foi em 1942, quando o então Palestra Itália passou a se chamar Palmeiras. A mudança ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil declarou guerra aos países do Eixo, incluindo a Itália. O primeiro campeonato usando o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras foi o Paulista e, de cara, veio o título.



- Era Palestra Itália e passou a ser Palmeiras. Neste jogo, em 1942, o Palmeiras ganhou do São Paulo e foi campeão. Depois disso, começaram a dizer que o Palmeiras já nasceu campeão. É uma coisa que marcou bastante o torcedor mais velho e eu cresci ouvindo essa história - lembra.



Por curiosidade, esse foi o ano de nascimento de Ademir da Guia. No jogo do título, o Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 1, no Pacaembu, com gols de Cláudio, Del Nero e Echevarrieta. Waldemar de Brito descontou para o São Paulo.



SELEÇÃO VERDE



A Copa do Mundo de 1974 também está marcada na história do Palmeiras e de Ademir da Guia. O Divino teve a oportunidade de jogar a Copa do Mundo da Alemanha Ocidental, o único Mundial de sua carreira. O Verdão foi a base da Seleção que terminou a Copa em quarto lugar. Seis atletas do Alviverde foram escalados por Zagallo: o goleiro Leão e o zagueiro Luís Pereira foram titulares. Os atacantes Edu e César Maluco e o zagueiro Eduardo, além de Ademir, ficaram no banco de reservas.



Para Ademir, disputar a Copa do Mundo o ajudou a realizar um sonho: o de repetir o feito de seu pai, o zagueiro Domingos da Guia, que jogou a Copa da França, em 1934. Mas o Divino não foi apenas figurante. Na disputa pelo terceiro lugar, ele iniciou o jogo contra a Polônia, mas os poloneses levaram a melhor, por 1 a 0.



- O Palmeiras me deu a oportunidade de chegar à Seleção Brasileira. Eu tinha um desejo muito grande de chegar a uma Copa do Mundo. Meu pai tinha jogado na Copa do França, em 1934 e eu tinha o sonho de conseguir que pai e filho chegassem em um campeonato mundial. Claro que se você chegar é uma coisa espetacular, mas só de ir e jogar uma partida, como eu fiz, é muito importante. Isso eu devo ao Palmeiras. Foram seis jogadores nesta Copa. Tive a oportunidade de jogar o último jogo, no terceiro e quarto lugar. Isso foi uma coisa que eu consegui com 32 anos. Achava que era muito difícil por causa da minha idade - conta.



O Divino também era cotado para atuar na Copa de 1970, quando o Brasil conquistou o tricampeonato, mas acabou sendo preterido por Gerson.



AMÉRICA VERDE



Ademir da Guia se aposentou, mas nunca deixou de acompanhar o Palmeiras. Até hoje, participa de ações do clube, tal a ligação criada com o Alviverde. Por isso, um dos momentos que mais marcaram o Divino foi o título da Libertadores, em 1999. Na final, após ser derrotado no primeiro jogo por 1 a 0 pelo Deportivo Cali, o Palmeiras contou com o apoio de 32 mil torcedores no Palestra Itália para empatar o placar acumulado, ao vencer por 2 a 1. Nos pênaltis, 4 a 3 para o Verdão.



Palmeiras comemora o título da Libertadores de 1999, único continental da história do Verdão (Foto: Agência Estado)



- Esse jogo em que o Palmeiras foi campeão da Libertadores e depois teve a oportunidade de jogar o Mundial, em Tóquio, marcou muito. O Parque Antártica estava lotado, e eu estava lá também. Devido aos pênaltis que o Marcão defendeu, ele até virou o Santo depois. Foi um jogo histórico, que a torcida sofreu demais, mas, no último pênalti, o jogador adversário chutou fora. É uma taça que está lá, que todo mundo quer ver. Nós estávamos esperando esse título. Só lamento que, em Tóquio, não conseguimos ser campeões mundiais - diz.



PRIMEIRA IMPRESSÃO



Reportagem da época em que Ademir foi contratado pelo Palmeiras (Foto: Divulgação/ Site Oficial do Palmeiras)



Ademir da Guia enfrentou o Palmeiras pela primeira, e única vez, em um amistoso em 1961. Na época, atuava pelo Bangu e foi chamado para jogar pela Seleção Carioca. Chamado de craque com apenas 18 anos, foi contratado por 4 milhões de cruzeiros, além do Verdão ter se comprometido a fazer um amistoso com renda que seria revertida integralmente para o clube carioca.



Contratado como promessa, Ademir da Guia precisou de um ano e meio até ter uma oportunidade como titular no Verdão. Mas valeu a pena esperar. Vestiu a 10 e não largou mais.



- Eu jogava no Bangu. Vim fazer um jogo no Pacaembu pela Seleção Carioca. Tinha ainda 18 anos e, com 19 anos, o Palmeiras me contratou. Foi um contrato que o Palmeiras teve confiança em um garoto que estava começando ainda. Ao chegar ao Palmeiras, eu encontrei uma equipe que tinha ganho do Santos em 1959. Fiquei um ano e meio esperando minha oportunidade. Em 1963, fui campeão paulista. Foi meu primeiro título. Naquela época, era importante o título paulista. Contávamos as conquistas. Era importante ter mais campeonatos paulistas que os adversários - lembra.



VEJA TAMBÉM
- PEÇA CHAVE NA NEGOCIAÇÃO! Leonardo Holanda, trunfo palmeirense para contratação de craque
- LIDERANDO EM SEQUÊNCIA! Flaco Lopez se destaca com continuidade no Palmeiras
- Dudu avança em recuperação e inicia fase final de tratamento no Palmeiras.





6423 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Libertadores

Qui - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Liverpool Montevideo

Paulista

Dom - 18:00 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Santos