Gareca quer time do Verdão com posse de bola (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O técnico Ricardo Gareca, do Palmeiras, deixou claro em entrevistas recentes o seu principal desejo no time: criar uma identidade para a equipe, prioridade acima até dos resultados positivos. O estilo exigido pelo treinador consiste em um time com muita posse de bola, paciência para trocar passes e "invadindo" a área dos adversários não apenas com atacantes.
Desde que chegou ao Palmeiras, Gareca, além de comandar a equipe à beira do campo, tem estudado vídeos dos jogos. Assim, constatou que quando os laterais Victor Luis (pela esquerda), Wendel e Weldinho (direita) chegam ao fundo para cruzar, só encontram os atacantes na área. O argentino considera isso uma deficiência e mostrou aos atletas. Ele pediu que entrem com mais jogadores na área rival, volantes e até zagueiros, para surpreender e facilitar a busca por gols.
- Estamos trabalhando para fazer isso, porque assim vamos conseguir mais gols. Até porque se houver uma bola rebatida temos mais jogadores para disputar a bola - explicou o volante Renato.
Na derrota diante do Corinthians, por 2 a 0, no dia 27 de julho, o Palmeiras teve 44% da posse de bola, contra 56% do arquirrival alvinegro. Contra o Bahia, no último domingo, no Pacaembu, o índice melhorou: 55% do Verdão e 45% do Tricolor baiano, mas o time não saiu do empate por 1 a 1.
- A principal mudança com ele é a posse de bola. Ele gosta que se cobre as faltas rapidamente, não dê muito lançamento em bola parada. Até em escanteio. Se o jogo estiver favorável, ele quer que toque de um lado para outro com muita paciência - completou Renato.
Com o estilo Gareca, o Verdão tenta retomar às vitórias neste domingo, contra o Atlético-MG, às 18h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), pela 14ª rodada do Brasileirão. O time não vence há sete rodadas na competição nacional e ocupa a 14º colocação, com 14 pontos.
4782 visitas - Fonte: Globoesporte