13/2/2020 17:11

Do Jardim Suspenso ao gramado sintético: confira as mudanças da casa alviverde ao longo dos tempos

No próximo domingo, o Palmeiras fará sua reestreia no Allianz Parque após obras para implementação do gramado sintético. A alteração marca a primeira grande mudança da arena alviverde; mas não será a primeira para o clube, que já viu sua casa mudar diversas vezes ao longo do tempo.



LEIA TAMBÉM: "Fazer valer a inexperiência dos adversários no nosso campo", diz Scarpa sobre 'trunfo' que espera no Palmeiras com grama sintética


Em consulta ao acervo da Gazeta Esportiva, recordamos as três grandes obras do campo alviverde: a criação do Jardim Suspenso nos anos 1960, as reformas estruturais e criação da ferradura nos anos 1990 e a transformação do Palestra Itália em Allianz Parque, de 2010 a 2014.

Nasce o jardim suspenso



Em 1964, no aniversário de 50 anos do Verdão, o clube reinaugurou o Palestra Itália com grandes mudanças. As obras, que começaram no fim da década de 1950, suspenderam as arquibancadas e o gramado, além de construir os vestiários abaixo do campo. A configuração ficou conhecida como Jardim Suspenso.

A estreia do estádio em sua nova versão aconteceu em 7 de setembro de 1964, em vitória sobre o Guaratinguetá por 2 a 0 pelo Campeonato Paulista, com gols marcados por Ademar e Rinaldo. O público de quase 50 mil torcedores rendeu mais de 19 milhões de cruzeiros para os cofres do clube na época.



Palestra Itália é obrigado a mudar na década de 1990

Na década de 1990, o Palmeiras foi obrigado a fazer mudanças em seu estádio. Durante a final da Copa do Brasil de 1996 entre Verdão e Cruzeiro, blocos de concreto da arquibancada caíram, deixando a estrutura em risco. O Palestra Itália foi interditado pelo Contru (Departamento de Controle e Uso de Imóveis) e o clube teve que agir.



Para deixar o Parque Antarctica nos conformes, obras estruturais foram feitas. Amortecedores para reduzir vibrações, pára-raios e espaço para deficientes físicos foram implementados. Já na configuração dos assentos, a arquibancada se ligou com as numeradas descobertas, criando uma ferradura.

Transformação do Palestra Itália em Allianz Parque

A intenção do Palmeiras de modernizar e ampliar a capacidade de seu estádio vinha desde a década de 1990, mas só tomou forma concreta em 2010. O Palestra Itália foi parcialmente demolido e completamente reconfigurado para a construção do Allianz Parque. Apenas parte da arquibancada da antiga estrutura foi mantida na nova casa.



As obras da arena foram concluídas em 2014. Em 19 de novembro, o Verdão fez a estreia contra o Sport, em derrota por 2 a 0 pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, acompanhada por quase 36 mil torcedores.

Mudança de gramado do Allianz Parque

Devido a agenda cheia do Allianz Parque, com jogos, shows e demais eventos, o Palmeiras optou pela grama sintética a partir de 2020. As obras já foram concluídas e o Verdão estreia neste domingo no novo piso, às 16h (Brasília), em duelo contra o Mirassol pela 6ª rodada do Campeonato Paulista.





Com a alteração, o Palmeiras espera diminuir o número de partidas disputadas fora de sua casa e evitar jogos com o gramado em más condições. Em 2019, por exemplo, o time precisou mandar oito compromissos no Pacaembu, incluindo as quartas de final da Copa Libertadores diante do Grêmio.


Palmeiras, Allianz, Palestra Itália, Verdão, 2020



LEIA TAMBÉM: Palmeiras renova o contrato de joia da base

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Solução caseira ou contratar: como a diretoria deve substituir Dudu no Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Vai ou fica? Futuro de Scarpa será definido apenas no fim deste mês


3567 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Neusa Archangelo     

Conheci todos. Mudança necessária. Parabéns Palmeiras. Nível alto sempre.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14