16/5/2020 15:52

Fim da quarentena e recomeço difícil: as previsões das competições no retorno do futebol brasileiro

Reunião entre CBF e federações avalia retorno dos Campeonatos Estaduais a partir de maio

O Brasil vai encarando uma das suas piores crises de saúde pública em meio à pandemia do Covid-19 , com números cada vez mais alarmantes de casos confirmados e mortes causadas pelo novo coronavírus. Enquanto isso, contudo, parece que o futebol brasileiro vai ficando cada vez mais próximo de seu retorno.



LEIA TAMBÉM: Luxa pode abrir mão de reforço e incentivar disputa interna por titularidade no Palmeiras


Em reunião por videoconferência entre a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e as federações estaduais, a entidade máxima do futebol brasileiro fez uma sugestão: que as filiadas viabilizem o retorno dos torneios locais para o dia 17 de maio.

Com os torcedores não sabendo exatamente quando os campeonatos serão retomados, iremos detalhar as principais informações sobre a volta do futebol brasileiro. Confira!

Como e quando os campeonatos estaduais irão voltar?



Apesar de já saberem que, quando o futebol voltar, será sem público (portões fechados), outras medidas deverão ser adotadas, como a redução das delegações, a permanência menor no vestiário, higienização constante dos ambientes, testes para os envolvidos, entre outras medidas.

Campeonato Gaúcho
O governador Eduardo Leite transferiu para as prefeituras as decisões do que pode ou não funcionar durante a quarentena.

Em Porto Alegre, Grêmio e Internacional, já voltaram aos treinos individuais em suas sedes (enquanto também asseguram a adoção de medidas rígidas para preservar a saúde de seus funcionários).

E, por decisão unânime entre os 12 times, ficou estabelecido que o Gauchão vai retomar suas atividades entre o meio de julho e o começo de agosto, sem nenhum que nenhum clube seja rebaixado ao final do campeonato de 2020.

Campeonato Carioca
Suspenso desde o dia 16 de março, o Carioca não tem previsão de retorno, mas a volta aos treinamentos já foi liberada pela Federação.

"Essa resposta nem a Mãe Dinah vai responder. Não há quem possa fazer uma previsão, seria totalmente imprudente. Só se tiver bola de cristal. Quem faz isso deve ter conhecimentos extraterrestres, não tem essa previsão. Posso afirmar que estamos prontos para esse recomeço. Somente as autoridades governamentais e de saúde podem nos falar, mas nem eles têm condições de estabelecer uma data", disse Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

No entanto, em carta enviada à FERJ a maioria dos clubes que disputam a Série A do Carioca pediu o retorno do campeonato o mais rápido o possível. Botafogo e Fluminense não assinaram o documento.

Campeonato Paulista



Ainda sem data para o retorno, o Campeonato Paulista da Série A1 foi paralisado em meados de março, quando faltavam duas rodadas para a fase de grupos e mais as quatro datas previstas para os mata-mata.

Em reuniões prévias, clubes e federação decidiram que o campeonato seria decidido no campo e que o regulamento e o formato originais seriam cumpridos.

Assim como milhões de torcedores, a Federação Paulista de Futebol e os clubes participantes do Campeonato Paulista Série A1 anseiam pelo retorno do futebol. O Campeonato Paulista será finalizado, sim, em campo. No entanto, temos a convicção de que o momento é de cuidado com a saúde e a vida de todos os brasileiros. Assim, seguiremos todos os prazos e protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades”, afirmou a Federação Paulista de Futebol (FPF), em nota.

Campeonato Mineiro
Paralisado desde 16 de março, com a interrupção da reta final da fase de classificação do Módulo I e com praticamente metade do Módulo II já disputado, o a Federação Mineira de Futebol ainda não tomou nenhuma decisão quanto o retorno ou não do campeonato.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil já deixou claro que a volta do Mineirão não é de seu interesse, afirmando que "ninguém vai morrer se não tiver um campeão do mineiro neste ano”. No entanto, apesar de não ter nada oficial, a intenção de Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol, é de que a disputa seja concluída. Mas é só a partir do sinal positivo do governo é que a Federação Mineira irá determinar o retorno dos jogos.

Campeonato Baiano
Federação Baiana de Futebol (FBF) descartou qualquer possibilidade do retorno do campeonato a partir do dia 17 de maio, mas também nega a possibilidade de não dar continuidade ao torneio.

Faltando seis datas para o fim da competição estadual, o Bahia é o clube que mais defende o retorno do estadual assim que o futebol puder voltar.

"É uma orientação. A gente está vendo uma política de isolamento e precisa dialogar com governo e prefeituras para que eles possam nos balizar. No dia 17, por tudo que estamos vendo no estado, a gente percebe que é inviável. Vamos ter cautela, prudência e buscar dialogar para ter segurança e, só assim, fazer com que o campeonato retorne", disse Ricardo Lima, presidente Federação Baiana de Futebol (FBF), em entrevista ao GloboEsporte.com.

Campeonato Catarinense
O Governo de Santa Catarina negou o pedido da Federação Catarinense de Futebol (FCF) para retomar os jogos do Catarinense com portões fechados a partir do dia 16 de maio, no entanto os treinamentos já foram liberados..

Na avaliação das autoridades de saúde, não é possível retomar as atividades coletivas, que gerem aglomeração ou contato físico, sob a alegação de que há risco iminente de propagação da Covid-19.

Assim, após uma reunião entre a FCF e o governador Carlos Moisés, ficou definido monitoramento da situação dos times para que, até o dia 5 de junho, o torneio possa ser retomada em segurança.

Campeonato Paranaense
A Federação Paranaense de Futebol vai enviar nos próximos um protocolo médico com medidas que devem ser tomadas por todos os times para a realização dos 14 jogos restantes da competição (quartas de final, semifinais e final).

A FPF ainda não divulgou detalhes e afirmou que só vai passar informações à imprensa quando houver uma confirmação. A intenção é que os treinos possam voltar o mais rápido o possível, seguindo os passos de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Qual é o prazo para o retorno das atividades no futebol brasileiro?

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sugeriu 17 de maio, mas não exigirá bola rolando nesta data. Grande parte dos clubes e das Federações trabalham com a ideia de retornar aos treinos ainda em maio. Após um período de intertemporada, disputar o que resta dos campeonatos estaduais.



A realização do Brasileirão será impactada pelo coronavírus?



Especula-se que o Brasileirão poderia ser iniciado em julho. Mesmo com a redução do calendário, os clubes fazem questão de disputar as 38 rodadas e têm descartado mudanças no formato da edição 2020 - como, por exemplo, a realização de uma fase com a volta do mata-mata.


Palmeiras, Futebol, Retorno, Quarentena, Estadual, Brasileirão, Coronavírus, Verdão




PALMEIRAS TEM INTERESSE NO CAVANI? GLOBO NÃO PAGARÁ BRASILEIRO E COTAS DO PAULISTÃO, VEJA NEGOCIAÇÃO DE SALÁRIOS DO VERDÃO COM JOGADORES E ESTÁDIOS QUE ESTÃO VIRANDO HOSPITAL

LEIA TAMBÉM: Gabriel Menino lembra que chorou quando foi promovido por Luxa

LEIA TAMBÉM: [ENQUETE] De que lugar do Brasil ou do mundo você está se conectando, palmeirense?

LEIA TAMBÉM: Copa Rio apresentou Palmeiras ao mundo e resgatou orgulho do Brasil


13575 visitas - Fonte: Goal.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14