24/5/2020 16:32

Quando termina a quarentena do novo coronavírus no Brasil?

Reunião entre CBF e federações avalia retorno dos Campeonatos Estaduais a partir de maio

O Brasil vai encarando uma das suas piores crises de saúde pública em meio à pandemia do Covid-19 , com números cada vez mais alarmantes de casos confirmados e mortes causadas pelo novo coronavírus. Enquanto isso, contudo, parece que o futebol brasileiro vai ficando cada vez mais próximo de seu retorno.



LEIA TAMBÉM: Live solidária agita tarde dos palmeirenses neste domingo


Enquanto os dirigentes de Flamengo e Vasco se reúnem com Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, os clubes ainda aguardam uma definição sobre o retorno do futebol.

Com os torcedores não sabendo exatamente quando os campeonatos serão retomados, detalhamos as principais informações sobre a volta do futebol brasileiro. Confira!

Como e quando os campeonatos estaduais irão voltar?

Apesar de já saberem que, quando o futebol voltar, será sem público (portões fechados), outras medidas deverão ser adotadas, como a redução das delegações, a permanência menor no vestiário, higienização constante dos ambientes, testes para os envolvidos, entre outras medidas.

Campeonato Gaúcho
O futuro do Campeonato Gaúcho continua incerto. No início do mês, o governador Eduardo Leite, recebeu o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman para uma reunião sobre o retorno do futebol. No encontro, ficou descartado retomar o a competição no mês de maio.

"Maio não tem condições, até pelas questões do retreinamento. Sabemos que tem cidades que não autorizaram qualquer atividade. No mês de maio posso afirmar que não tem como jogar futebol", disse Luciano Hocsman, presidente da FGF.

Campeonato Carioca
Suspenso desde o dia 16 de março, o Carioca não tem previsão de retorno, mas a volta aos treinamentos já foi liberada pela Federação.

"Essa resposta nem a Mãe Dinah vai responder. Não há quem possa fazer uma previsão, seria totalmente imprudente. Só se tiver bola de cristal. Quem faz isso deve ter conhecimentos extraterrestres, não tem essa previsão. Posso afirmar que estamos prontos para esse recomeço. Somente as autoridades governamentais e de saúde podem nos falar, mas nem eles têm condições de estabelecer uma data", disse Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

No entanto, em carta enviada à FERJ a maioria dos clubes que disputam a Série A do Carioca pediu o retrono do campeonato o mais rápido o possível. Botafogo e Fluminense não assinaram o documento.

Na terça-feira (19), Márcio Tannure, médico da equipe do Flamengo, Rodolfo Landim, presidente do rubro-negro e Alexandre Campello, presidente do Vasco, participaram de uma reunião em Brasília com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para discutir o futuro do futebol.

Campeonato Paulista
Ainda sem data para o retorno, o Campeonato Paulista da Série A1 foi paralisado em meados de março, quando faltavam duas rodadas para a fase de grupos e mais as quatro datas previstas para os mata-mata.

Em reuniões prévias, clubes e federação decidiram que o campeonato seria decidido no campo e que o regulamento e o formato originais seriam cumpridos.

Assim como milhões de torcedores, a Federação Paulista de Futebol e os clubes participantes do Campeonato Paulista Série A1 anseiam pelo retorno do futebol. O Campeonato Paulista será finalizado, sim, em campo. No entanto, temos a convicção de que o momento é de cuidado com a saúde e a vida de todos os brasileiros. Assim, seguiremos todos os prazos e protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades”, afirmou a Federação Paulista de Futebol (FPF), em nota.

Campeonato Mineiro
Paralisado desde 16 de março, com a interrupção da reta final da fase de classificação do Módulo I e com praticamente metade do Módulo II já disputado, o a Federação Mineira de Futebol ainda não tomou nenhuma decisão quanto o retorno ou não do campeonato.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil já deixou claro que a volta do Mineirão não é de seu interesse, afirmando que "ninguém vai morrer se não tiver um campeão do mineiro neste ano”. No entanto, apesar de não ter nada oficial, a inteção de Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol, é de que a disputa seja concluída. Mas é só a partir do sinal positivo do governo é que a Federação Mineira irá determinar o retorno dos jogos.

A maioria dos times que disputam o Estadual não demonstra interesse em retornar com a competição por causa dos problemas causadas pela pandemia do coronavírus. Com exceção de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro, que se preparam para retomar os treinamentos, apenas Coimbra e Uberlândia se mobilizaram para voltar às atividades nas próximas semanas.

Campeonato Baiano
Federação Baiana de Futebol (FBF) descartou qualquer possibilidade do retorno do campeonato no mês maio, mas também nega a possibilidade de não dar continuidade ao torneio.

Faltando seis datas para o fim da competição estadual, o Bahia é o clube que mais defende o retorno do estadual assim que o futebol puder voltar.

"É uma orientação. A gente está vendo uma política de isolamento e precisa dialogar com governo e prefeituras para qe eles possam nos balizar. No dia 17, por tudo que estamos vendo no estado, a gente percebe que é inviável. Vamos ter cautela, prudência e buscar dialogar para ter segurança e, só assim, fazer com que o campeonato retorne", disse Ricardo Lima, presidente Federação Bahiana de Futebol (FBF), em entrevista ao GloboEsporte.com.

Campeonato Catarinense
O Estadual de Santa Catarina está cada vez mais próximo de ser retomado. Após uma reunião entre a Federação Catarinense de Futebol e o governador Carlos Moisés, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para monitorar a situação dos times e realizar a volta do torneio, em segurança, até o dia 5 de junho.

Campeonato Paranaense
O Campeonato Paranaense completou dois meses de paralisação no último fim de semana, sem uma data para que a bola volte a rolar. Nas últimas semanas, a movimentação foi intensa com decisões financeiras e apresentações de propostas para um breve retorno do estadual.

"Está muito controverso o assunto. Um dia você vê uma notícia que dá a entender que pode voltar mais rápido, outro dia não. A Federação está de férias coletivas até dia 5 de junho. Vão ter 20 dias de preparação, no mínimo. No melhor cenário, o Paranaense voltaria em julho", analisou Carlos Albuquerque, diretor de futebol do Operário-PR.

Qual é o prazo para o retorno das atividades no futebol brasileiro?

Apesar da expectativa inicial, o futebol brasileiro não irá retornar em maio por conta do agravamento da pandemia no Brasil. Desta forma, o prazo precisou ser prorrogado para o fim de junho e o início de julho.

A CBF ainda está concluindo o protocolo de saúde que será recomendado aos clubes. Segundo Feldman, serão incluídas medidas como testes permanentes para a Covid-19, distanciamento social, medidas de higiene, transporte em veículos particulares dos atletas e jogos com portões fechados.

A realização do Brasileirão será impactada pelo coronavírus?



De acordo com Feldman, o Brasileirão poderá ser realizado com portões fechados e ser concluído apenas no começo do 2021.

Especula-se que o Brasileirão poderia ser iniciado em julho. Mesmo com a redução do calendário, os clubes fazem questão de disputar as 38 rodadas e têm descartado mudanças no formato da edição 2020 - como, por exemplo, a realização de uma fase com a volta do mata-mata.


Palmeiras, Coronavírus, Previsão, Retorno, Quarentena, Futebol, Brasil, Verdão



LEIA TAMBÉM: Mais um de saída? Clube da Arábia faz proposta por Raphael Veiga, do Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Cadê a proposta? Veja os impasses que atrasam a formalização da proposta ao Palmeiras por Dudu


2604 visitas - Fonte: Goal.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14