31/5/2020 12:24

Você Sabia? Palmeiras é o único time que venceu o Paulistão com 100% de aproveitamento

O Palmeiras venceu os onze jogos que disputou no Campeonato Paulista de 1932

Em 1932, o Palmeiras venceu o Campeonato Paulista pela quarta vez em sua história. A conquista, que abriu as portas para o único tricampeonato estadual do clube (1932, 1933 e 1934), foi marcada pela campanha perfeita do então Palestra Itália, que triunfou em todas as partidas que disputou e é, até hoje, a única equipe que venceu o Paulistão com 100% de aproveitamento.



O Campeonato Paulista de 1932 foi o último disputado oficialmente em âmbito amador. O regulamento previa que os doze clubes que iriam disputar a competição deveriam se enfrentar em turno e returno.

Para a disputa do torneio, o Palestra Itália contava com uma equipe em reformulação. Alguns destaques da equipe palestrina em temporadas anteriores foram atuar na Europa, onde o futebol já era profissionalizado. Além disso, o zagueiro Bianco, um dos grandes capitães da história do Palmeiras, e o atacante Heitor, maior artilheiro da história do clube, haviam se aposentado recentemente.

O novo elenco do Palestra, no entanto, conseguiu um rápido entrosamento e surpreendeu no início do Campeonato Paulista de 1932. Até a sétima rodada do torneio, a equipe do técnico uruguaio Humberto Cabelli havia vencido todas as partidas, marcado 26 e sofrido apenas sete.

Faltando quatro rodadas para o fim do primeiro turno do Paulistão, a competição foi paralisada por conta da Revolução Constitucionalista de 1932, que emergiu no dia 9 de julho. O conflito só terminou em outubro, o que fez a Associação Paulista de Esportes Atlético (atual Federação Paulista de Futebol) decidir pelo fim do Estadual após o término do primeiro turno.

Com isso, o Palestra Itália precisava disputar mais quatro jogos para garantir o título. A facilidade com que a equipe palestrina venceu as partidas restantes, contudo, não era esperada. O Verdão bateu o Corinthians e a Portuguesa por 3 a 0, goleou o Germânia por 9 a 1 e se sagrou campeão ao aplicar um sonoro 8 a 0 no Santos, maior placar da história do clássico até hoje.

Além do título do Campeonato Paulista de 1932 com 100% de aproveitamento, o Palestra Itália ainda obteve o melhor ataque e defesa menos vazada da competição, com 49 gols marcados e 8 sofridos. Para coroar a campanha, Romeu Pellicciari, atacante palestrino, foi o artilheiro do Estadual, já que balançou as redes 18 vezes durante o torneio.



Palmeiras, Paulistão, História, 100% aproveitamento



LEIA TAMBÉM: Palmeiras renova o contrato de joia da base

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Palmeiras vai emprestar jogador ao Botafogo e pagar metade do salário


1998 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14