Palmeiras e Telê só se frustraram juntos, mas agitaram muito como rivais

27/6/2020 08:10

Palmeiras e Telê só se frustraram juntos, mas agitaram muito como rivais

Palmeiras e Telê só se frustraram juntos, mas agitaram muito como rivais

Telê Santana já tinha um vasto currículo quando voltou a comandar o Palmeiras há exatos 30 anos. A segunda passagem pelo clube, porém, foi breve, precedeu a chegada do técnico ao São Paulo, e mostrou que a dobradinha entre o treinador e o clube alviverde era mesmo difícil de render frutos.







LEIA TAMBÉM: Clube do Qatar deve oferecer até R$ 92 milhões para tirar Dudu do Palmeiras



Apesar disso, como adversários, sobretudo na era Telê no São Paulo, eles viveram uma história intensa, com vitórias importantes para os dois lados. À época, o Palmeiras passou a contar com o apoio da Parmalat e voltou à rota de títulos, que nem mesmo o treinador conseguiu retomar.



O prestigiado treinador e futuro bicampeão mundial com o São Paulo passou pelo Palmeiras entre 27 de junho e 19 de setembro de 1990. No Campeonato Paulista, o time foi eliminado no quadrangular, após um empate por 0 a 0 com a Ferroviária, que serviu para o Novorizontino avançar à final.



No Brasileirão, Telê durou apenas cinco rodadas. Depois da queda no Paulistão, pressionado, viu o Palmeiras vencer a estreia contra o Inter, empatar sem gols com o Santos em seguida e emendar três derrotas consecutivas, para Corinthians, Bahia e Atlético-MG.



A segunda passagem de Telê foi bem mais curta que a primeira, que durou quase um ano, entre 1979 e 1980. Na ocasião, o Palmeiras ficou conhecido pelo bom futebol jogado, com direito a uma vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo de Zico em pleno Maracanã.



Apesar disso, o Palmeiras foi eliminado pelo Inter na semifinal do Brasileirão. No Paulistão, semanas depois, viu o Corinthians derrotá-lo na disputa por uma vaga na decisão.



Telê ainda acertou com o Palmeiras para uma terceira passagem, que nunca saiu do papel. Em janeiro de 1997, ele foi anunciado pelo clube para comandar o time até dezembro.



A ideia era que ele exercesse primeiro a função de coordenador técnico para, em abril, assumisse o cargo de treinador. No começo do mês, entretanto, o contrato foi rescindido pelo Palmeiras a pedido da família de Telê, que se recuperava de uma isquemia cerebral.



Embates Telê x Palmeiras



A primeira metade dos anos 1990 foi intensa para São Paulo e Palmeiras. Menos de um mês depois de deixar o time alviverde, Telê assumiu o comando do São Paulo. Depois do vice brasileiro daquele ano, passou a enfileirar títulos.



O primeiro grande confronto entre Palmeiras e o São Paulo de Telê foi na final do Paulistão 1992, vencida pela equipe tricolor, que já tinha levado a melhor do Estadual 1991, ao vencer dois jogos do quadrangular decisivo.



O Palmeiras deu o troco na reta final do Brasileirão 1993, ao vencer por 2 a 0 um clássico que valia vaga na final. No Estadual 1994, o time alviverde se sagrou campeão no sistema de pontos corridos, com o São Paulo na segunda posição. Cada time venceu um duelo daquele campeonato.



No mesmo ano, o São Paulo eliminou o Palmeiras da Libertadores e alcançou as quartas de final. Em 1995, por fim, o Palmeiras eliminou o São Paulo no quadrangular final do Paulistão, com uma vitória por 1 a 0 no jogo decisivo.







LEIA TAMBÉM: Joia da base do Palmeiras pode ser emprestado ao Guarani para jogar a Série B



Palmeiras, treinador, tele santana, anos 90



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





10893 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras