27/6/2020 08:10

Palmeiras e Telê só se frustraram juntos, mas agitaram muito como rivais

Telê Santana já tinha um vasto currículo quando voltou a comandar o Palmeiras há exatos 30 anos. A segunda passagem pelo clube, porém, foi breve, precedeu a chegada do técnico ao São Paulo, e mostrou que a dobradinha entre o treinador e o clube alviverde era mesmo difícil de render frutos.



LEIA TAMBÉM: Clube do Qatar deve oferecer até R$ 92 milhões para tirar Dudu do Palmeiras

Apesar disso, como adversários, sobretudo na era Telê no São Paulo, eles viveram uma história intensa, com vitórias importantes para os dois lados. À época, o Palmeiras passou a contar com o apoio da Parmalat e voltou à rota de títulos, que nem mesmo o treinador conseguiu retomar.

O prestigiado treinador e futuro bicampeão mundial com o São Paulo passou pelo Palmeiras entre 27 de junho e 19 de setembro de 1990. No Campeonato Paulista, o time foi eliminado no quadrangular, após um empate por 0 a 0 com a Ferroviária, que serviu para o Novorizontino avançar à final.

No Brasileirão, Telê durou apenas cinco rodadas. Depois da queda no Paulistão, pressionado, viu o Palmeiras vencer a estreia contra o Inter, empatar sem gols com o Santos em seguida e emendar três derrotas consecutivas, para Corinthians, Bahia e Atlético-MG.

A segunda passagem de Telê foi bem mais curta que a primeira, que durou quase um ano, entre 1979 e 1980. Na ocasião, o Palmeiras ficou conhecido pelo bom futebol jogado, com direito a uma vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo de Zico em pleno Maracanã.

Apesar disso, o Palmeiras foi eliminado pelo Inter na semifinal do Brasileirão. No Paulistão, semanas depois, viu o Corinthians derrotá-lo na disputa por uma vaga na decisão.

Telê ainda acertou com o Palmeiras para uma terceira passagem, que nunca saiu do papel. Em janeiro de 1997, ele foi anunciado pelo clube para comandar o time até dezembro.

A ideia era que ele exercesse primeiro a função de coordenador técnico para, em abril, assumisse o cargo de treinador. No começo do mês, entretanto, o contrato foi rescindido pelo Palmeiras a pedido da família de Telê, que se recuperava de uma isquemia cerebral.

Embates Telê x Palmeiras

A primeira metade dos anos 1990 foi intensa para São Paulo e Palmeiras. Menos de um mês depois de deixar o time alviverde, Telê assumiu o comando do São Paulo. Depois do vice brasileiro daquele ano, passou a enfileirar títulos.

O primeiro grande confronto entre Palmeiras e o São Paulo de Telê foi na final do Paulistão 1992, vencida pela equipe tricolor, que já tinha levado a melhor do Estadual 1991, ao vencer dois jogos do quadrangular decisivo.

O Palmeiras deu o troco na reta final do Brasileirão 1993, ao vencer por 2 a 0 um clássico que valia vaga na final. No Estadual 1994, o time alviverde se sagrou campeão no sistema de pontos corridos, com o São Paulo na segunda posição. Cada time venceu um duelo daquele campeonato.

No mesmo ano, o São Paulo eliminou o Palmeiras da Libertadores e alcançou as quartas de final. Em 1995, por fim, o Palmeiras eliminou o São Paulo no quadrangular final do Paulistão, com uma vitória por 1 a 0 no jogo decisivo.



LEIA TAMBÉM: Joia da base do Palmeiras pode ser emprestado ao Guarani para jogar a Série B

Palmeiras, treinador, tele santana, anos 90



LEIA TAMBÉM: Mais um de saída? Clube da Arábia faz proposta por Raphael Veiga, do Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Cadê a proposta? Veja os impasses que atrasam a formalização da proposta ao Palmeiras por Dudu


1575 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14