9/7/2020 20:46

Rumo ao Qatar, relembre a trajetória do ídolo Dudu com a camisa do Palmeiras

De acordo com o UOL Esportes, o Palmeiras acertou hoje o empréstimo do atacante Dudu ao Al-Duhail, do Qatar. O jogador de 28 anos deixa o clube alviverde depois de cinco temporadas e meia. O clube árabe pagará 7 milhões de euros (R$ 42,2 milhões) por um ano de contrato e pode exercer a compra do atacante por mais 6 milhões de euros (R$ 36,2 milhões).



O acerto de Dudu com o Palmeiras em 11 de janeiro de 2015 foi considerado um chapéu duplo e mexeu com as esperanças do torcedor alviverde que vinha de enormes decepções nas últimas temporadas.

Começo difícil

Dudu passou por alguns momentos difíceis no início de sua trajetória no Verdão. Após se destacar nas primeiras fases do Paulistão de 2015, acabou decepcionando nas finais contra o Santos. No primeiro jogo disputado no Allianz Parque, o Palmeiras venceu a equipe santista por 1 a 0, mas poderia ter saído com uma vantagem maior se Dudu tivesse convertido o pênalti anotado pela arbitragem aos 10 minutos da segunda etapa. A bola batida pelo atacante acabou explodindo no travessão.

Na partida de volta na Vila Belmiro, o camisa 7 não terminou nem o primeiro tempo em campo. Após confusão com o atacante santista Geuvânio, o árbitro Guilherme Ceretta de Lima expulsou os dois jogadores. Revoltado, Dudu partiu para cima do árbitro o empurrando. O Palmeiras acabou perdendo o jogo por 2 a 1, e o título ficou com os santistas na decisão por pênaltis.

A redenção

O camisa 7 foi fundamental na principal conquista da equipe em 2015, a Copa do Brasil. Na decisão, novamente contra o Santos, o time alviverde perdeu a primeira partida na Vila Belmiro por 1 a 0, mas no Allianz Parque, brilhou a estrela do craque do Verdão. Com dois gols de Dudu, o Palmeiras bateu o Santos por 2 a 1 e levou a decisão para os pênaltis, onde se consagrou campeão da Copa do Brasil de 2015.

Dudu terminou a temporada de 2015 com o título da Copa do Brasil e 16 gols marcados, se tornando um xodó da torcida palestrina.

Brasileirão 2016

O ano de 2016 não começou bem para o Verdão. Com eliminações no Paulista, Libertadores e Copa do Brasil, o time apostou tudo no campeonato brasileiro, torneio que a equipe não conquistava desde 1994 (22 anos). Dudu novamente foi um dos destaques do time. Após lesão de Fernando Prass, o baixinho ganhou a faixa de capitão e atuou em 33 jogos da equipe na competição. Marcou 6 gols e anotou 10 assistências, sendo o líder do brasileirão neste fundamento. O gol mais importante foi anotado na 36ª rodada contra o Botafogo. De cabeça, o camisa 7 fez o gol da vitória por 1 a 0, que deixou o Palmeiras a 1 ponto do título, que seria conquistado na rodada seguinte, diante da Chapecoense.

Dudu terminou a temporada de 2016 como um dos melhores meias do brasileirão, 9 gols e o título de campeão brasileiro de 2016, o segundo com a camisa do Palmeiras.

O único ano sem títulos

A temporada de 2017 não foi de conquistas para o Palmeiras, que acabou caindo no Campeonato Paulista diante da Ponte Preta, na Copa Libertadores para o Barcelona de Guayaquil e na Copa do Brasil para o Cruzeiro. No brasileirão, a equipe ficou com o vice-campeonato, perdendo o título para o arquirrival Corinthians.

Mesmo sem conquistas, o ano não foi de todo ruim para o craque Dudu, que entrou na seleção do Brasileirão 2017 e anotou 16 gols na temporada.

Polêmicas de 2018

O Palmeiras começou a temporada perdendo o título paulista em pleno Allianz Parque, para o rival Corinthians. O time, que passou 2017 em branco, começou a ser alvo de cobranças por boa parte da torcida. Na segunda rodada do Brasileirão, o Palmeiras bateu o Internacional por 1 a 0 no estádio do Pacaembu. O gol foi marcado por Dudu, que não comemorou, pois já havia recebido críticas em suas redes sociais. Após o ocorrido, cerca de 20 torcedores aguardaram a chegada do time em frente ao hotel de Buenos Aires, em que se hospedariam para partida válida pela fase de grupos da Copa Libertadores contra o Boca Juniors. Os torcedores presentes entoaram gritos e palavrões contra o camisa 7. A vitória por 2 a 0 sobre o Boca em plena La Bombonera, amenizou as críticas da torcida.

Nova volta por cima

O Palmeiras segurou o atacante, que após algumas polêmicas, rapidamente reconquistou o carinho da torcida, principalmente após a chegada do técnico Felipão. Dudu foi importante para que o alviverde chegasse até a semifinal da Copa Libertadores, onde a equipe não conseguiu superar o Boca Juniors, e ainda mais importante para a campanha do brasileirão de 2018, que terminaria com o décimo título brasileiro do Verdão.

A equipe ficou 23 jogos sem perder no Campeonato Brasileiro (maior sequência da história dos pontos corridos) e viu em seu camisa 7 a principal referência do time. O atacante marcou 7 gols no torneio e anotou 14 assistências. Um dos gols mais importantes ocorreu no maracanã, em jogo válido pela 31ª rodada. Dudu marcou o gol alviverde no empate contra o Flamengo por 1 a 1. A equipe carioca era o principal concorrente do Verdão ao título e o empate foi fundamental para manter a diferença de pontos.

Com o término da temporada, o atacante foi eleito o craque do brasileirão de 2018 e se firmou como ídolo do Alviverde com 3 títulos nacionais em 4 anos.

Início incomum em 2020

As competições da temporada 2020 se iniciaram com o Verdão vencendo na Libertadores e se destacando no Campeonato Paulista. Mas logo todos os torneios seriam paralisados devido à pandemia do novo coronavírus, atrapalhando o mais novo ano de Dudu com a camisa alviverde. Até o momento, o craque entrou em campo em dez oportunidades e guardou dois gols.

Números

Em 5 temporadas, Dudu disputou 295 jogos com a camisa alviverde e se tornou o maior artilheiro do time no século com 70 gols. Além disso, foram 54 assistências, 3 títulos nacionais e diversos títulos individuais.



De fato, o atacante e ídolo Dudu se tornou o símbolo da reconstrução palmeirense.


Palmeiras, Dudu, Trajetória, Ídolo, Allianz, Títulos, Qatar, Verdão





LEIA TAMBÉM: Luxa destaca a necessidade de ser decisivo nos últimos 90 minutos da final

LEIA TAMBÉM: Globo processa Turner para evitar que rival transmita jogos do Brasileirão se valendo da nova MP

LEIA TAMBÉM: [ENQUETE] Palmeiras por ser mandante ou Corinthians por retrospecto: quem é favorito no Allianz?


3027 visitas - Fonte: Verdaoweb.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Allianz Parque - TVGlobo
Palmeiras
Corinthians

Último jogo - Paulista

Qua - 21:30 - Arena Corinthians
Corinthians
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14