14/7/2020 09:48

Médico da FPF: Paulistão tem risco de contaminação, mas não como em SC

A interrupção do Campeonato Catarinense, anunciada nesta semana, acende um alerta quanto à retomada das competições de futebol durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) confia que o Estadual não terá "grandes surpresas", mas admite haver, sim, o risco de contaminação dos atletas.



"Nós temos que diminuir este risco o máximo possível, mas temos que ter consciência de saber conviver com o vírus, porque ele não vai embora de hoje para amanhã. A vida segue", afirma o médico Moisés Cohen, presidente da Comissão Médica da FPF, que considera "uma infelicidade" o ocorrido em Santa Catarina.

"Pode acontecer [no Paulistão], sim, mas temos que tentar tomar as providências justamente para evitar uma situação dessas", diz Cohen, que confia nos protocolos elaborados pela Federação e por consequência uma retomada segura do Estadual.

A FPF traçou diretrizes para a retomada dos treinos e também dos jogos. A ideia é que atletas e funcionários sejam testados à exaustão, inclusive ficando isolados em concentração para retomar as partidas. Do ponto de vista médico, a melhor opção seria organizar os jogos no modelo "bolha", adotado por exemplo pela NBA, mas a ideia foi descartada.

"O grande cuidado que estamos tomando no Paulistão é concentrar os atletas, ter um controle maior e mais de perto. A gente não deve ter surpresas grandes, porque os jogadores estão treinando e sendo testados, mas também não podemos fechar essa porta. Infelizmente, na medicina, e particularmente nesta questão da Covid-19, nem sempre dois mais dois é quatro. Temos que prestar atenção, mas ao mesmo saber que um caso ou outro pode acontecer. Não tem jeito, pode acontecer", admite Moisés Cohen.

No domingo (12), quatro dias após ter sido retomado, o Campeonato Catarinense voltou a ser interrompido devido aos sucessivos casos de Covid-19 entre atletas e funcionários dos clubes. Só na Chapecoense foram 14; no Figueirense mais dois, de testes feitos antes, mas divulgados apenas depois de um jogo contra o Juventus-SC. Com isso, o Estadual foi suspenso.

Já o Campeonato Paulista volta na próxima semana — no dia 22 —, enquanto o interior do Estado de São Paulo ainda vê casos e mortes por Covid-19 aumentarem a cada semana. Enquanto os números diminuem em boa parte da Região Metropolitana e do litoral, no interior ainda há quatro Departamentos Regionais de Saúde (DRS) na "fase vermelha" do combate à pandemia, aquela com mais restrições.

Muitos outros Estaduais do Brasil estão sendo retomados entre esta e a próxima semana: o Cearense voltou ontem; o Paraibano volta no sábado (18), um dia antes do Pernambucano; enquanto Gaúcho e Mineiro retornam nos próximos dias 23 e 26, respectivamente.



FPF, Médico, Paulistão, Contaminação





LEIA TAMBÉM:Galiotte fala sobre possíveis reforços, mas reitera objetivo de usar a base

LEIA TAMBÉM:Palmeiras resolve pendência com Atlético Nacional por percentual de Borja

LEIA TAMBÉM:Galiotte promete prêmio e medalha a Dudu, e já projeta retorno do atacante: “O Palmeiras é a casa dele”


1149 visitas - Fonte: esporte.uol

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Allianz Parque - TVGlobo
Palmeiras
Corinthians

Último jogo - Paulista

Qua - 21:30 - Arena Corinthians
Corinthians
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14