Rival do Palmeiras, Bolívar tem escolinha oficial em São Paulo como fonte para a base

30/9/2020 09:47

Rival do Palmeiras, Bolívar tem escolinha oficial em São Paulo como fonte para a base

Rival do Palmeiras, Bolívar tem escolinha oficial em São Paulo como fonte para a base

Sediado em La Paz, o tradicional Club Bolívar tem a possibilidade de abastecer suas categorias de base com atletas brasileiros. O time mais popular da Bolívia, adversário do Palmeiras na Copa Libertadores, possui uma escolinha oficial em São Paulo, cidade com numera colônia do país vizinho.







Os bolivianos constituem o maior grupo de estrangeiros na capital paulista, à frente dos portugueses. Em 2019, eram mais de 75 mil pessoas – o número tende a ser significativamente maior, já que muitos não figuram nas estatísticas oficiais. O projeto “Bolívar-Brasil”, não por acaso, fica no Canindé, um dos redutos dos imigrantes.



Criada em janeiro de 2017, a escolinha chegou a contar com 300 alunos. Atualmente, após seis meses de paralisação por conta da pandemia de covid-19, há cerca de 65 jovens em treinamento, a maioria bolivianos ou filhos de imigrantes com o sonho de iniciar trajetória no Bolívar.



A franquia oficial em São Paulo recebe alunos de seis até 17 anos de idade, independentemente da nacionalidade. A partir dos 12, os meninos mais promissores já passam a receber uma preparação diferenciada e, com 14, podem ser indicados para período de avaliação em La Paz.



“Mantenho contato constante com o coordenador das categorias de base do Bolívar. Periodicamente, recebo uma lista de carências. Por exemplo, ele me pede: ‘Preciso de um volante canhoto de 15 anos ou de um goleiro de 1,80m’. A partir disso, vamos encaixando”, explicou o técnico Artur Costa, coordenador da escolinha paulistana.



Uma vez aprovados no período de avaliação de 21 dias, os atletas são incorporados às categorias de base do Bolívar, maior campeão de seu país. O expoente da escolinha paulistana é o zagueiro Joel Ajno Sillo, de 19 anos, que já figura no elenco “pré-profissional” do site oficial do time de La Paz.



O Bolívar recebe royalties para ceder o nome à escolinha paulistana e tem prioridade para utilizar os jovens formados na unidade. Os atletas que não são aprovados pelo clube, porém, podem ganhar chance em times brasileiros, como Portuguesa, Juventus, União Mogi e AD Guarulhos.







Bolívar, Escolinha, São Paulo, Categorias de base, Verdão, Palmeiras



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





2889 visitas - Fonte: gazeta esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras