"Moderno" e sem medo da base: o que fez o Palmeiras contratar Abel Ferreira

31/10/2020 08:49

"Moderno" e sem medo da base: o que fez o Palmeiras contratar Abel Ferreira

Anunciado nesta sexta, técnico é esperado para iniciar trabalho nos próximos dias

O plano A era Miguel Ángel Ramírez. Nomes de Gabriel Heinze, Sebastian Beccacece, Ariel Holan e Quique Setien também foram relacionados. Entretanto, quem assume o Palmeiras é o português Abel Ferreira. Afinal, quais foram os motivos que convenceram Mauricio Galiotte e diretoria a investir no treinador que dirigia o PAOK, da Grécia?



Aos 41 anos e tratado como um dos destaques da nova safra de treinadores portugueses, Abel Ferreira é descrito como “completo” por pessoas ligadas à diretoria. Além do aspecto tático, analisado como moderno pelo Palmeiras (com a ideia de adaptar o time a cada adversário), que anunciou a contratação na noite desta sexta-feira, o olhar atento do profissional às categorias de base chamou a atenção.





Nas conversas, inclusive, o profissional português recebeu a indicação para observar o time sub-17 do Palmeiras. Em um dos diálogos para o acerto, brincaram que Abel "possui material para três temporadas".



Assim como Miguel Ángel Ramírez, do Independiente Del Valle, Abel Ferreira possui um trabalho sólido com as categorias de base, mas conta com uma vantagem na comparação ao antigo preferido para a função: trabalha há mais tempo entre os profissionais.



Enquanto Ramírez assumiu o clube equatoriano em 2019, o português virou treinador do Braga na primeira divisão em 2017. O espanhol, no entanto, possui no currículo a conquista da Copa Sul-Americana, enquanto Abel ainda busca o primeiro título como técnico entre os profissionais.



No processo de formação para ser treinador, Abel Ferreira trabalhou com a base no Sporting, um dos clubes portugueses com melhor desenvolvimento de jogadores. Na análise palmeirense, o treinador possui a transição de jovens atletas para o profissional como uma das maiores virtudes.





No currículo, Abel Ferreira carrega o desenvolvimento de dois jogadores relevantes no cenário europeu. No Sporting, trabalhou com Eric Dier, hoje no Tottenham e que defendeu a Inglaterra na Copa do Mundo de 2018. No Braga, o treinador lançou Francisco Trincão, comprado nessa temporada pelo Barcelona.



Esse trabalho direto com a base tem relação com o 2020 do Palmeiras. Depois de temporadas consecutivas de grandes investimentos, especialmente com o aporte da Crefisa, a diretoria “virou a chave” e olhou mais para os jovens formados no próprio clube.



Com Gabriel Menino, Patrick de Paula e Wesley como destaques da equipe na temporada, o Palmeiras bateu o recorde de jogos totalizados com garotos formados na própria Academia de Futebol neste século.



Em pouco mais de seis meses de bola rolando na temporada, os estreantes oriundos da base somaram 104 jogos até aqui. O número foi alcançado graças às estreias entre os adultos de Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan (atualmente emprestado ao Guarani), Angulo (hoje no Botafogo), Gabriel Silva, Danilo e Renan.



A marca dos jogos somados entre todos os promovidos de 2020 bate os 103 da geração de 2010, quando Gualberto, Daniel, João Arthur, Gabriel Silva, Anselmo, Vinicius, Patrik, Luis Felipe, Jean, Bruno Turco e Fernando debutaram pelo Palmeiras naquele ano.



Palmeiras, Técnico, Abel



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





2964 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras