Em uma virada excepcional, o Palmeiras, que perdia por 3 a 1 no primeiro tempo, venceu o Bahia por 5 a 3 na tarde deste sábado (14), no Centro Esportivo Praia do Forte, em Mata de São João-BA, e conquistou três importantes pontos pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.
LEIA TAMBÉM: Zé Elias critica Lucas Lima e o compara com corinthiano: "Parou no tempo"
Os gols palestrinos foram marcados por Vitinho, Fabricio, Ramon Cesar, Victor Michell e Ramon Rocha. O triunfo serviu de recuperação ao Verdão após revés na rodada passada e colocou o time na quarta colocação da fase classificatória, com 21 pontos, ao lado de Athletico-PR (5º) e Fluminense (3º).
O clube carioca, inclusive, é o próximo adversário do Palmeiras no Brasileiro Sub-20, em duelo marcado para domingo (22), às 15h, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, pela 13ª rodada.
Além do Brasileiro, o Alviverde vive uma maratona de jogos nesta temporada e também disputa o Paulista e a Copa do Brasil da categoria. No torneio estadual, o Verdão briga por um lugar nas oitavas de final, enquanto na competição mata-mata nacional o duelo por um lugar na semifinal é com o Internacional – na partida de ida, empate por 1 a 1.
O Brasileiro Sub-20 tem a participação dos 20 melhores clubes do Ranking Nacional. A primeira fase tem a disputa de jogos em turno único entre os times, classificando-se apenas oito para as quartas de final. Todos os confrontos do mata-mata terão partidas de ida e volta, com encerramento em janeiro de 2021.
O jogo
Os três primeiros minutos da partida foram assustadores para o time palmeirense, que viu o adversário abrir 2 a 0 no placar logo de cara. Vitinho, aos 12 minutos, diminuiu o prejuízo em belo chute colocado, mas viu o Verdão novamente nas cordas após o terceiro gol baiano, aos 25 minutos de jogo.
Pouco inspirado na primeira etapa, o Alviverde ainda foi para o vestiário com chances de igualar o marcador, já que Fabricio, nos acréscimos do período, soltou o pé de primeira, de fora da área, e vazou a meta defendida por seu xará.
Se tivemos cinco gols nos primeiros 45 minutos, a etapa final foi dotada de emoção. Com algumas mudanças por lesão, Wesley Carvalho mudou a forma de jogar do Verdão e chegou ao tento de empate aos 14: após cobrança de falta venenosa, Ramon Cesar enganou o goleiro Fabricio e botou a bola na bochecha da rede.
O empate inflamou ainda mais o time alviverde, que continuou em cima do Bahia em busca da virada. Robinho, por pouco, não guarda o quarto gol palmeirense após jogada de Marcelinho e grande defesa do goleiro adversário, que se chocou com a trave. Por outro lado, em saída errada do arqueiro palmeirense Mateus, os baianos quase ficaram à frente novamente, mas Vanderlan apareceu na hora certa e salvou a finalização em cima da linha.
O jogo ficou completamente aberto nos minutos finais do segundo tempo. O Palmeiras apostou nos contra-ataques e se deu melhor em busca da virada: aos 42, após rápido lançamento de Mateus, Vitinho carregou até a área adversária e tocou para Robson na direita. O meia deixou para Victor Michell, que chutou no cantinho de Fabricio e guardou o quarto gol alviverde.
Dois minutos depois, em lance semelhante, o lateral-direito Ramon Rocha recebeu passe de Pluas pela direita, tirou o defensor do Bahia para dançar e chutou de canhota, novamente no canto do arqueiro adversário, para anotar o quinto do Verdão e garantir os três pontos na excepcional virada palestrina.
Palmeiras Sub-20: Mateus; Garcia (Bruno Menezes), Carlos (Jonathan), Helder e Vanderlan; Ramon Cesar (Pluas), Vitinho e Juninho (Robson); Robinho (Victor Michell), Marcelinho e Fabricio (Ramon Rocha). Técnico: Wesley Carvalho.
Palmeiras, Sub-20, Virada, Bahia, Brasileirão, Verdão
3642 visitas - Fonte: palmeiras.com.br
Vitinho pode sobir para jogar junto profissional
Palmeiras uma das melhores base dó Brasil