21/11/2020 12:21

Recovery, dieta e analgésicos: Palmeiras preserva Weverton em meio a crise

Com o Palmeiras sem opções de goleiro reserva no elenco profissional, lidando com 22 desfalques em meio a um surto de covid-19, a presença de Weverton em campo se tornou ainda mais valiosa para o técnico Abel Ferreira. Depois do esforço para tê-lo na partida contra o Ceará, no meio da semana pela Copa do Brasil, os cuidados do Verdão têm sido redobrados para garantir a recuperação e escalação do jogador hoje (21), contra o Goiás, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No caso de Weverton, a preocupação do do Núcleo de Saúde e Performance (NSP) vai além da preservação de sua saúde perante uma pandemia. Se o Palmeiras já procura tornar as viagens de retorno da seleção brasileira menos desgastantes com a ajuda da patrocinadora, seu estafe também tem priorizado os trabalhos com seu estafe completo, envolvendo profissionais de medicina, odontologia, fisiologia, fisioterapia, massoterapia, preparação física e nutrição. Depois das partidas, por exemplo, o jogador é submetido ao uso de botas compressivas, piscina e ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios.


No voo de Montevidéu a Fortaleza, Weverton realizou o tratamento de recuperação aliado a uma dieta nutricional: "No avião, pudemos disponibilizar a bota, o tratamento anti-inflamatório e ainda o descanso com conforto. Fizemos também o recovery nutricional individualizado para a necessidade do atleta, preparado pelo setor de nutrição e que foi acompanhado por uma profissional do clube na aeronave. Quando unimos todos esses fatores, conseguimos deixá-lo no mesmo nível de recuperação dos outros atletas, ou próximo disso", contou o fisioterapeuta do clube, Marcelo Gondo.

"Ele não ter atuado como titular pode ter nos beneficiado, mas o fato de o Weverton ser goleiro não ameniza o desgaste e o trabalho de recuperação, porque ele treinou todos esses dias com a seleção. Os treinos específicos da posição de goleiro são muito intensos, então também há um desgaste grande", completou.

Atingido por um surto de covid-19 que simplesmente tirou dois times completos dos planos do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras vê Jailson e Vinicius Silvestre entre os infectados. Para o jogo contra o Goiás, as opções para definição do reserva de Weverton, então, estão na base: Leandro (sub-20), Mateus (sub-20) e Kaique (sub-17).

Em relação aos cuidados recomendados aos jogadores em tempos de pandemia, porém, o Palmeiras não tem hoje um trabalho diferenciado ao redor de seu renomado goleiro. Cabe a ele seguir o protocolo estabelecido pelo clube.

O risco além da pandemia

Após o empate contra o Ceará, em Fortaleza, ciente da situação delicada que o elenco palmeirense atravessa, o goleiro ressaltou a logística aplicada pelo clube, mas não conseguiu omitir o cansaço em meio a uma maratona particular. "Por mais que tenhamos tido todo esse conforto, na alimentação, num avião confortável, é cansativo. É difícil você estar em um país, viajar a noite toda para estar em outro e já jogar. Mas estou feliz de estar aqui e feliz pela classificação", disse.


Em outubro, Weverton foi titular contra o Peru e, em menos de 24 horas, jogou contra o Coritiba, no Allianz Parque. O sacrifício do goleiro "desobedece" os estudos científicos e até mesmo o protocolo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que determina o intervalo de 66 horas de um jogo para o outro.

Para o Dr. Moisés Cohen, especialista em medicina esportiva, os impactos deste tipo de maratona pode agravar o surgimento de lesões, mesmo que sejam tomadas medidas preventivas.

"Existe a maior possibilidade de lesão por conta da fadiga e sobrecarga da atividade física. Mas nós vemos isso também em Copa do Mundo e Mundial, quando acontecem muitos jogos em um curto período. Mas sempre existe esse risco. O que ajuda bastante é o fato de o Palmeiras ter um departamento médico excelente. Do contrário, o número de jogadores machucados seria muito maior".





Palmeiras, Weverton, Tratamento



LEIA TAMBÉM: CBF altera horário de segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio; confira

LEIA TAMBÉM: Gabriel Menino sofre entorse no tornozelo e vai passar por exames

LEIA TAMBÉM: Palmeiras solicita adiamento de clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista




1818 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

José Cândido     

Eu também acho que o Guerra e o Léo Passos que ta no América mineira deve voltar

Hora de aproveitar o Guerra

Cleilton Tiago     

Integracao de Guerra no Palmeiras.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Dom - 18:00 - Allianz Parque - Premiere,Globo,SporTv
Palmeiras
Grêmio

Último jogo - Campeonato Paulista

Qua - 19:00 - Arena Neo Química
Corinthians
2 2
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Santo André
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
22 12 6 4 2 17 6 11 EEEDV
20 12 6 2 4 14 13 1 EDDED
19 12 4 7 1 12 8 4 VEEDV
11 12 3 2 7 9 23 -14 DVDVD
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Santo André
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
22 12 6 4 2 17 6 11 EEEDV
20 12 6 2 4 14 13 1 EDDED
19 12 4 7 1 12 8 4 VEEDV
11 12 3 2 7 9 23 -14 DVDVD
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Guarani Campinas
3 Bolívar
4 Tigre
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
13 5 4 1 0 12 2 10 VVVEV
10 5 3 1 1 10 5 5 VDVEV
4 5 1 1 3 4 10 -6 DVDED
1 5 0 1 4 3 12 -9 DDDED