23/1/2021 09:15

Falta uma semana: como estão Palmeiras e Santos antes da final da Libertadores

O torcedor está ansioso. Porém, ainda há um pequeno caminho para Palmeiras e Santos antes da decisão da Copa Libertadores, marcada para o próximo sábado, às 17h (de Brasília), no Maracanã. Sete dias antes do jogo, mostraremos o panorama atual dos dois finalistas e os próximos passos, pensando no jogão no Rio de Janeiro.

Enquanto aguardam a final, Palmeiras e Santos seguem em ação no Campeonato Brasileiro. Ambos brigam por vagas para a próxima edição da Libertadores, com vantagem até aqui para o time alviverde, após 30 partidas de cada clube na Série A.

O time comandado por Abel Ferreira ocupa a quinta colocação com 51 pontos. São seis pontos a mais na comparação com os atletas comandados por Cuca, que atualmente ocupam a nona colocação na tabela de classificação.

Confira o raio-X e os próximos passos dos finalistas:

Momento

Palmeiras tem embalo freado pelo Flamengo

Desde a classificação contra o River Plate, o Palmeiras viveu duas excelentes noites e uma bem abaixo, pelo menos na questão do desempenho. No empate por 1 a 1 contra o Grêmio, a equipe dominou o rival da final da Copa do Brasil, mas acabou vazada e precisou de Weverton no fim para evitar a derrota no Allianz Parque.

Na sequência, novamente na arena, uma das noites mais especiais da temporada. Contra um embalado Corinthians, que ainda briga por vaga na Libertadores do ano que vem, o Palmeiras sobrou e goleou o maior rival por 4 a 0. Desde 2004, a equipe alviverde não superava o adversário alvinegro por essa diferença de gols.

A retomada de desempenho, contudo, acabou freada na quinta-feira. Contra o Flamengo, a equipe de Abel Ferreira apresentou dificuldades ao ser pressionada e pouco criou contra o time comandado por Rogério Ceni. Em Brasília, os cariocas se saíram melhores e venceram por 2 a 0, afastando o Palmeiras da briga pelas primeiras posições.

Santos estaciona no Brasileirão

Depois de eliminar o Boca Juniors em uma noite brilhante na Vila Belmiro, o Santos entrou em campo outras duas vezes pelo Campeonato Brasileiro: venceu uma e perdeu outra, estacionando na tabela de classificação.

No domingo, a equipe comandada pelo técnico Cuca foi a campo com força máxima. O treinador decidiu não poupar seus principais jogadores, já que ainda tinha duas semanas até a decisão contra o Palmeiras. E o resultado apareceu: o Santos venceu o Botafogo por 2 a 1, na Vila Belmiro.

O bom desempenho, porém, não se repetiu no meio de semana. Já com muitos reservas, de olho na partida contra o rival, o Peixe perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza. O Santos teve até chance de abrir o placar de pênalti, mas Jean Mota desperdiçou a cobrança.

Desfalques? Retornos?

Palmeiras: Gómez volta, e Pitbull segue como dúvida

A uma semana da decisão no Maracanã, o Palmeiras conta com três boas notícias. No treino de sexta-feira, o zagueiro Gustavo Gómez trabalhou normalmente e está próximo de retornar ao time, após lesionar a virilha contra o River Plate. A atividade também contou com Patrick de Paula e Gabriel Veron, desfalques em Brasília.

A grande expectativa recai sobre a presença de Felipe Melo. O volante, que possui poucas chances de estar em campo no próximo sábado, tenta acelerar a recuperação e estar à disposição de Abel Ferreira. O próprio treinador português, contudo, diz que o veterano agora pode ajudar mais fora do que dentro de campo.

Santos: Alison é dúvida, e Jobson está fora

O Santos tem duas dúvidas para a partida contra o Palmeiras. O volante Alison testou positivo para Covid-19 num exame realizado no dia 15, sexta-feira. O capitão do Peixe precisará ficar pelo menos 10 dias em isolamento para voltar a treinar.

Se estiver liberado para retornar aos trabalhos, Alison precisará, também, de um teste negativo para Covid-19 num exame PCR realizado depois do dia 25 – ou seja, a partir de segunda-feira até o dia da final – para jogar no Maracanã.

Quem também não sabe se estará à disposição de Cuca é o zagueiro Alex. Ao contrário de Alison, o defensor é reserva, mas também é utilizado pelo treinador com frequência. Ele torceu o tornozelo durante um treino nesta semana e ainda aguarda o resultado do exame de imagem para saber se tem lesão.

Em contrapartida, Cuca já sabe que não contará com o volante Jobson. O jogador, também utilizado constantemente, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e não tem prazo para voltar aos gramados.


Escalações

Palmeiras: dúvidas para definir os 11

Patrick de Paula ou Raphael Veiga? Zé Rafael segue no time? Menino atuará como lateral ou meio-campista? Abel tem uma semana para esclarecer as dúvidas antes do jogo mais importante da temporada.



Santos: time quase pronto

Se contar com o volante Alison, Cuca terá força máxima para a final contra o Palmeiras. A escalação não deve fugir do que o treinador levou a campo na semifinal contra o Boca Juniors, na Vila Belmiro.

Agora, se Alison não se recuperar da Covid-19, o Santos deve entrar em campo com Sandry no meio de campo. O restante do time não deve mudar.



Programação

Palmeiras: duas viagens e reencontro com Luxa

Antes de encarar o Santos, o Palmeiras entra em campo neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), para enfrentar o Ceará, em Fortaleza. Será a segunda viagem da equipe em menos de uma semana, já que o time foi até Brasília na quinta para enfrentar o Flamengo.

Após o confronto de domingo, o Palmeiras volta a São Paulo, treina na segunda e recebe o Vasco na terça, às 20h, no último compromisso antes da decisão contra o Santos. O time de São Januário, por sinal, é atualmente comandado por Vanderlei Luxemburgo, antigo treinador palmeirense.

A delegação descansa na capital paulista na terça, vai ao Rio de Janeiro na quarta-feira e ficará hospedada em um hotel na Barra da Tijuca. O Palmeiras ainda monta detalhes finais da logística que levará o elenco para o palco da final da Copa Libertadores.

Santos: dois jogos em 50 horas

O Santos terá uma agenda cheia antes de entrar em campo contra o Palmeiras valendo o título da Libertadores. Depois de perder para o Fortaleza, fora de casa, o Peixe se reapresenta no CT Rei Pelé neste sábado.

No domingo, a equipe comandada pelo técnico Cuca já entra em campo novamente para enfrentar o Goiás, na Vila Belmiro, às 18h15 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira, mais uma viagem: para Belo Horizonte.

Por fim, o Santos enfrenta o Atlético-MG na terça-feira, 50 horas depois da partida diante do Goiás. O último duelo antes da final da Libertadores será disputado na terça-feira, às 20h, no Mineirão, também pelo Brasileirão.

A delegação santista chega ao Rio de Janeiro na quarta-feira para se preocupar apenas com a final da Libertadores.







Palmeiras, Final, Libertadores, Santos



LEIA TAMBÉM: CBF altera horário de segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio; confira

LEIA TAMBÉM: Gabriel Menino sofre entorse no tornozelo e vai passar por exames

LEIA TAMBÉM: Palmeiras solicita adiamento de clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista




2523 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Dom - 18:00 - Allianz Parque - Premiere,Globo,SporTv
Palmeiras
Grêmio

Último jogo - Campeonato Paulista

Qua - 19:00 - Arena Neo Química
Corinthians
2 2
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Santo André
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
22 12 6 4 2 17 6 11 EEEDV
20 12 6 2 4 14 13 1 EDDED
19 12 4 7 1 12 8 4 VEEDV
11 12 3 2 7 9 23 -14 DVDVD
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Santo André
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
22 12 6 4 2 17 6 11 EEEDV
20 12 6 2 4 14 13 1 EDDED
19 12 4 7 1 12 8 4 VEEDV
11 12 3 2 7 9 23 -14 DVDVD
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Guarani Campinas
3 Bolívar
4 Tigre
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
13 5 4 1 0 12 2 10 VVVEV
10 5 3 1 1 10 5 5 VDVEV
4 5 1 1 3 4 10 -6 DVDED
1 5 0 1 4 3 12 -9 DDDED