O Palmeiras está classificado para o primeiro Mundial de Clubes com 24 times?

9/2/2021 13:20

O Palmeiras está classificado para o primeiro Mundial de Clubes com 24 times?

O Palmeiras está classificado para o primeiro Mundial de Clubes com 24 times?

Antes de contar a história toda, é preciso responder à pergunta que está no título: é provável, mas não podemos cravar. Afinal, a Fifa não sabe. A Conmebol também não sabe. E a CBF não sabe.



O novo Mundial de Clubes não tem data definida para ser realizado pela primeira vez. E, justamente por isso, não tem critérios de classificação definidos. Portanto, é impossível assegurar a presença do Palmeiras (ou do Flamengo, campeão da Libertadores de 2019) em sua primeira edição.



Em março de 2019, a Fifa anunciou a criação de seu novo Mundial de Clubes, a ser disputado a cada quatro anos por 24 times.



A primeira edição seria em junho de 2021, e o novo torneio substituiria outros dois no calendário, que eram considerados fracassos de crítica, público e qualidade técnica: a Copa das Confederações e o velho (atual, na verdade) Mundial de Clubes, este do qual o Palmeiras foi eliminado pelo Tigres.



A ideia da Fifa era organizar o primeiro Novo Mundial de Clubes em junho de 2021, na China. A pandemia do coronavírus destruiu todos os planos.



Primeiro, a Copa América e a Euro, que seriam disputadas em junho/julho de 2020, foram adiadas por um ano. A Fifa cedeu a janela no calendário de 2021 para que as confederações sul-americana e europeia organizassem seus torneios de seleções. Assim, o Novo Mundial de Clubes ficou sem espaço.



Sem lugar em 2021, o Mundial poderia ser empurrado para 2022, mas é difícil que a Fifa tope organizar um Mundial de Clubes no mesmo ano de uma Copa do Mundo. O calendário vai continuar apertado: haverá pouco espaço para jogos entre seleções, a ponto de o sorteio dos grupos da Copa ter que ser realizado antes do fim das repescagens. Além disso, a ECA (Associação dos Clubes Europeus, na sigla em inglês) certamente vai reclamar do excesso de jogos.



O presidente da Fifa já admitiu publicamente que o Novo Mundial de Clubes talvez fique para 2023. Essa indefinição torna muito difícil prever quais serão os critérios de classificação que as confederações continentais vão escolher para definir seus representantes.



Pelo desenho atual do torneio, a Conmebol tem direito a seis vagas. Quem deve ir? Há infinitas combinações possíveis:



- os quatro campeões mais recentes da Libertadores (2022, 2021, 2020 e 2019), além dos dois campeões mais recentes da Sul-Americana (2022 e 2021)?



- E se houver campeões repetidos?



- E se um time ganhar os dois torneios nesse período, quem herdaria as vagas? Os vices?



- O ranking da Conmebol vai servir para algo?



Não há respostas.





No final de 2019, a Conmebol chegou a trabalhar na ideia de elaborar um campeonato específico que daria duas vagas ao Novo Mundial de Clubes da Fifa. O plano da confederação era enviar diretamente os dois campeões mais recentes da Libertadores e da Sul-Americana (que na época seriam os de 2020 e 2019) e reservar as duas vagas restantes para este novo torneio, que seria disputado por todos os campeões da história da Libertadores, obviamente excluídos os que já tivessem a vaga direta.



A ideia de uma Supercopa dos Campeões da Libertadores gerou reação imediata da CBF e da AFA, porque ocuparia ainda mais o calendário dos clubes. Os critérios de classificação para o Novo Mundial de Clubes da Fifa seriam discutidos para valer nas reuniões do Conselho da Fifa que seriam realizadas em março de 2020 no Paraguai.



A explosão da pandemia, assim como adiou a Euro e a Copa América, adiou para valer essa discussão. Não há como debater os critérios de classificação para um torneio que ainda não tem nem data marcada.



Dentro de toda essa indefinição, ainda existe uma disputa entre Fifa (que organiza o torneio) e Conmebol (que indica seus representantes): a entidade continental quer que a Copa Sul-Americana seja um caminho até o Novo Mundial de Clubes; enquanto a entidade com sede em Zurique prefere que todos os representantes da América do Sul venham da Copa Libertadores, que é o principal torneio, o que reúne mais qualidade técnica e apelo comercial.



O ge ouviu fontes de todas as entidades, pessoas que falaram em condição de anonimato porque não há posição oficial a ser divulgada, e ainda há muitos nós a serem desatados até se possa confirmar (ou descartar) a presença do Palmeiras (ou do Flamengo) no Novo Mundial de Fifa.



Existe, por parte dos dirigentes envolvidos, a vontade de que Palmeiras e Flamengo estejam na primeira edição do torneio. Mas só será possível ter essa certeza quando o torneio tiver uma data, e quando Conmebol e Fifa se acertarem sobre os critérios de classificação.



No Palmeiras, o assunto gera uma expectativa natural, mas ainda é tratado com muita cautela. O cenário de indefinição de diversos lados faz o clube aguardar definições sobre a realização do torneio.



Para a edição de 2021 do Mundial de Clubes da Fifa, o formato atual da competição será repetido, com apenas um representante sul-americano, o campeão da Libertadores, e o torneio será disputado no Japão, em dezembro.







14343 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Doni Prado     

Se assim for é melhor a CBF começar a se organizar pq com esse calendário di futebol brasileiro nossos times serão prejudicado como ja é. Comparare os times da libertadores e fo mundial e vejam quantos jogos eles fazem por temporada e veja quantos jogos fazem os brasileiros. Neste vejam o Palmeiras

Altino Lima     

Concordo plenamente com o Marcelo Salim! Foi uma grande sacanagem..

Mauricio Marques     

Se realmente fizerem esse campeonato, ai sim vou considerar o mundial mais importante que a libertadores. Pq vc joga dois jogos e é campeão mundial.

Rogério M     

Montem um time de verdade pra ganhar e parem de enganar o torcedor ! Passou do River por sorte ! Passou do Santos por sorte ! Parou no Tigres. Esse time tem diversas deficiencias, aproveitem para corrigi-las e contratem o necessario pra ser campeão do mundo !

Concordo com você, Wlamir. Notícia de informação inútil! A Fifa nos últimos anos está fazendo besteira, pra quê pública esta matéria sem nada definido. Porque não deixa com está, com cada time do seu continente a sê representada como nós sabemos, mas do que justo o campeão do continente disputa o mundial. Eu fico pensando é este novo mundial de clubes que querem implantar de quatro em quatro anos, é boa ideia fazer isto. E os anos que não houver mundial, como vai ficar. Gente são clubes de futebol e não seleções, todo ano têm campeão no seu país, no seu continente. Ou não vai haver libertadores da América todos os anos? Fifa vai pro caraío!

Wlamir De Salvi     

Que matéria mais inútil,pois ninguém tem certeza de nada, então para que publicar.Parece até aquela história de que o mudo ligou para o surdo,para convidar o cego para ir ao cinema, até hoje ninguém se encontrou.Que falta de assunto,rss

Essa Fifa e Comebol é um circo de horrores.

El River Gamer     

Boa galera mais uma chance, no próximo mundial, vemos ter fé

El River Gamer     

Boa, temos mais uma chance

Marcelo Salim     

Vao dar um jeito de incluir o CU rintian igual fizeram em 2000 onde levaram o campeao brasileiro de 99 e o da Libertadores levaram o Vasco de 98 pq a final era no RJ e tinha q ter um carioca na jogada ... ai prometeram o Verdao no Mundial do ano seguinte mas cancelaram e era o ano q o Palmeiras tinha time pra ser campeao .... foi a maior sacanagem q ja fizeram com o Verdao .... depois do cancelamento a Parmalat saiu e desmancharam o time e a historia todos ja sabem

Agora só falta a FIFA dizer que os Mundias só em validos os a partir de 2022.Se isso acontecer vai virar casa da irene

Miguel Garcia     

Na verdade essa FIFA só faz merda

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade