19/4/2021 10:19

Palmeiras encontra dificuldade em adaptação a novo sistema

No empate sem gols contra o Botafogo-SP, no domingo, pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras entrou em campo pela segunda vez consecutiva em um sistema com três zagueiros. O Verdão, no entanto, tem tido dificuldades para se adaptar ao novo estilo.



Tanto contra o Botafogo quanto na derrota para o São Paulo, na sexta-feira, o Palmeiras pouco criou. Os problemas encontrados pela equipe de Abel Ferreira nos dois jogos podem ser explicados pelo calendário apertado e falta de atletas à disposição.

Em cinco dias, o Alviverde entrou em campo três vezes, sendo duas em um esquema com três zagueiros. Com a maratona de jogos, o Verdão acabou utilizando três equipes diferentes. Apenas Weverton, Matías Viña, Kuscevic e Wesley participaram de duas das partidas como titulares.

Sendo assim, Abel Ferreira teve pouco tempo para tentar implementar o novo sistema nos treinamentos. Os atletas ainda precisaram superar a falta de entrosamento, já que os times utilizados foram alternativos.

Contra o São Paulo, Danilo Barbosa, Kuscevic e Alan Empereur formaram o trio de zaga. Já diante do Botafogo, a linha foi composta por Renan, Kuscevic e Vanderlan. Em ambos os casos, Kuscevic atuou centralizado.

Dentre os três que enfrentaram o Pantera, apenas o chileno era destro. Mesmo assim, Renan foi quem acabou ficando pela direita. A Cria da Academia teve uma boa atuação, mas muitas vezes precisava ajeitar a bola para o pé esquerdo, atrasando a sequência das jogadas e dando tempo para a defesa adversária se postar.

Em entrevista coletiva após a partida em Ribeirão Preto, Abel Ferreira falou sobre a opção do sistema com três zagueiros e escolha por Kuscevic centralizado.

"Não vale a pena falar sobre o sistema, isso é assunto do treinador. Todos os sistemas tem vantagens e desvantagens. É um sistema que pode ser super ofensivo. Nunca disse que gostava de jogar só em um sistema, o 3-5-2, o 3-4-3 e o 4-3-3 são sistemas que eu gosto de jogar. Quando o Palmeiras me contratou, eu jogava de fato com três zagueiros, mas com jogadores muito agressivos por fora. Hoje a ideia era que o Vanderlan e o Renan fossem agressivos carregando por fora. Não coloquei o Kuscevic pelo lado direito porque, infelizmente, foi o único jogador que jogou há dois dias e o único que se lesionou", disse.

Abel Ferreira também utilizou um sistema com três zagueiros em fevereiro, na vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro de 2020. Na ocasião, Kuscevic atuou pela direita e Renan pela esquerda, enquanto Gustavo Gómez ficou centralizado.

Nos últimos dois compromissos alviverdes, Abel não teve todos os atletas à disposição. Visando a estreia na Copa Libertadores, o Verdão não entrou com força máxima em nenhum dos confrontos. Contra o Botafogo, inclusive, apenas 17 atletas foram relacionados.



O Palmeiras volta a campo na quarta-feira, às 21 horas (de Brasília), para enfrentar o Universitario, do Peru, em Lima, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. No Paulistão, o Verdão é o terceiro colocado do Grupo C, com nove pontos conquistados após seis partidas disputadas.

Palmeiras, Verdão, Abel



LEIA TAMBÉM: Retorno do Dudu tem contagem regressiva dos torcedores e clima de festa no clube

LEIA TAMBÉM: Al Duhail não exerce direito de compra, e Palmeiras anuncia retorno de Dudu

Após confirmar retorno, Palmeiras tenta antecipar liberação para contar com Dudu já nos próximos dias




1542 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Altino Lima     

O Palmeiras não precisa do bossal do Renato Gaúcho, ja temos un técnico muito competente. Precisamos, sim, de reforços! Infelizmente o Dir de futebol é muito fraco!!

O palmeiras tem que definir quem vai disputar o paulista e quem vai disputar a libertadores deixa o cebola comandar no paulista e o Abel na libertadores e o resto o Abel esta muito sobre carregado Edu dracena ze roberto emais outros diretores tambem tem que chamar mais a responsabiliidade eu acho que o Abel tem que falar de calendario isso e coiza para diretores o palmeiras tem elenco e so admnistrar direitinho que dá pra enfrentar essa maratona o vanderlei quando ele so treinava era o melhor treinador do mundo quando ele comecou entrar em outras areas que nao era de sua competencia o vanderlei se apagou e com Abel esta acontecendo mesma coiza ele tem treinar o time da libertadores e deixar o campeonato paulista para o cebola e a base

Marcos Bruniera     

O Luan ja foi embora será? Um sonho ler .... LUAN e LUCAS LIMA deixam o Palmeiras

Carlos Mucio     

Contrate urgente um zagueiro é um camisa 9. Coloca uns jogadores na transação. Renato Gaúcho esta livre. Pense alto Galiote. Barros e Leila Pereira. Rumo ao tri da libertadores.

Luan não é pior que nenhum desses zagueiros

Rogério M     

O problema nao é o sistema e sim quem jogou !

Rafael Zansavio     

Luan titular nao

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Libertadores

Ter - 19:15 - Allianz Parque - ConmebolTV
Palmeiras
Defensa y Justicia

Último jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
Corinthians
0 2
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Bragantino
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Ituano
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
23 12 6 5 1 15 7 8 VVEEE
21 12 6 3 3 18 10 8 DDVVV
19 12 5 4 3 17 12 5 VEDED
13 12 4 1 7 10 14 -4 DVVDD
Untitled Document
Classificação
1 Palmeiras
2 Defensa Y Justicia
3 Independiente Del Valle
4 Universitario
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
9 3 3 0 0 10 3 7 VVV
4 3 1 1 1 5 3 2 EVD
1 2 0 1 1 1 6 -5 ED
0 2 0 0 2 2 6 -4 DD