[ANÁLISE] Palmeiras mostra falta de atitude e não encontra resposta para problema recorrente no setor ofensivo

13/6/2021 09:00

[ANÁLISE] Palmeiras mostra falta de atitude e não encontra resposta para problema recorrente no setor ofensivo

Time sai na frente cedo, mas recua demais e sofre para voltar a criar perigo para Cássio, enquanto toma sustos com meio-campo formado por dois meias e Felipe Melo

[ANÁLISE] Palmeiras mostra falta de atitude e não encontra resposta para problema recorrente no setor ofensivo

Ao abrir o placar contra o Corinthians aos três minutos de jogo, o Palmeiras parecia ter caminho aberto para recuperar a paz depois da eliminação precoce na Copa do Brasil, mas não foi o que aconteceu.







Com postura que deixou a desejar e novamente dificuldades para enfrentar equipes mais fechadas, o Verdão terminou o Dérbi, pela terceira rodada do Brasileirão, com um empate amargo no Allianz Parque.





Ainda que desfalcado do trio Weverton, Gustavo Gómez e Viña, que disputa a Copa América, além de jogadores machucados como Danilo, Danilo Barbosa e Patrick de Paula, o Palmeiras entrou em campo com uma equipe forte.





E o belo gol de Raphael Veiga logo no início ainda deu ao time de Abel Ferreira a possibilidade de executar sua estratégia favorita: marcação agressiva e contra-ataque para resolver o jogo. Mas não foi o que aconteceu no clássico.





O Verdão adotou uma estratégia muito defensiva, com o time recuado e dando campo ao Corinthians. Durante boa parte do primeiro tempo, o rival não teve chances claras, mas a falta de uma atitude mais agressiva fez com que o Palmeiras também ficasse longe da meta de Cássio - só houve outra grande chance no primeiro tempo, em que Gustavo Scarpa acertou a trave.





O castigo veio logo no começo do segundo tempo, em uma jogada que a defesa alviverde foi envolvida pela troca de passes corintiana. E a partir do 1 a 1, aos nove minutos da etapa final, o Verdão se viu diante de seu maior problema: passar por times fechados.





Abel escalou o Palmeiras com dois meias e três atacantes, um esquema em que se espera ter velocidade pelos lados e criação por dentro. Mas assim como aconteceu contra o CRB (em que apesar das mais de 30 finalizações foram poucas chances claras), o time teve dificuldades para chegar na área.





Quando o Corinthians passou a se defender mais, o Verdão trocava passes na sua primeira linha com a bola (Luan, Renan e Victor Luis), e Scarpa e Veiga muitas vezes tinham de voltar o jogo por falta de opção à frente.





Em uma das raras vezes em que conseguiu trabalhar e entrar na área, o Palmeiras até fez o segundo gol, mas o lance foi anulado pelo VAR graças ao impedimento de Rony no início da jogada. Para Abel, o time perdeu dois pontos. E é verdade - mas não por pecar na finalização, e sim pela postura retraída demais e os problemas depois do empate.





Ao longo da temporada, o Palmeiras já atuou em diversos esquemas: com três zagueiros, dois volantes e três atacantes, agora dois meias e três na frente... e ainda que esta última opção teoricamente favorecesse o ataque, não funcionou no Dérbi – inclusive defensivamente.





Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga deram muito espaço no setor para o Corinthians trocar passes, em certos momentos até com um clarão na intermediária ofensiva alvinegra. Quando tiver de volta Patrick ou Danilo, é possível pensar novamente nesta opção, já que os garotos têm maior mobilidade do que o camisa 30.





Mas neste momento é preciso reavaliar. Caso encontre mecanismos para proteger melhor o time usando os dois meias e Felipe Melo, restará a Abel aperfeiçoar a movimentação na frente com eles. Mas se com este esquema a equipe ficar desequilibrada e seguir com pouco poder ofensivo, será necessário pensar em mais uma mudança.





O momento é cruel para o técnico português, que vê a equipe acumular resultados ruins enquanto convive com muitos desfalques. Só que ainda é possível encontrar melhores saídas com as opções que restam. Com um pouco mais de agressividade, a situação já seria bem mais tranquila neste domingo.







A próxima chance de recuperação será na quarta-feira, às 21h30, contra o Juventude, em Caxias do Sul, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.



#palmeiras #verdao #alviverde #derbi #analise



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





2451 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Vítor De Folco     

Essa Diretoria composta por neófitos de futebol, deveria pelo menos dispensar Lucas Lima por justa causa por Desídia, caracterizada por falta de empenho previsto no art. 482 da CLT, dando um bom exemplo aos demais jogadores que assim agem .

Celso Inoue     

Faltam jogadores de qualidade e raçudos em algumas posições . Com esses alguns jogadores que o Verdão tem no plantel , podem trazer melhor treinador que , pode ganhar alguns jogos mas , vai voltar o que está agora , sem comprometimento dos jogadores . Muitos jogadores mercenários , só querem receber o salário, e nada mais .

E serviu Weslwy que limpou para Veiga marcar. Unico momento de lucidez de Ronj, que voltou a ser Roni

Para quem era o cruzamento fo Roni, para o nove que não temos, a zaga deu uma colaborada e

Roberto Tolin     

O problema é o de sempre, ataque fraco, com um centro avante lento que não consegue acompanhar a velocidade do rony cabeça de bagre. Nesse jogo, o que mais pesou foi a falta de raça e a vontade de se impor depois que fez o gol, só foram acordar faltando 15 minutos para acabar o jogo.

Jorge Shibata     

Num clássico que as oportunidades são raras, L.Adriano, Breno Lopes não podem podem jogar as oportunidades fora, Rony precisa prestar mais atenção na posição dentro de campo, é o Rei dos impedimentos . Felipe Melo não da mais pra jogar devolante, muito lento, ele deveria ter aconpanhado o Gabriel no gol, Vitor Luis lamentável. Enfim, precisamos de 2 laterais, um meia mais regular pq em jogo grande Veiga some, pro ataque um nome barato, não é craque mas marcaria o gol que LA perdeu, tbm não perderia tanto penaltis como ele, GILBERTO

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras