Há 79 anos, pressão do governo fez Palestra Itália se tornar Palmeiras

14/9/2021 17:29

Há 79 anos, pressão do governo fez Palestra Itália se tornar Palmeiras

Há 79 anos, pressão do governo fez Palestra Itália se tornar Palmeiras

O dia 14 de setembro de 1942 foi marcante para a história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Há 79 anos, o clube deixou de se chamar Palestra Itália e passou a ter o nome que leva até hoje, sendo forçado a abandonar sua antiga identidade pelo contexto histórico em que se inseria.



Em meio à Segunda Guerra Mundial, o Palestra Itália foi obrigado a mudar de nome, já que fazia referência a um adversário do Brasil no combate. De um lado, estavam os Aliados, formados por Estados Unidos, Inglaterra, França e, posteriormente, União Soviética. Do outro, Alemanha, Itália e Japão integravam o Eixo. O Brasil optou por se aliar ao primeiro grupo.







A partir do momento em que o presidente Getúlio Vargas tomou a decisão, foi determinado que referências aos países do Eixo seriam proibidas em território nacional. Assim, instituições brasileiras foram forçadas a mudar de nome, evitando perseguições.







Em um primeiro momento, o Palestra Itália passou a se chamar Palestra de São Paulo. Como o governo seguiu descontente, o clube optou por adotar o nome Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras.



A pressão do Estado gerou também uma mudança na identidade visual do clube. O vermelho foi deixado de lado, com a manutenção do verde e branco. O escudo, que levava as iniciais de Palestra Itália, passou a ter apenas a letra "P",







Seis dias após a oficialização das mudanças, o Palmeiras enfrentou o São Paulo, precisando vencer o jogo para conquistar o Campeonato Paulista de 1942. O Verdão entrou em campo carregando uma bandeira do Brasil e superou o Tricolor por 3 a 1. O episódio histórico ficou conhecido por "Arrancada Heroica".



Palmeiras



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





2946 visitas - Fonte: gazetaesportiva.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Marcos Bruniera     

Parabens ao nosso lindo e eterno (PALESTRA ITÁLIA)... (PALEMIRAS)... Sempre em nossas mentes e corações! AVANTE PALESTRA.

Carlos Santos     

O tal Robert Merda Ferreira de boca fechada é um poeta.

Perdeu a chance de ficar com o bueiro fechado!

Nilson Severino     

Robertmf Ferreira, essa história é para ser repetida sempre, principalmente onde a bambizada forçou o Palmeiras mudar de nome e queria se apropriar do Parque Antártica. Seu comentário foi extremamente infeliz.

Podem arranjarem uma notícia e outras mais, porque pra esquecer esse fiasco esse papelão dessa derrota do Palmeiras para os reservas do Flamengo vai ser difícil viu, e agradeço o momento em que o Flamengo não pôde jogar com todos seus titulares, porque se não o vexame e a surra podia ser maior.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras