GENIAL! Abel Ferreira planejgou esconder o jogo e surpreender Flamengo para chegar ao mundial

29/11/2021 11:29

GENIAL! Abel Ferreira planejgou esconder o jogo e surpreender Flamengo para chegar ao mundial

GENIAL! Abel Ferreira planejgou esconder o jogo e surpreender Flamengo para chegar ao mundial

Abel Ferreira tem apenas um ano de Palmeiras, mas já se colocou entre os grandes técnicos da história do clube, em um grupo que tem nomes como Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari. Ao conquistar sua segunda Copa Libertadores neste sábado, em Montevidéu, o português concluiu com sucesso seu plano, que movimentou torcida e funcionários antes da decisão com o Flamengo.

Ao perder para o São Paulo com reservas no Allianz Parque, Abel gerou a ira de muitos e avisou: "Temos um plano e vamos segui-lo até o fim". Pouco importava para ele a luta do rival contra o rebaixamento. O foco era se preparar bem para a final da Libertadores.


Por conta da sequência de jogos a cada três dias, a comissão técnica tomou a decisão de nas quatro partidas antes da decisão dividir o elenco em dois: os titulares atuariam contra Fluminense e Fortaleza, e os reservas contra São Paulo e Atlético-MG.

Os jogadores foram avisados de que a ideia era deixar todos em boas condições de jogo – apenas Felipe Melo, com dores no joelho, tinha algum problema físico. E ainda assim entrou na prorrogação da final.

A parte seguinte do plano passava pela estratégia tática para a decisão. Aquilo que para muitos era a grande dúvida da final, na cabeça do português nunca foi o problema: a lateral direita. Sem Marcos Rocha, suspenso, o técnico não titubeou ao escolher Mayke – a ponto de nem testar Gabriel Menino antes do jogo contra o Flamengo. Além de dar a assistência para o gol de Raphael Veiga, o camisa 12 teve grande atuação defensiva no Centenário.



Embora a escalação fosse teoricamente ofensiva, Gustavo Scarpa foi usado praticamente como um segundo lateral-esquerdo, fora de sua posição de origem, com uma marcação sem bola bem baixa. A ideia foi diminuir os espaços e, com menos posse de bola, aproveitar as deficiências defensivas do Flamengo, ainda que precisasse deixar jogadores fora das funções em que estão confortáveis, como foi o próprio caso de Scarpa.

– Coloquei todos numa sala e disse: “Vou fazer isto”. Que queria fazer isto, isto e isto. Mas que só o faço se todos se sentirem confortáveis. Se estiverem dispostos a cada um cumprir sua missão. Tivemos um dos capitães que só respondeu assim: “Se é para ganhar, cada um aqui vai fazer o que for preciso”. Esta é a forma que eu encontro de derrotar um rival muito qualificado – afirmou Abel.

À estratégia inicial, Abel somou a aposta certeira em Deyverson. O atacante, tão contestado, entrou no intervalo da prorrogação. Minutos depois, justificou a escolha do chefe e fez o gol do título.

Deyverson
A filosofia

Estudioso dedicado, o português sempre diz que, por não ter sua família no Brasil, vive de pensar em planos e estratégias. Foi assim que mudou o estilo no Choque-Rei da Libertadores e, repetindo a marcação individual de Hernán Crespo, tirou o São Paulo nas quartas; e assim também levou até o fim a estratégia com três zagueiros e ataque rápido para tirar o Atlético-MG no Mineirão com gol de Dudu.

Conhecido pelo estilo pilhado, Abel estava diferente na semana da final. Mais sereno, "em paz consigo mesmo" e com sentimento de dever cumprido após conquistar seu terceiro título pelo Palmeiras, o segundo na Libertadores, ele exemplificou em suas atitudes o texto que republicou em suas redes sociais após o jogo.

O que levamos da vida afinal? Nada do que adquirimos, apenas o que vivemos. Então, suavize sua vida, deixe para lá o que não te faz feliz. A vida é tão curta, faça o bem, ame, veja a vida de forma positiva, ajude, faça o que te dá prazer, tenha sonhos, e melhor, realize-os. Pratique a gentileza, cuide de quem ama, abrace quem você quer bem, e viva cada momento em toda sua intensidade. Isso é viver, e acredite, a vida sempre retribui à altura



Esta tranquilidade deixou até um clima de início de despedida após o tricampeonato da Libertadores, escancarado pelo técnico em suas entrevistas no Centenário, embora ele tenha contrato até o fim de 2022 e conte com o apoio de Leila Pereira para permanecer.

Mas foi um ano muito intenso, que o levou ao limite mental e irá virar inclusive livro, segundo o português. O clube vai trabalhar muito para que este não tenha sido o capítulo final. Mas de qualquer forma, o plano de Abel já está marcado como um dos grandes episódios da história do Palmeiras.



VEJA TAMBÉM
- VAI QUEBRAR O TABU? Palmeiras busca vitória importante em confronto com Flamengo
- Palmeiras se prepara para enfrentar Flamengo sem Zé Rafael no elenco.
- Bastidores de Felipe Anderson no Palmeiras: Revelações de Leila Pereira.





6264 visitas - Fonte: VerdaoWeb

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Carlos Sato     

vai ers quase impossível outro time ou outro técnico ganhar duas libertadores no mesmo ano ...os antis e os comentaristas babacas estão se fingindo de mortos mas é de dor de cotovelo porque além dos títulos ainda tem o maior patrocinio no Brasil estamos na era Crefisa...A INVEJA É VERDE...CONTRA TUDO ECONTRA TODOS...AVANTI PALESTRA !!!!!!!!

Roberto Tolin     

O problema é que muitos torcedores imbecis caem na pilha dessa imprenssinha nojenta que odeiam o Palmeiras e ficam botando pilha pra criticar o Abel. Torcedores que querem um técnico novo a cada derrota. Torcedores que acham que existe uma fila dos melhores técnicos e jogadores do mundo implorando pra virem pro Palmeiras. Gente sem noção que apesar de tudo o que ele e os jogadores conquistaram, nesse curto espaço de tempo, ainda é pouco. Imaginem se todo torcedor tivesse o mínimo de paciência e abraçasse o time nos piores momentos, onde poderíamos chegar? Infelizmente não é assim.

Abel fica para 2022 e traga seus familiares. Quero conhece-los ????????????

O problema da torcida Nutella que se perde 2 jogos ja querem a cabeça dele . Profissional de respeito tem que deixar trabalhar sem encher o saco. O cara é estudioso e mesmo sem reforços, jantou SPFC , Atlético e Flamerda.

Esse Sr.tem que ser eternizado na Sociedade Esportiva Palmeiras, quiz o destino que od caminhos se cruzasem,não podemos perder a permanência de Abel no comando do futebol ,nem que se crie um cargo de maneger,e trazer sua família para o Brasil e dando toda assistencia possivel a família e estudos de primeira para seus filhos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras