Dudu é advertido e Deyverson pega um jogo, já cumprido, por confusão em Fluminense x Palmeiras

3/12/2021 14:03

Dudu é advertido e Deyverson pega um jogo, já cumprido, por confusão em Fluminense x Palmeiras

Jogadores foram julgados nesta sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)

Dudu é advertido e Deyverson pega um jogo, já cumprido, por confusão em Fluminense x Palmeiras

Fred, do Fluminense, e Dudu e Deyverson, do Palmeiras, foram julgados nesta sexta-feira pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pela confusão ocorrida ao fim da vitória tricolor sobre a equipe paulista, no Maracanã, no último dia 14/11. Os dois primeiros receberam apenas advertências, enquanto Deyverson foi punido por uma partida, já cumprida em razão da suspensão automática por três cartões amarelos, por ter sido o causador da confusão.





Fred não participou do treino nesta manhã no CT Carlos Castilho para comparecer presencialmente ao tribunal para depôr no julgamento. O presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, também participou da sessão, na condição de testemunha. O atacante tricolor foi defendido pelo advdogado do clube, Rafael Pestana. Enquanto o advogado do Palmeiras, Alexandre Miranda, fez as defesas de Dudu e Deyverson.



O atacante tricolor havia sido denunciado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e podia pegar até nove jogos de suspensão no total: de uma a três partidas por praticar ato desleal ou hostil (artigo 250 §1° II), e de uma a seis partidas por ofender o árbitro (artigo 243-F §1°) Caio Max Augusto Vieira, a quem chamou de "frouxo", segundo relatado na súmula:


"Após o término da partida, empurra seu adversário Sr. Deyverson Brum Silva, em ato contínuo ao 1º conflito, dando início a um 2º conflito, continuando persinstentemente provocando com gestos e palavras seu adversário. Após ser expulso, bate palmas ironicamente em minha direção, proferindo as seguintes palavras: "seu frouxo, seu frouxo!", sendo contido pelo seus companheiros e, o mesmo insistia em vir em minha direção".


Fred negou que tivesse empurrado Deyverson, disse ter boa relação com o atacante e confirmou a ofensa ao árbitro, argumentando que foi porque achou a expulsão injusta, já que só ele levou vermelho no tumulto. Imagens da confusão passadas no julgamento não identificaram nenhuma agressão do atacante tricolor. O procurador Álvaro Cassetari considerou a denúncia "exagerada" e pediu a absolvição do jogador no artigo 250 e a desclassificação da acusação do artigo 243 para o 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva), com multa. O relator Gustavo Caputo votou pela absolvição de Fred no artigo 250 e a suspensão por um jogo convertida em advertência pelo 258, e foi seguido pelos demais votantes.



Dudu, expulso por falta em Samuel Xavier, foi denunciado por praticar agressão física (artigo 254-A §1° II) e poderia pegar de quatro a 12 partidas. A descrição do árbitro na súmula foi:


"Após receber uma falta, com o jogo paralisado, atinge com o pé seu adversário, configurando uma conduta antidesportiva".


O auditor relator desclassificou a denúncia para o artigo 250 (ato desleal ou hostil) e votou por um jogo de punição, convertido em advertência, sendo seguido pela maioria dos auditores.


Já Deyverson foi denunciado em dois artigos do CBJD e podia pegar gancho até 13 jogos ao todo: de uma a três partidas por praticar ato desleal ou hostil (artigo 250 §1° II), e de seis a 10 partidas por participar de rixa, conflito ou tumulto (artigo 257 §1°). Ele foi considerado pelo árbitro na súmula como o responsável pela confusão em campo:


"Após o término da partida, empurra seu adversário sr. Frederico Chaves Guedes, nº 09, em ato continuo ao 1º conflito, dando início a um novo. Continua, persistentemente, provocando com gestos seus adversários e sendo o principal causador do conflito generalizado. Após ser expulso, sai imediatamente em direção a seu vestiário, conduzido por seus companheiros".


A comissão considerou infundada apenas Deyverson ser denunciado no artigo 257 por "ninguém participar sozinho de um tumulto", mas entendeu que o atacante foi o responsável por dar início à confusão e puniram o jogador em uma partida.



Relembra a confusão:

Tudo começou após o apito final, quando Deyverson, do Palmeiras, que não atuou na partida, foi até o centro do campo tirar satisfações com Samuel Xavier, lateral tricolor que trocou farpas com Dudu e gerou a expulsão do atacante pelo segundo amarelo nos minutos finais do jogo. Na sequência, o zagueiro David Braz, do Fluminense, empurrou o adversário para afastá-lo do local. Outros jogadores se meteram no tumulto. Houve empurra-empurra e muito bate-boca.


Fred, do Fluminense, era um dos mais exaltados. O camisa 9 tricolor insistiu na discussão com Deyverson, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, chamando o árbitro de "frouxo". O atacante palmeirense também levou cartão vermelho e foi apontado na súmula como causador do tumulto. Já David Braz levou cartão amarelo.

#palmeiras #verdao #alviverde #deyverson #dudu #stjd



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





2715 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras