Palmeiras busca vitória para deixar de ser o pior sul-americano da história do Mundial

8/2/2022 13:00

Palmeiras busca vitória para deixar de ser o pior sul-americano da história do Mundial

Palmeiras busca vitória para deixar de ser o pior sul-americano da história do Mundial

O Palmeiras estreia hoje no Mundial de Clubes, contra o Al Ahly (Egito), às 13h30 (de Brasília), nos Emirados Árabes Unidos, com um objetivo principal: não apenas vencer a semifinal, como também conquistar pela primeira vez o título do torneio organizado pela Fifa.



Mas, caso essa meta não seja atingida, o time dirigido pelo português Abel Ferreira tentará, pelo menos, deixar de ser o pior representante do futebol sul-americano na história da competição.


Com as derrotas para o Tigres e para o próprio Al Ahly (nos pênaltis, na disputa pelo terceiro lugar), no ano passado, a equipe alviverde foi a primeira das 14 filiadas à Conmebol que disputou a competição e não conseguiu sequer subir ao pódio.


Além do Palmeiras, só mais um time da América do Sul passou pelo Mundial e não venceu nenhuma partida. A diferença é que o colombiano Atlético Nacional conseguiu transformar seu empate contra o América-MEX em uma terceira posição porque ganhou a disputa de pênaltis.


Todos os outros 12 times que o continente mandou para a competição até hoje conseguiram ganhar pelo menos um jogo no tempo normal ou na prorrogação (o que configura vitória para fins estatísticos).


O atual bicampeão da Libertadores é também o único sul-americano que esteve no torneio da Fifa e ainda não marcou sequer um golzinho. Foram 210 minutos (fora os acréscimos) de seca na edição jogada em fevereiro passado.


O Palmeiras também já participou da antiga Copa Intercontinental, jogo que colocava frente a frente os vencedores da América do Sul e da Europa, mas seu resultado não foi muito diferente. Em 1999, perdeu por 1 a 0 para o Manchester United. Ou seja, saiu de campo com uma derrota e sem balançar as redes.


O clube ainda alega que disputou (e venceu) um outro torneio que merece ser chamado de Mundial, a Copa Rio-1951, que trouxe ao Brasil times como Juventus, Sporting, Estrela Vermelha e Nice. O reconhecimento da competição, no entanto, está longe de ser unanimidade.


O Mundial de Clubes da Fifa (reunindo os campeões de todos os continentes e sob a chancela da entidade) foi disputado pela primeira vez em 2000 e retomado em 2005, quando passou a ser jogado anualmente. Ao longo de 17 edições, somente quatro não foram vencidas por europeus: 2000 e 2012 (Corinthians), 2005 (São Paulo) e 2006 (Internacional).


Originalmente, o campeonato do ano passado seria jogado em dezembro. No entanto, precisou ser adiado depois que o Japão desistiu de organizá-lo por causa da pandemia da covid-19. Com a definição da nova sede, foi preciso também atrasar seu início em dois meses.



Uma das curiosidades desta edição é que o torneio terá necessariamente um campeão inédito. O Chelsea, principal candidato ao título, disputou a competição em 2012, mas foi derrotado na final pelo Corinthians.

#palmeiras #verdao #alviverde #mundial #historico


1071 visitas - Fonte: Uol Esportes

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade