[OPINIÃO] Os acertos e erros do Palmeiras na semifinal do Mundial

9/2/2022 10:19

[OPINIÃO] Os acertos e erros do Palmeiras na semifinal do Mundial

[OPINIÃO] Os acertos e erros do Palmeiras na semifinal do Mundial

O Verdão jogou bem diante do Al Ahly e confirmou o favoritismo que tinha na semifinal do Mundial de Clubes. Agora aguarda o Chelsea como provável adversário da inédita decisão. Passadas algumas horas da partida, é hora de avaliar com calma aquilo que o Palmeiras fez de melhor, mas também entender os erros, e não os repetir na final de sábado.



É bom frisar que, se o adversário for mesmo o Chelsea, será um jogo com realidade totalmente diferente. Nesta terça, o time de Abel Ferreira precisou ficar mais com a bola e tomar a iniciativa de atacar. Contra os Blues, a dinâmica se inverterá, mesmo assim é possível tirar aprendizados e manter os acertos pensando no decisivo embate.


Marcação no campo de ataque

Todos sabem que o time do Palmeiras tem um sistema defensivo organizado. Ele apareceu nos jogos decisivos em cenários de marcação mais recuada, área bem protegida e compactação entre os setores. Na semifinal do Mundial, o Verdão adiantou o bloco com muita coordenação, induzindo o passe na saída de bola africana para os flancos, e sufocando os alas ou zagueiros adversários.


Raphael Veiga e Rony dando o primeiro combate foram determinantes. A intensidade na abordagem ao homem da bola começa com eles. Agressivos e atacando no tempo certo, contando com Dudu e Scarpa na complementação e com o balanço de Danilo e Zé Rafael para o lado da bola. A última linha subiu rapidamente e ''matou'' os espaços que poderiam surgir nas costas do meio-campo.


Rápida reação ao perder a bola

Outro ponto que chamou a atenção foram as pressões pós-perda. Um conceito sempre presente em equipes que querem manter a posse de bola, mas que o Verdão não teve com tanto afinco em 2021. Não foram poucos os jogos em que propôs o jogo e enfrentou problemas na recomposição. Contra o Al Ahly isso não aconteceu.


Concentração e coordenação para inibir os contra-ataques adversários é fundamental. Obviamente que se o Chelsea confirmar o favoritismo e fizer a final com o Palmeiras, haverá menos condições de colocar tal conceito em prática, mas nunca se sabe que rumo o jogo pode tomar. Danilo e Zé Rafael estiveram muito bem neste aspecto. Auxiliaram os quatro homens mais avançados com volúpia.


Ocupação de espaços e coordenação nos movimentos

Se já teve dificuldades maiores para se organizar ofensivamente com Abel Ferreira, o Palmeiras deu mais uma mostra que vai crescendo. O time se posicionou de forma bem nítida no ataque. Scarpa e Marcos Rocha dando amplitude. Piquerez na base das jogadas junto com os zagueiros. Dudu flutuando em diagonal da direita para o meio.


E o melhor: movimentação coordenada para aproveitar aquilo que cada atleta tem de melhor. Rony fez diversas diagonais para os lados, atraindo a atenção da defesa e liberando espaços de infiltração por dentro para Raphael Veiga, Zé Rafael e Dudu.




Velocidade e inteligência nos contra-ataques

Essa não é novidade para quem acompanha o alviverde. É um time muito perigoso contra-atacando, e mostrou isso novamente nos Emirados Árabes. Essa, aliás, deve ser a principal estratégia diante do Chelsea. Além da velocidade para ''mudar a chave'' entre defender e atacar, destaca-se a sabedoria para aproveitar os espaços.


Roubar a bola e inverter o jogo de lado para surpreender o adversário, e explorar a velocidade de Dudu com a aproximação de Raphael Veiga, é uma das armas. Ela apareceu na construção do segundo gol. Os deslocamentos de Rony em profundidade também causaram problemas ao Al Ahly.


Pouca mobilidade pelo meio e passes forçados

Algo que pode ser fatal na decisão é repetir a quantidade de passes em profundidade forçados, sobretudo no 1º tempo. Faltou um pouco mais de mobilidade e criação de linhas de passe pelo centro do gramado, ainda na faixa de construção das jogadas.


Isso gerava ansiedade a quem tinha a bola, principalmente Luan, Gómez e Piquerez, e o passe saía sem tanta naturalidade, muitas vezes sem a devida condição para alguém atacar o espaço ou receber no pé. A defesa egípcia interceptou algumas dessas tentativas e o time africano poderia ter encaixado contragolpes perigosos.



Ritmo da circulação de bola e jogadas pelos flancos

Parece contraditório, mas ao mesmo tempo em que forçou alguns passes verticais e se precipitou em momentos do 1º tempo, o Palmeiras teve morosidade na hora de circular a bola lateralmente. Isso possibilitou poucas jogadas de mano a mano pelos lados, principalmente a Gustavo Scarpa pela esquerda.



Se há demora para a bola sair da direita para a esquerda e vice-versa, o bloco de marcação adversário balança para o lado da jogada e consegue inibir os espaços de quem vai receber. Fazer isso com mais velocidade libera situações favoráveis de 1x1.

#palmeiras #verdao #alviverde #opiniao #acertos #erros #mundial


2907 visitas - Fonte: Uol Esportes

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Carlos Rodrigues     

Pelo que vi ontem, após os 30 min.da etapa final Zé Rafael, Veiga e o próprio Dudu, caem de produção! Essa é a minha preocupação, eu vi isso ontem! Zé Rafael caiu muito de produção e aí o técnico escala reservas que não tem o mesmo nível, o Atuesta é um exemplo disso!!

Ate Dudu voltando para defesa,esta no caminho certo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade