Absoluto no Brasileirão e no departamento médico. O Palmeiras pouco sofreu com desfalques clínicos na temporada. Com apenas 21 desfalques, o Verdão foi o time da Série A com menos baixas no ano, ao lado do Atlético-GO.
O Palmeiras segue com números positivos e os 21 vetos clínicos da temporada são o menor registro para o clube desde o início da série histórica do levantamento do ge, iniciado em 2016. Antes disso, os melhores números do Verdão tinham sido registrados em 2019 e 2021: 24 em cada.
Vale destacar ainda que nomes importantes do time titular de Abel Ferreira não foram parar no DM neste ano: Dudu, Gómez, Murilo e Weverton. O quarteto não foi uma vez sequer para o departamento médico alviverde na temporada. Isso ajuda a explicar o porquê de Dudu ser um dos jogadores a ter atuado em todas as partidas do Campeonato Brasileiro.
O volante Jailson teve a lesão mais grave do elenco palmeirense neste ano. Em abril, o jogador rompeu o ligamento cruzado do joelho direito, passou por cirurgia e ainda não voltou a atuar. São 205 dias fora de combate desde então. Com isso, o jogador perdeu 48 partidas oficiais do Palmeiras.
Outro caso cirúrgico do Palmeiras em 2022 foi com uma das estrelas do time: Raphael Veiga. O meia sofreu entorse no tornozelo em agosto e foi desfalque de 15 partidas do Verdão.
O lateral Piquerez foi quem acabou frequentando mais vezes o DM alviverde em 2022. Apesar de não ter sofrido nenhuma lesão grave, o uruguaio se machucou três vezes na temporada. Em abril, ele sofreu uma lesão no ombro direito e perdeu duas partidas. Em maio, o jogador ficou fora de seis duelos por lesão muscular na coxa direita. Por fim, uma mialgia na coxa esquerda em julho o tirou de combate de dois jogos do Brasileirão.
As duas idas ao departamento médico para tratar contusão na coxa refletem a tendência de lesões no elenco do Palmeiras no ano, em que quase metade dos casos foram em função de contusão neste músculo. Veja o infográfico abaixo com a distribuição completa:
Critérios e Metodologia
As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas no site oficial do Coritiba e apuradas junto aos setoristas do ge no dia a dia.
O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2022 até a data da publicação desta matéria: 15 de novembro de 2022. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.
O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento. Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos.
2421 visitas - Fonte: https://ge.globo.com/