A última vez que Veiga atuou pelo Alviverde foi na partida de volta da final do Paulistão, na goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa, que definiu o título estadual. De lá para cá ele precisou tratar uma lesão na coxa direita junto ao Núcleo de Saúde e Performance. Nesta semana, porém, ele iniciou a transição física e logo foi integrado aos treinos com o elenco. Dessa forma, ele fica à disposição de Abel Ferreira para o Dérbi. A dúvida é se ele iniciará o jogo ou esperará no banco de reservas.
Em qualquer uma das tem 12 gols contra os rivais.
Acontece que em 2023 ele ainda não somou gols para esse seu recorde. Apesar de ser o vice-artilheiro do time no ano com cinco gols, nenhuma de suas vítimas foi um rival. Aliás, ele já acumula um jejum de dois meses sem balançar a rede de qualquer adversário (cinco jogos no período). A última vez foi diante da Ferroviária, em fevereiro, na vitória por 2 a 1, pela primeira fase do Paulistão.
Se contarmos apenas o jejum de gols em clássicos, teremos de retornar para julho de 2022, contra o São Paulo, no Allianz Parque. Naquele dia, Veiga marcou um dos gols da vitória alviverde por 2 a 1, mas acabou perdendo dois pênaltis: um no tempo normal e um nas cobranças de pênalti para decidir a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, que acabou ficando com o Tricolor. De lá para cá são cinco duelos e nove meses passando em branco contra os rivais paulistas.
Pode ser neste sábado, diante do Corinthians, a chance de Veiga quebrar esse pequeno jejum e colocar em prática seu histórico de gols em clássicos. Em Dérbis, Veiga é o vice-artilheiro alviverde neste século, com quatro gols, um a menos que o recordista Luiz Adriano (que está no Internacional), com cinco. Dudu e Rony, que seguem no clube, vêm a seguir com três bolas na rede. A última vez que o camisa 23 marcou contra o Timão foi em março de 2022, pelo Paulistão.
No retrospecto recente diante do rival, o Palmeiras perdeu apenas um dos últimos 12 Dérbis que disputou. Como mandante, a última derrota do Alviverde para o Corinthians foi em fevereiro 2019, ou seja, há mais de quatro anos. De lá para cá, apenas empates o vitórias jogando em casa.
1269 visitas - Fonte: Terra