Blog: Liderança é primordial em uma equipe

17/6/2016 13:00

Blog: Liderança é primordial em uma equipe

por Marco Condez

Blog: Liderança é primordial em uma equipe

Toda a equipe de futebol é carente de um líder. Exemplos são Bauza e Cuca que conseguiram, cada um a seu modo, ocupar esse espaço no São Paulo e no Palmeiras. Pouco a pouco incutiram em seus comandados os esquemas idealizados e que estão fazendo os times produzirem. Por outro lado, o Corinthians, terá que correr contra o tempo para que a carência de liderança não o afete demasiadamente, pois perdeu Tite para a Seleção Brasileira.



Tanto São Paulo quanto Palmeiras vivem momentos parecidos. Ambos não estavam apresentando boa produtividade na temporada passada, mudaram seus técnicos e apesar de ainda não estarem com seu DNA totalmente formado, já apresentam evoluções significativas em seus desempenhos. Os atletas dessas equipes estão mais confiantes em campo conseguindo aliar segurança defensiva à ofensividade, o que está elevando consideravelmente o nível de atuação dos dois times.



O Corinthians terá que se readaptar ao novo técnico que virá. Talvez isto lhe custe caro no Brasileirão deste ano, mas o fato é que a Seleção Brasileira também precisava desta figura de liderança que Tite traz consigo. Nós é que ficamos achando motivos diversos para derrotas e vitórias, mas, futebol é assim mesmo, para um time ser campeão, outros tem que perder.





São Paulo

Edgardo Bauza está tornando a equipe do Tricolor Paulista competitiva e segura. A vontade de vencer parece ter sido readquirida pelos atletas. Michel Bastos, Centurión e Ganso tem aumentado visivelmente sua produtividade nos últimos jogos e Kelvin tem se tornado importante pilar na sustentação deste esquema.



Bauza está conseguindo organizar o esquema tático para extrair o melhor de cada um dos jogadores de seu elenco. Também, atuou fortemente no fator psicológico da equipe que “comprou sua ideia” e o traz para dentro de campo, confiando em sua estratégia.



Na partida contra o Atlético Paranaense, o Tricolor paulista estava bem arrumado em campo, mesmo no primeiro tempo do jogo no qual atuou sem Ganso, que é sua principal estrela e causa certa dependência para que o time tenha boas atuações. Jogando em casa, teve sua atuação facilitada, mas pode-se perceber que seu conjunto estava seguro. Desta forma, considero injusto o resultado que terminou com a vitória dos paranaenses por 2 a 1.



Já, a atuação contra o Vitória, na última rodada, não foi tão segura assim. Mas, no segundo tempo, com a entrada de Ganso e Michael Bastos, o time melhorou e mereceu ter vencido por 2 a 0.



Se levarmos em consideração o fato de que o planejamento de Edgardo Bauza é preservar os titulares para a disputa das semifinais da Libertadores da América, o São Paulo precisa e muito de vitórias no momento atual, para não prejudicar sua pontuação no Brasileirão.



Palmeiras

O Palmeiras vem progredindo gradualmente e está a caminho de conseguir sua forma própria de jogar. Cuca já seguiu arrumar o meio campo palmeirense com Cleiton Xavier, Moisés e Tchê-Tchê. Tem mostrado que consegue aliar segurança e rapidez nos contra-ataques e em alguns momentos, também consegue tocar a bola e esperar o melhor momento para envolver o adversário.



O fato de que Cuca tem repetido as escalações nos últimos jogos, também facilita o entrosamento, porque cada vez mais os jogadores vão se conhecendo e se acostumam com o modo do companheiro atuar. Com o decorrer das partidas a tendência é que o Palmeiras se torne cada vez mais sólido e seguro.



A liberdade dada a Tchê-Tchê, por ser considerado um jogador polivalente, também contribui para criar certa confusão no esquema tático dos adversários, pois o jogador consegue alternar sua posição pela lateral e meio de campo com facilidade, sem trazer danos à equipe palmeirense.



Cuca, com as substituições que faz no decorrer das partidas, também tem demonstrado o objetivo claro de causar aquela famosa “dor de cabeça” no treinador adversário. Exemplo disso foi a substituição de Rafael Marques por Cristaldo no jogo disputado no Paraná. Quando a marcação do Coritiba já estava “acostumada” a atuação do atacante Rafael Marques, Cuca optou por trocá-lo por Cristaldo, que tem características de jogar mais dentro da grande área, enquanto Rafael Marques se movimenta mais aberto pelas pontas.



Neste jogo que terminou empatado por 2 a 2, vejo o Palmeiras como vencedor moral, pois o Verdão procurou jogo durante quase toda a partida. Foi mais incisivo. O fato de Cuca montar o time para propor o jogo, mesmo fora de casa, demonstra que seu projeto é ganhar a maioria dos confrontos, ao invés de ficar apegado ao esquema de ganhar somente quando joga em casa.



É claro que, três vitórias seguidas ajudam o time a adquirir mais confiança, incluindo um clássico paulista contra o Corinthians, mas já considero condizente a segunda colocação do Palmeiras na tabela de classificação, com o futebol que vem apresentando.





Apesar de ainda estarmos no início do Campeonato Brasileiro, a pontuação obtida até agora por São Paulo e Palmeiras demonstra que farão boas campanhas e a tendência é que cresçam no decorrer da competição. Ao Corinthians o futuro reserva esperança de encontrar um comandante à altura da tradição da equipe alvinegra e que este momento de transição não seja tão prejudicial à sua empreitada no Brasileirão.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





2931 visitas - Fonte: Globo Esporte/ Complet

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras