11/7/2020 12:31

Há oito anos, Palmeiras comemorava bi da Copa do Brasil; Marcos Assunção relembra conquista

Depois de mais de dez anos sem títulos nacionais, o Palmeiras comemorava, no dia 11 de julho de 2012, a conquista da Copa do Brasil. Dessa forma, há exatos oito anos, o palmeirense via a equipe, capitaneada por Marcos Assunção, levantar a segunda taça do torneio em sua história após empate por 1 a 1 com o Coritiba, no estádio Couto Pereira.



LEIA TAMBÉM: Elenco palmeirense encerra semana de treinos com atividades técnicas e caixa de areia; veja como foi

Atualmente diretor do Água Santa e concentrado com o clube em Itu, o ex-volante falou com o jornal LANCE! sobre a sensação de ter sido um dos grandes nomes daquela conquista.

- Em todos os times que joguei, sempre tentei ser um cara muito importante, mas principalmente um grande profissional, que fosse exemplo para os mais jovens, que fosse exemplo para os torcedores. Sempre tentei fazer o meu melhor em todos os times onde eu joguei e no Palmeiras não foi diferente – iniciou.

- Quando eu cheguei, foi com muita desconfiança, eu tinha 33 anos já, algumas pessoas não acreditavam em mim, então eu sempre fui um cara muito focado, determinado e sabendo sempre do meu potencial. Ali era um momento que eu queria estar de novo em um grande clube e, na minha apresentação, eu falei que, antes da minha saída do Palmeiras, eu teria que ter conquistado alguma coisa. E conquistei a Copa do Brasil com o time.

Segundo ele, poucas pessoas acreditavam na conquista, mas ela veio depois de 12 anos de um título nacional (em 2008, o alviverde levantou a taça do Paulistão). Na Copa do Brasil de 2012, no jogo da ida, o alviverde havia vencido por 2 a 0, com gols de Valdivia, de pênalti, e Thiago Heleno. Nos dois tentos o volante teve participação: levantou a bola para Betinho ser empurrado na área, quando a penalidade foi marcada, e cobrou falta para o zagueiro converter em gol posteriormente. Na volta, a história se repetiu: após gol de Ayrton, Marcos Assunção cobrou falta e Betinho marcou o tento salvador.

Não à toa, Assunção foi eleito o melhor do torneio. Do Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari também ganhou como melhor treinador e Bruno como melhor goleiro. O clube também venceu o título de forma invicta, com oito vitórias e três empates, com o melhor ataque (23 gols) e melhor defesa (apenas seis, numa média de 0,54 por partida). Para o capitão da conquista, o trabalho foi muito bem feito e, por isso, o triunfo foi alcançado.

- Nós trabalhamos muito. A gente sabia de todas as dificuldades e de todos os jogos que iríamos enfrentar, de todas as desconfianças. Sempre trabalhamos com humildade, sem falar muito e esse foi o fator fundamental. Eu com 33 anos, muito focado e ainda sou, já que tenho meus objetivos fora do futebol. Eu ainda me sentia muito útil e importante naquela equipe. O foco era jogar bem o tempo todo e eu sabia que não correria tanto quanto os mais jovens, mas minha experiência tinha que valer para alguma coisa. Eu treinava mais do que alguns treinavam, pedia para treinar mais, principalmente antes de jogo. Mas, sozinho, eu não faria nada, o grupo todo teve a sua parcela de importância naquela conquista – finalizou.

No momento, Marcos Assunção está com o elenco e comissão técnica do Água Santa em Itu, no interior de São Paulo, no clube onde é diretor, aos 43 anos. Lá, faz a pré-temporada para o retorno do Campeonato Paulista após paralisação pelo coronavírus, que acontecerá a partir de 22 de julho.





LEIA TAMBÉM: Vai ou fica? Futuro de Scarpa será definido apenas no fim deste mês

Palmeiras, título, copa do brasil, 2012, marcos assunção





LEIA TAMBÉM: Luxa destaca a necessidade de ser decisivo nos últimos 90 minutos da final

LEIA TAMBÉM: Globo processa Turner para evitar que rival transmita jogos do Brasileirão se valendo da nova MP

LEIA TAMBÉM: [ENQUETE] Palmeiras por ser mandante ou Corinthians por retrospecto: quem é favorito no Allianz?


681 visitas - Fonte: Lance

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Allianz Parque - TVGlobo
Palmeiras
Corinthians

Último jogo - Paulista

Qua - 21:30 - Arena Corinthians
Corinthians
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14