Dos oito clássicos até aqui com Abel, o único em que o Corinthians saiu na frente no marcador foi justamente a única derrota do Palmeiras para o rival neste período. Ou seja, das vezes que saiu em vantagem o Verdão conseguiu controlar bem o jogo e, na pior das hipóteses, levar o empate.
Nas outras sete vezes, o Verdão fez o primeiro gol, vencendo cinco partidas e empatando duas.
Outro trunfo que o Palmeiras de Abel sabe usar é a bola parada. Destes jogos em que saiu na frente do placar, uma ocasião foi na jogada aérea, em um escanteio cobrado por Raphael Veiga e convertido por Gustavo Gómez. Neste mesmo jogo, vencido por 3 a 0, Rony fez outro similar.
Dos seis gols marcados pelo Palmeiras contra o Corinthians na temporada passada, três saíram de cobranças de escanteio. E no atual Paulistão, o Verdão lidera essa estatística, com 61 a favor.
Em 2023, quatro dos 16 gols feitos pelo Verdão também foram em cobranças de escanteio, mantendo uma boa média mesmo após a saída de Gustavo Scarpa, que fez sucesso no último ano com seu potencial na bola parada, para o futebol inglês.
Raphael Veiga, que já cobrava faltas ou escanteios no ano passado, assumiu de vez a função ao lado de Gabriel Menino. Foi Veiga, inclusive, quem deu a última assistência do Palmeiras, no gol que garantiu a vitória contra o Água Santa, em falta cobrada perto da linha de fundo.
Palmeiras, Abel Ferreira, Gols, Vantagem, Dérbi
1641 visitas - Fonte: ge.globo.com