Ceretta é o primeiro brasileiro do apito a trabalhar na Séria A do Brasileirão e na MLS

28/10/2016 08:17

Ceretta é o primeiro brasileiro do apito a trabalhar na Séria A do Brasileirão e na MLS

Melhor do apito no Paulistão de 2015, Guilherme Ceretta de Lima completou a primeira parte do curso de formação de arbitragem da Federação Norte-Americana

Ceretta é o primeiro brasileiro do apito a trabalhar na Séria A do Brasileirão e na MLS

Ceretta exibe o escudo de árbitro da Federação Norte-Americana (Foto: GloboEsporte.com)





Eleito o melhor árbitro no Paulistão-2015, Guilherme Ceretta de Lima está perto de entrar para história como o primeiro brasileiro do apito a trabalhar na Séria A do Brasileirão e na MLS, a liga de futebol mais importante dos Estados Unidos.



No final do ano passado, um desentendimento com o comando da arbitragem brasileira e a crise econômica no país levaram Ceretta a abandonar a carreira. O árbitro reuniu todas as reservas financeiras e, no começo de 2016, trocou a pacata Votorantim, no interior de São Paulo, por Boca Ratón, no estado da Flórida.



Nos gramados, Ceretta nunca fez o tipo discreto. Quando começou a trabalhar no futebol, dividia o tempo entre os jogos e a carreira de modelo fotográfico. Sua atuação mais comentada foi na final do Paulistão, em 2015, quando expulsou Geuvânio, do Santos, e Dudu, do Palmeiras (veja o vídeo abaixo).



Inconformado com o cartão vermelho, o atacante palmeirense deu um empurrão nas costas do árbitro e depois foi punido com seis meses de suspensão.



Na nova vida longe do Brasil, logo nos primeiros meses, enquanto a esposa estudava inglês, o então ex-árbitro não conseguiu ficar longe do futebol. Por meio de um amigo, começou a apitar em ligas amadoras, mas a qualidade de sua arbitragem logo virou notícia nas redondezas e aí mais e mais convites apareceram. E o que era decepção com a profissão no Brasil virou motivação nos Estados Unidos.



Foi então que ele reuniu a família e comunicou que iria começar tudo de novo. Fez a matrícula no curso de arbitragem da Federação Norte-Americana e foi passando pelas fases. Na semana passada, completou a primeira parte da formação e recebeu o escudo que ostenta com orgulho.



– O que mais me machucava era ouvir que eu era um ex-árbitro. Esse escudo me devolve a condição de árbitro e o direito de sonhar com o escudo da Fifa. Por que não? Eu tenho apenas 32 anos – diz ele.

Por enquanto, Ceretta está apto a trabalhar em jogos de categorias menores, mas seu caminho natural é a MLS, onde jogam craques como o brasileiro Kaká, o italiano Pirlo, o espanhol David Villa e o inglês Lampard.



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





4146 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras