Opinião: A Conmebol avançou, mas o caminho para o futebol sul-americano ser levado a sério é muito longo

20/5/2017 10:21

Opinião: A Conmebol avançou, mas o caminho para o futebol sul-americano ser levado a sério é muito longo

Peñarol recebe multa de US$ 150 mil e um jogo com portões fechados pela confusão na partida contra o Palmeiras, pela primeira fase da Libertadores

Opinião: A Conmebol avançou, mas o caminho para o futebol sul-americano ser levado a sério é muito longo

A ridícula punição aplicada ao Peñarol pelas cenas de selvageria ocorridas após o jogo contra o Palmeiras deixam claro: ainda é muito longo o caminho para que o futebol sul-americano seja levado a sério.



O clube uruguaio foi punido com multa e obrigado a jogar uma partida com portões fechados. Já eliminado desta Libertadores, o Peñarol ainda tem um jogo a fazer em casa, contra o Jorge Wilstermann – que é rival do Palmeiras.



A punição é perfeita para o Peñarol: pode cumpri-la num jogo em que não tem objetivos esportivos e ainda se livra de ter a própria torcida protestando contra a eliminação vexaminosa na Libertadores.



É importante esclarecer que o Tribunal de Disciplina é um órgão independente da administração da Conmebol. Seus integrantes são indicados pelas associações nacionais e eles não são remunerados pela confederação.





Mas a imagem que fica é: aliviaram para o Peñarol. Incentivaram a violência. A decisão surpreendeu dirigentes da Conmebol e até da Associação Uruguaia de Futebol. Ninguém esperava uma punição tão branda. Na prática, um prêmio.



Os responsáveis por tomar essa decisão foram o paraguaio Eduardo Gross Brown, a venezuelana Amarilis Belisario e o chileno Juan Carlos Silva. A sentença pode ser reformada pela Câmara de Apelações. É o que se espera.



Nos últimos 15 meses, a Conmebol passou por avanços impensáveis até pouco tempo atrás: abriu as contas pela primeira vez na história, se livrou de gente ligada aos ex-presidentes enrolados no "Caso Fifa" e demonstrou ter força na Fifa ao garantir as 6,5 vagas para a Copa do Mundo a partir de 2026.



Ao contrário de seus antecessores, o presidente Alejandro Domínguez pode viajar pelo mundo sem ser incomodado pela polícia. Nesta semana, o prédio onde outro dia documentos apodreciam embaixo de goteiras recebeu ex-jogadores e técnicos para discutir futebol.



Não é pouco. Mas de nada adianta resolver os problemas administrativos enquanto no campo ainda se permite (e se incentiva) o que fez o Peñarol no estádio no estádio Campeón Del Siglo.





VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





15789 visitas - Fonte: Globoesporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras