Motivos que indicam o Palmeiras como "favoritaço" no paulista

22/3/2018 11:31

Motivos que indicam o Palmeiras como "favoritaço" no paulista

Time de Roger Machado despacha o Novorizontino e avança para a semifinal sem sustos

Motivos que indicam o Palmeiras como

Foto: Marcos Ribolli



Melhor campanha, vantagem de decidir em casa assegurada até uma eventual final, melhor ataque e melhor defesa. A campanha do Palmeiras no Campeonato Paulista, que teve mais uma vitória sobre o Novorizontino na última quarta-feira, faz o time despontar como o mais forte candidato ao título estadual de 2018.







O assunto, porém, parece ser proibido entre os palmeirenses no dia a dia da Academia de Futebol. Sempre que os alviverdes são questionados sobre a briga pelo título, o discurso é de respeito aos adversários e uma tentativa de repassar a responsabilidade aos grandes rivais do estado.



Mas o favoritismo não joga contra o Palmeiras nesta parte do campeonato. Serve para valorizar o trabalho do Roger Machado, que vem sobrando no torneio em comparação aos demais clubes. O que pressiona o Verdão neste momento da temporada – de uma maneira positiva, vale destacar – é a própria campanha.



Veja como a goleada contra o Novorizontino explica o momento:



Classificação sem sustos




Na teoria, o duelo entre Palmeiras e Novorizontino seria o mais disputado. Após uma primeira fase no grupo que mais pontuou no torneio, Verdão (líder geral) e Tigre (3ª melhor campanha) avançaram em alta. Mas toda expectativa de equilíbrio foi transformada em tranquilidade e gols pelos palmeirenses. Muitos gols.



Depois de abrir 3 a 0 no jogo de ida, em Novo Horizonte, o time de Roger Machado foi para o intervalo na última quarta-feira goleando por 4 a 0. No fim, um gol de Papagaio deu números finais ao jogo.



Padrão de jogo definido



Com Bruno Henrique ao lado de Felipe Melo, o Palmeiras ganhou mais segurança na defesa sem perder força de chegada no ataque. Pelo contrário, a ideia de Roger Machado é adiantar a marcação e posicionar com certa frequência a equipe no campo de ataque.



Nesta formação, além de Bruno Henrique aparecer como elemento surpresa – ele marcou o primeiro gol na área –, Lucas Lima também ganhou liberdade para ser o principal organizador da equipe. O camisa 20, em grande fase, participou das principais ações, esbanjou qualidade nos passes, deu lançamento para o gol de Willian e assistências para Keno e Papagaio.



Desfalques?



As saídas de Jaílson e Borja não atrapalharam o rendimento. Com Willian como referência, Keno entrou para atuar pelo lado esquerdo do ataque. E funcionou: Willian deu assistência para o gol de Bruno Henrique e fez o terceiro. Keno marcou o segundo e sofreu o pênalti desperdiçado por Felipe Melo no segundo tempo. Na defesa, Prass pouco trabalhou, mas mostrou segurança quando foi exigido.



Depois de um longo tempo fora, Edu Dracena entrou em campo pela primeira na segunda etapa e Diogo Barbosa foi relacionado pela primeira vez na temporada. Deu espaço até para Papagaio marcar o primeiro gol como profissional e fechar a goleada em 5 a 0.



Keno comemora o segundo gol palmeirense contra o Novorizontino (Foto: Marcos Ribolli)



Entrega em campo



O único momento mais turbulento do Palmeiras na temporada até o momento foi a derrota no Dérbi contra o Corinthians. E, naquela partida em Itaquera, o grande questionamento sobre o time de Roger Machado foi a falta de intensidade em uma partida importante. De lá para cá, o Verdão deu respostas importantes – como na estreia na Libertadores fora de casa com vitória por 3 a 0 diante do Junior Barranquilla e no clássico contra o São Paulo – e chega embalado para a semifinal do Campeonato Paulista.



No primeiro jogo contra o Novorizontino, por exemplo, Roger cobrou pressão na marcação dos seus atletas aos 45 minutos do segundo tempo. Na última quarta-feira, foi possível ver o time lutando para recuperar a bola no campo de ataque mesmo com vantagem de sete gols no placar agregado. Depois do intervalo, com a vaga praticamente garantida, tática foi mantida, com o time procurando mais gols até o fim.



Palmeiras com os dez de linha no campo de ataque (Foto: Tossiro Neto)



Isso tudo significa que o Palmeiras já é campeão?

Claro que não. O Palmeiras é, sim, um forte candidato ao título estadual. Mas o passado recente pode servir como exemplo. Em 2017, o time de Eduardo Baptista vinha embalado, dono da melhor campanha geral do torneio, mas viu sua sequência positiva se transformar em pesadelo em um primeiro tempo terrível no Moisés Lucarelli, quando a Ponte Preta abriu 3 a 0 e depois administrou a vantagem para avançar à final.



A exemplo do duelo de 2018 contra o Corinthians, em Itaquera, aquele jogo em Campinas pode, e deve, servir de lição ao Verdão nesta temporada.



– Sempre lembrando que ano passado chegamos nessa fase de campeonato muito bem também e na fase seguinte deixamos cair. Temos de manter essa sequência e essa humildade para que não haja nenhum erro no – disse Felipe Melo.



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





5634 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE TELECINE HBO COMBATE E CANAIS ADULTOS E BBB PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO
WHATSAPP 11962751796

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras