Luxemburgo completa nove meses no Palmeiras entre altos e baixos

15/9/2020 18:30

Luxemburgo completa nove meses no Palmeiras entre altos e baixos

Técnico conquistou o Paulistão e só perdeu dois jogos, mas é contestado por parte da torcida

Luxemburgo completa nove meses no Palmeiras entre altos e baixos

No dia 15 de dezembro de 2019, Vanderlei Luxemburgo foi anunciado como técnico do Palmeiras. Pule nove meses para frente e chegamos a esta terça-feira, 15 de setembro de 2020. O tempo de uma gestação. Foi o suficiente para o treinador fazer nascer o time que ele queria?







Os números são o maior aliado para dizer que sim. Em 27 jogos, foram 14 vitórias, 11 empates e apenas duas derrotas. No meio do caminho, a conquista do Campeonato Paulista sobre o Corinthians, o maior rival.





Já o desempenho é usado por parte da torcida para dizer que não. Mesmo com o bom aproveitamento, o futebol jogado pelo Palmeiras nesses nove meses não tem agradado aos torcedores, que fazem críticas a Luxemburgo. Na visão do técnico, muitas são exageradas.





Realmente até hoje não há uma equipe titular definida, algo que era um projeto do treinador. Mas isso se deve muito ao fato de o futebol ter sido paralisado pela pandemia do coronavírus. O longo período sem jogos e treinos e o calendário apertado fazem Luxa ter que mudar a equipe com frequência.





Por outro lado, muitos atletas não conseguiram se firmar na equipe titular e são substituídos com frequência. Contando alguns que já saíram, 29 jogadores foram utilizados pelo treinador em jogos oficiais nesta temporada. Willian foi quem mais jogou, seguido por Weverton e Zé Rafael.





Mas e aí, nove meses depois, Luxemburgo conseguiu fazer nascer o Palmeiras ideal?





Veja a opinião do comentarista Alexandre Lozetti:





"Defensivamente, o Palmeiras de Luxemburgo sempre foi seguro. A dificuldade era encontrar um casamento entre as características individuais e um sistema adequado do meio-campo para frente. Isso parece ter acontecido com a consolidação de Patrick de Paula como primeiro volante, Gabriel Menino e Zé Rafael à frente dele num triângulo que ganha o reforço de Lucas Lima, em movimentação da direita para o centro".





"Na frente, um atacante de velocidade (Gabriel Veron, o mais talentoso, Wesley ou Rony) e um centroavante (Luiz Adriano ou o versátil Willian). A estrutura está pronta e, a partir dela, Luxa pode, e deve, usar suas peças. Não haverá uma escalação fixa neste ano de calendário tão apertado, mas sim um jeito de jogar, de atacar e defender, que terá de ser respeitado, independentemente de quem esteja em campo".







O que pensa o Palmeiras?



A comissão técnica sabe que será difícil ter um time ideal definido, sobretudo pelas dificuldades impostas pela pandemia. Por outro lado, vê que há vários outros conceitos bem implantados no time, como o estilo de jogo, a melhora na parte tática, a utilização de garotos da base, a consolidação da equipe com poucos reforços, as várias alterações feitas durante os jogos, entre outros.





Além disso, também há um consentimento de que não houve um desempenho tão bom quanto o esperado pelo próprio Vanderlei Luxemburgo, mas mesmo assim o Palmeiras conseguiu resultados. A sensação é de que nos últimos jogos a equipe já demonstrou um futebol melhor.





Nove meses depois, o cenário no Palmeiras é de satisfação com o trabalho apresentado nesse período, tanto dentro como fora de campo, sobretudo com os problemas causados pela pandemia. A direção avalia que a comissão tem feito um papel muito bom nessa renovação do elenco, sobretudo com a saída de jogadores "medalhões" e a promoção de muitos garotos da base.







O próximo compromisso do Palmeiras será nesta quarta-feira, às 21h30, contra o Bolívar, em La Paz, pela Libertadores. O Verdão lidera seu grupo na competição, com seis pontos conquistados em dois jogos disputados.



#palmeiras #verdao #luxemburgo #tecnico



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





1449 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras