Análise: falta criação e ideias ao Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo

29/9/2020 11:21

Análise: falta criação e ideias ao Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo

Equipe não demonstra evolução desde a conquista do título estadual e Vanderlei não cumpre o futebol prometido logo depois de erguer o troféu do Campeonato Paulista

Análise: falta criação e ideias ao Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo foi anunciado no Palmeiras em dezembro de 2019 com a missão e o discurso de mudar o jeito de jogar da equipe palestrina, que vinha de um trabalho ruim de Mano Menezes e um desgaste de Luiz Felipe Scolari. Além da proposta do futebol vistoso, entrava em pauta também a utilização dos promissores atletas da categoria de base.







Muito embora o discurso proposto seja esse, nove meses após a chegada do comandante, a estratégia parece não ser utilizada e os erros dos anos anteriores se repetem. Ao comparar Luxemburgo com o trabalho de Mano Menezes, o último antes de sua chegada, fica clara a falta de evolução e a mesmice de ideias.



Em números retirados do site de estáticas ‘SofaScore', o Palmeiras aparece apenas na 13º colocação na tabela de grandes chances criadas, abaixo de equipes como Botafogo, Bahia e Red Bull Bragantino, três que atualmente ocupam a zona de rebaixamento na competição. Já nos passes, uma estatística gritante chamou atenção diante do Grêmio na décima rodada do Brasileirão. Apenas 77% de precisão nos passes, números que novamente não condizem com o futebol proposto no discurso do treinador.



Vale ressaltar que até mesmo a defesa vem sofrendo com problemas, apesar de toda a qualidade técnica. Desde a conquista do título estadual, no dia 08 de Agosto, a equipe passou apenas três das treze partidas sem tomar gols. Além do mais, cedeu empates que custaram caros por erros individuais e também de posicionamento, como o marcado tento marcado por Pedro na partida de domingo após falha de Felipe Melo.



Dificuldades contra o Flamengo



No jogo diante do Flamengo, que contava com mais de 20 desfalques entre lesionados e contaminados pelo novo Coronavírus, o Palmeiras não soube criar diante de uma equipe que defendia em bloco baixo e mostrou novamente a falta de organização tática presente no trabalho de Vanderlei.



O marasmo de criatividade ficou evidente. Não existiu nenhuma movimentação ou mecanismo para buscar a criação de jogadas. Nem mesmo a ideia de jogar com Lucas Lima aberto na direita abrindo o corredor para o lateral Marcos Rocha foi bem executada. Como bem enxergamos na imagem abaixo, o meio campo ficou distante do ataque, dificultando os passes, travando o jogo.







Muito por conta disso, o Palmeiras virou dependente do futebol proposto pelo adversário para jogar bem, encontrando dificuldades diante dos blocos baixos e mais facilidade quando tem espaço para roubar a bola e partir em velocidade com Rony, Wesley ou Veron.







A falta de aproximações e mecanismos para a criação ofensiva faz com que a equipe use e abuse de bolas longas e excessivos cruzamentos. Na partida diante do Flamengo, foram 29 tentativas e apenas 3 acertos em cruzamentos, enquanto o número de bolas longas ultrapassou a marca de 50.



Outra prova da falta de criação no meio campo são as finalizações. 13 das 17 foram realizadas de fora da área, números que evidenciam que não existe aproximação entre o meio e o ataque. O centroavante Luiz Adriano, mais uma vez isolado, conseguiu completar apenas 9 passes certos e 20 toques na bola, sendo geralmente cercado por mais de um atleta adversário. Apesar de tocar pouco, conseguiu encaixar quatro passes chaves e a assistência do gol alviverde.







Além do camisa 10, o grande ponto positivo foi Patrick de Paula. O camisa cinco foi quem mais buscou ativar Luiz Adriano no ataque. Além disso, sua imposição física e inteligência foram importantes nos duelos defensivos. Em números, Patrick acertou 80% de suas ações no jogo (72/90), com 90% de precisão nos passes, nove acertos em dez bolas longas, além de três finalizações e 8/13 disputas vencidas.



Conseguimos enxergar sua importância através dos mapas abaixo:















Palmeiras, Análise, Verdão, SEP, Vanderlei Luxemburgo



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





2958 visitas - Fonte: Lance!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Ou encostamos Lucas Lima,Ramires,Bruno Henrique ou damoa de graça para se livrar do salario,ja ue nao conswguimos vender,e ai vamos atras de alguem.que presta ou vamos sair das 3 competicoes sem gangar nada.Nao entendo porque eata diretoria banana naonpegou a Cazares de graça,joga muito e foi para o rival

Marcos Henrique     

Parece que o Palmeiras está mau fisicamente. Os jogadores correm pouco, por isso há pouca aproximação. Defesa, meio campo e ataque ficam longe.

Carlos Rodrigues     

Da Libertadores é uma questão de dias! Carlão Perobal PR

Carlos Rodrigues     

Tá tudo errado! Time lento demais, sem imaginação e sem vontade de jogar! A saida do Luxa seria a solução ideal para o time voltar a jogar bem. Pra mim este ano está perdido,pois as eliminações da Copa do Brasil e da

José Cândido     

LUXEMBURRO PEDE PRA SAIR PELO AMOR DE DEUS

Wander Souza     

Bom dia nação palestrina. Ja comentei outras vezes que o time do palmeiras ta parecendo carrossel de cavalinho pra criança. Roda roda e nem em emoção. Gente o que ta faltando. Sera o técnico que nao sabe fazer o time jogar de forma agressiva. Tem jogador que anda em campo. Não tem raça . Nao tem vontade. Nao sabe o que fazer e pior nao sabe como atacar. O que ta faltando. Pelo amor de Deus. Cade o presidente pra cobrar. Sou totalmente contra atitudes de vandalismo. Mas sera que ta faltando a torcida precionar . Ir la no ct. Gente ja deu. Tem que ter mudança. Mas tem algo errado. Valei gente comentem ai

Sr.Antonio,pela sia idade teria que ter um pouco mais de rrspeito com os leitores,vc tem sua opinião tudo bem ,max mais cuidado com as palavras

Mas para por em prática as ideias do profexo, não podemos ter jogadores andando em campo,com ma vontade e ao invés de jogar para frente,preferem recuar,assim não dá ,só para ilustrar se vc pegar o video do jogo contra o flamengo, vc vai observar que após o gol do palmeiras o flamengo reiniciou o jogo e jogadores do palmeiras estavam comemorando do lado direito no campo do palmeiras como se nada tivesse acontecendo, e observem que tinha 5 ou 6 jogadores, ai perginto e a reposição de nossos jogadores como fica,defesa desprotegida ai saí o gol do flamengo ,muita irresponsabilidade para quem recebe bem e tem pgto em dia.Atitude diretoria

Se tivéssemos o Dudu o resultado seria diferente. Mas fizeram muita burrada no Palmeiras, venderam o Keno a preço de banana pros árabes e agora o cara tá arrebentando no Atlético mineiro. Sem contar que empestaram nosso unico craque Dudu, o melhor jogador nos últimos 4 ou 5 anos no futebol brasileiro. O time perdeu a identidade sem ele. Hoje temos um padrão de jogo defensivo com saída lenta e um time que não é ativo no ataque. Se tivéssemos o Dudu com esse meio campo de garotos arrebentando, acho que poderia esperar por títulos importantes nesta temporada. Mas possivelmente ficaremos só com o Paulistinha mesmo.

Antonio Carlos     

Este cara nao e mais técnico de futebol ou aquele careca do caralho nao ve lixoburro tem corta cana ai sim vai passar fome o cara nao sabe nada vai pra p k p lixonurrovc ou lixolima sei nao um ta comendo e o outro ta dando o fidido

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras