Gabriel Menino comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Tombense, na Copa do Brasil — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
A temporada de Gabriel Menino no Palmeiras tem sido intensa. Dos gols na Supercopa do Brasil até a estreia no Brasileirão, no último sábado, o volante foi o único presente em todos os jogos do Verdão.
Das 20 partidas na temporada, Menino atuou em 19, sendo poupado apenas contra o Ituano, justamente no jogo que antecedeu o título sobre o Flamengo. Agora, vive a maior sequência de jogos dentro do elenco: 16 partidas seguidas. Ele fez gols também na final do Campeonato Paulista.
A quantidade de jogos consecutivos se deve muito pela partida contra o Bolívar, em La Paz, pela primeira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. Apenas Gabriel Menino, dos considerados titulares, viajou para a Bolívia na derrota por 3 a 1.
A segunda maior sequência de jogos pertence a Breno Lopes, mas com uma minutagem menor: 328 minutos em sete jogos. Vanderlan, por exemplo, vive uma de 453 em cinco partidas.
Nesta quinta-feira, no Allianz Parque, contra o Cerro Porteño, Gabriel Menino deve estar de novo no time titular, agora em busca da primeira vitória na Libertadores.
Ao lado de Zé Rafael, ele tem feito a dupla de meio-campo de Abel Ferreira. Zé joga mais de primeiro volante, e Menino atua com maior liberdade.
Chegando mais ao ataque e com confiança, o volante acumula seis gols e uma assistência na temporada. Com cinco amarelos, é também o jogador do Verdão com mais cartões.
A chegada de Richard Ríos ao Palmeiras também pode ser positiva para Gabriel Menino. Com características parecidas, o volante colombiano deve dar um descanso ao titular.
Em três jogos, Richard tem apresentado números interessantes em estatísticas como passes certos e dribles completados.
Opções de volante
No setor do meio-campo do Palmeiras, a avaliação é de que ainda é necessária uma reposição para Danilo, vendido no começo do ano para o inglês Nottingham Forest. Richard foi contratado como peça para suprir a ausência de Atuesta.
Como opções de volantes no Verdão, Abel Ferreira tem Gabriel Menino e Zé Rafael, além de Fabinho, a promessa que vai ganhando confiança, Atuesta, lesionado, e Jailson, vivendo má fase.
Jogadores com mais minutos em campo no ano:
Weverton: 1.809 minutos (18 jogos)
Gustavo Gómez: 1.710 (17 jogos)
Zé Rafael: 1.543 (17 jogos)
Marcos Rocha: 1.519 (16 jogos)
Murilo: 1.503 (15 jogos)
Dudu: 1.369 (17 jogos)
Rony: 1.366 (15 jogos)
Gabriel Menino: 1.316 (19 jogos)
Piquerez: 1.306 (14 jogos)
Raphael Veiga: 1.264 (15 jogos)
1659 visitas - Fonte: globoesporte