Na última vez que se enfrentaram, Palmeiras e Botafogo empataram por 0 a 0, na 1ª rodada do Brasileiro 2025, no dia 30 de março. Adversários frequentes nas duas últimas temporadas, tanto pelos Brasileiros de 2023 e 2024 quanto pela Libertadores 2024, Palmeiras e Botafogo irão medir forças a nível mundial desta vez. No próximo sábado, dia 28, as equipes se encontrarão nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, na Filadélfia, às 13h (horário de Brasília). O Alviverde avançou como o primeiro colocado do Grupo A (o Inter Miami terminou na segunda posição), enquanto o Alvinegro foi o segundo colocado do Grupo B (atrás do Paris Saint-Germain).
Na história do clássico, que se iniciou em 1922, com vitória alviverde por 1 a 0 em amistoso disputado em São Paulo, as equipes se enfrentaram em oito confrontos eliminatórios. Até aqui, os paulistas levam vantagem: cinco a três em duelos vencidos. Contudo, esta não será a primeira vez que os times se enfrentarão em um confronto eliminatório de partida única. O fato ocorreu duas vezes na primeira metade da década de 1970: na final do Campeonato Brasileiro 1972 (título do Palmeiras) e no jogo desempate da primeira fase da Copa Libertadores da América 1973 (classificação do Botafogo).

Outro ponto que vale ser mencionado é que caso aconteça um empate na partida do próximo sábado, e a igualdade persista após os 30 minutos de prorrogação, as equipes definirão o classificado através da disputa de pênaltis. Na história do duelo, na única oportunidade que Botafogo e Palmeiras se enfrentaram nas penalidades para definir uma classificação, o Alvinegro levou a melhor, pela semifinal da Copa do Brasil 1999.
Times brasileiros na Copa do Mundo de Clubes foram os que mais jogaram em um ano. Veja os números gerais do confronto em mata-mata: 5 duelos vencidos pelo Palmeiras, 3 duelos vencidos pelo Botafogo, 14 jogos: 6 empates, 4 vitórias do Botafogo, 4 vitórias do Palmeiras, 18 gols do Palmeiras, 17 gols do Botafogo. O primeiro encontro entre as equipes em um duelo decisivo aconteceu no dia 23 de dezembro de 1972, pela final do Brasileiro. Em jogo único disputado no Morumbi, o empate por 0 a 0 beneficiou o Palmeiras, que havia feito melhor campanha ao longo do campeonato e faturou o título.