O palmeirense e a ilusão

28/5/2017 14:34

O palmeirense e a ilusão

O palmeirense e a ilusão

O torcedor do Palmeiras se comportou em relação a Eduardo Baptista como uma criança dentro de uma loja de brinquedos. Com um papai e uma mamãe ricos e desesperados para agradar o filho, era claro que os caprichos seriam atendidos. Não era nada contra o brinquedo que a criança tinha em casa, mas por que não ter um maior, melhor, novinho em folha?



Sem as metáforas: depois que o desempenho do time de Baptista decepcionou, muita criança se viu soterrada de razão, olha lá, eu disse!, gritavam, sem distinguir causa de consequência. Nunca saberemos o que poderia ser de seu trabalho, sabotado desde o primeiro dia pela torcida e prontamente atendida por uma direção que nada entende de futebol, tem medo da torcida e só está preocupada com a opinião pública, do público, o que, na outra ponta do processo, encontra jogadores que percebem rápido quando a culpa não vai cair sobre eles. Todos lavaram as mãos, depois deram as mãos, e deram cabo a um processo do qual não tinham tanta convicção assim que era o correto: a demissão.



Aí chegou a salvação de uns e a desgraça de outros. Cuca, o cristão místico, é o presentinho da Ri Happy para a criança ficar quieta um pouco e se distrair enquanto os papais descansam. Um bonequinho com calça roxa, que você aperta a barriguinha e ele fala "sou palmeirense" e outras frases gostosas de ouvir. Ninguém se sentiu mais poderoso que o torcedor, atendido de imediato em sua inquietude, custe o que custasse. Agora, tal qual foi com o antecessor, o esforço será para fazer os fatos caberem em uma narrativa que absolva o torcedor de tudo que por ventura der errado, algo que costuma se manifestar em cada implacável rebatida a tudo que não seja elogio ao Palmeiras - como se não fosse, desde janeiro, o time mais elogiado do Brasil.



Saber perder é difícil, a cabeça incha e a gente quer arrancar o sentimento de dentro, mas saber ganhar às vezes se torna ainda mais complicado. O Palmeiras, e principalmente o palmeirense, não soube. Se protege do que chama de "corneta" usando a arma ainda mais tóxica da prepotência. Adquiriu uma fobia de tudo que problematize os passos dados. É enfim o campeão do país, mas não se sente confortável onde está. O clube, ou os ignorantes que gerem o clube, leem isso do jeito superficial que conseguem e mandam fazer uma camisa com a palavra "obsessão". É a palavra-gatilho, é a comunicação possível com o torcedor que toda semana quer um craque novo que está dando sopa no mercado. Mas falar sobre a Crefisa é quase um crime.



Nunca tivemos tanto dinheiro, e poucas vezes usamos de forma tão desajustada. O elenco, só no meio de maio, recebeu finalmente um lateral-direito de ofício, enquanto do lado esquerdo é imenso o medo de desagradar o veterano dono do vestiário e buscar alguém que lhe tire a insustentável titularidade. Base? Nem pensar. Michel Bastos é daquelas contratações que não resistiriam a uma hora de reunião séria, o jogo que a gente vê não é o único que existe, e todo o mundo do futebol conhece seu compromisso quase nulo com quem lhe paga. Felipe Melo, que está bem no jogo que a gente vê, é o líder da porta pra lá da sala de imprensa, ainda me assusto quando vejo as imagens de Montevidéu e noto que ninguém comprou a sua briga, o que seria normal a qualquer atleta querido. O Róger Guedes já fechou o zíper da mala, trata o Palmeiras como sala de espera de aeroporto (e não é o único!), mas declarou contra o Novorizontino que "somos o melhor elenco do Brasil". Somos?



Quando Eduardo Baptista era o homem a apanhar por tudo de ruim que acontecia, esse discurso até colava. Agora, Cuca tem uma contribuição importante para dar: a culpa vai cair também no elenco, que não é assim tão profundo e equilibrado quanto se pensa. Junto de Baptista, saíram atletas de ataque, chegaram outros de defesa, o clube continua no mercado buscando reforços mas a questão ainda envolve quem já está no clube. Não atuaram realmente bem em nenhuma das principais partidas do ano, e só não caíram em desgraça de vez por causa de dois gols aos 55 do segundo tempo - e porque havia um alvo mais fácil de ser atacado sem perder a ilusão de que o problema não é um pouco maior. O problema passa por ajustarmos as expectativas com o Borja, achar de novo a bola do Dudu, analisar de verdade a bola, a idade e a experiência de nosso banco de reservas, e outras coisas que não dá para fazer quando nem o técnico que chegou um dia antes tem respaldo.



Prefiro, ainda que também não goste, o palmeirense de 2015, aquele que achava ruim quando um jornalista qualquer na TV afirmava que o rival era o favorito. Esse de hoje, que metralha contra os apontamentos negativos no time para não sair de seu romance sobre ter um time dos sonhos, que se comporta como se ser o atual campeão, e também o de maior orçamento, portanto "o time a ser batido", fosse uma cruz, não um barato, bem, só serve para emoldurar a cartilha da queda mais dolorida. Ganhar um campeonato em que você bota banca desde a primeira rodada? Só se você tem Zinho, Edmundo, Evair e Edílson. Não é o caso. Sem baixar a bola um pouco, o torcedor não vai se livrar dessa relação estranha com pé no acelerador e pronta para se espatifar no muro. Só quando livrar-se dessa insolência o torcedor conseguirá cobrar alma deste elenco frio, mimado, fruto de uma política discutível de quem os contrata.



Falta mais de um mês para a Libertadores voltar em forma de mata-mata. O time não vai evoluir só com paternalismo, aplausos acríticos e calças roxas. A evolução necessária é no campo tático e também no comportamental, e sinceramente temo muito que este último ponto seja de difícil resolução. Quando a Libertadores voltar, nosso cenário no brasileirão estará mais claro. Três pontos em 3 jogos é pouco, e tem gente jogando bem mais bola que a gente. Descanso quase não haverá até lá. Nossa parte é parar de se enganar e perder o medo de cobrar desempenho sem parecer que é declaração de guerra.



Quanto ao São Paulo 2x0 Palmeiras, é uma pena que o jejum vá continuar até 2018. Poderia ser encerrado pela Copa do Brasil ou por alguma competição internacional, mas o adversário tricolor já não está em nenhuma delas.



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





27363 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Senhores, entendam uma coisa: o que aparece nesse site não é postado para este site/app. Este site apenas pega de outras fontes, como espn, globoesporte e etc... Tenham a decência de procurar antes de falar essas merdas. Quem escreveu esse texto foi o Leandro Iamin. Segundo, o que ele escreveu é perfeito. Nenhum palmeirense em sã consciência concorda com o que fizeram e como nossa torcida tem se comportado. O texto do Leandro é perfeito. Nos tornamos arrogantes, prepotentes e mimados. A saída do Eduardo Baptista foi um erro sim!

Quem é o imbecil work escreveu essa matéria.
Coloca a torcida e a diretora como grandes responsáveis pelo erro de demitir Eduardo.
Foi a imprensa que não deu treguas
Enquanto a torcida aplaudia o técnico ea Diretoria apoiava sempre. E fez o que tinha que fazer
O Eduardo foi bem mas o Cuca é melhor
Vão pra pqp seus lixos

Perfeito!

gostaria dizer a esses cara que estão criticando o Borja, é entender o vem para um país totalmente diferente do seu, é preciso um tempo para o cara se adaptar, não se pode cobrar tanto em pouco tempo. Mas esse jogador vai tapar a boca de muita gente.

quem não viu o jogo e não entendeu que o time que jogou contra o sao paulo, parecia que treinava para ver a melhor formação. dois toques pra cá, dois toques pra lá e em dois lances fortuitos o adversário foi afortunado com o resultado. Ora Cuca, escala um time titular, coloca ânimo nos jogadores e vai em frente cara. Para de pensar que se benzer, entrar com pé direito no campo e jogar com algum vestuário roxo, ganha jogo. Cuca, escala bem o time e orienta o time a jogar e ninguém vai srgurar o melhor elenco do Brasil, que até hoje, nenhum técnico soube fazer 10 dos melhores jogadores do Brasil a jogar o que sabem bem fazer.

Textinho estranho esse. Parece feito pelo próprio mimadinho que aparece no início. E esse negócio de generalizar uma torcida inteira é coisa de amador, no mínimo.

meu quanta merda e essa, vai arrumar um trabalho de verdade é para de fala besteira kkkkk pelo amor de Deus!!!

gente esses jogadores não tem comprometimento com o time único jogador que tá mostrando serviço e o nina isso por que quer mostra serviço pro Barcelona

As cuquetes ficam doidas... Rs

Criança????
Somos socios torcedores de peso nao esquece isso, temos todo direito de reclamar ou entao nois para di paga isso ja ki nao podemos reclama

vamos com calma, perder para o bambis no campo deles, não é fim do mundo,
quarta estaremos classificados ninguém vai lembrar mais desse jogo perdido para p SP.

É óbvio que o Sr Juca Kfuri está por traz disso. Esse sim, um comentarista mimadinho e metido a poeta. Cheio de trejeitos e biquinhos. E como disse O EB em seu desabafo, um covarde que não se identifica. Lamentável. Ele é essa matéria pífia.

Caros amigos torcedores do Campeão Brasileiro de 2016.
Já disse , aqui , mais de uma vez que não costumo assistir programas esportivos bem como não formo minha opinião sobre futebol levando em consideração o que dizem os "jornalistas esportivos"
Neste caso , como posso levar a sério um texto que não traz a assinatura do autor ? Autor este que se esconde no anonimato , e joga a autoria para a empresa em que trabalha , no caso a ESPN.
Todos nós sabemos que futebol é resultado. Nós torcedores somos passionais , movidos apenas pela emoção , mas o jornalista deve ser frio , honesto e não ser hipócrita.
Este mesmo jornalista que escreveu o texto , vai elogiar o nosso técnico assim que os resultados forem favoráveis.
Quando ele diz que ninguém defendeu o Felipe Melo na briga no jogo contra o Penharol , ele quer dizer que ninguém gosta do Felipe. Mas se todos tivessem participado da briga , ele iria dizer que o Felipe tinha contaminado o elenco , e que todos eram violentos e indisciplinados. Podem apostar , que quando o Zé Roberto encerrar a carreira , este mesmo "jornalista" vai produzir um texto elogiando o jogador , e quem sabe vai assinar a matéria.
Avanti Palmeiras !!!!


perdemos um jogo que a mídia só fala bobagem vamos ver quem é quem lá na frente o Palmeiras é o campeão brasileiro eu acho que é muito difícil pra esse endiotas engolir. vão com a pressão de vocês pro inferno!!!!!

rapasiada,olha a Cara de merda do cuca como o q comeu e nao gostou,quando foi apresentado pelo palmeiras,ele veio contra sua vontade ele ate falou q tinha proposta da China mais veio pra CA,vai tomar no cu cuca de merda,numca pensei q ia falar assim,por ser palmeirense,mais e a pura realidade,meu palmeiras e maior que todos voceis,nao ta feliz pra que veio entao,vai pra China ou Volta pra la,seu FILHO DA PUTA...

O dono da página é palmeirense ou gambá?

A verdade as vezes doe não importa ter os melhores jogadores em campo mas não pode improvisar, hoje não temos a um armador que desequilíbria
Tenho 57 anos um palmeirense de coração e eu falo desse jeito não ganharemos nada
ACORDA DIRETORIA

NÃO ADIANTA UM TIME DE MILHÕES. TEM QUE VESTIR E SUAR A CAMISA
JOGADORES MUITO MIMADOS.
TÊM QUE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE E CORRER

alguns jogadores não entram em campo. Falta jogo com raça a exemplo de 2016. Não vejo palmeiras jogar bem faz tempo. Se não abrir olhos vai ser como o flamengo, elenco top, mas jogou bem quando? conquistou o quê? No fim do ano é o que vale, Títulos.

matéria forte!!! é verdadeira...Infelizmente!!! Precisamos de novo começarmos a jogar bola!!! I título de 2016 já passou!!! É 2017 já começou;!!! Será que dá pra alguém avisar nosso time????

vindo da ESPN, só poderi ser critica destrutiva, aliás, a imprensa esportiva em geral só procura plantar crises no Palmeiras

gambas fladaptas

ridiculo. nao sei como deixam um idiota como esse escrever tanta bobagem.

tá uma bosta tudo neste time

sei que meus comentários não aparece aí, mas mesmo assim vou deixar aqui minha opinião.
sou palmeirensse roxo e minha opinião é essa infelizmente a culpa de tudo o que está acontecendo é falta de inteligência todos sabem que o palmeiras sempre teve que matar um leão por dia essa mídia comandada por um certo time que está sempre esperando uma brecha e se não tem eles provocam e o pior é que nossos dirigentes para e não ver isso.
veja fizeram um barulhão e os adversários aproveitaram jogando o favoritismo em cima do palmeiras e tiraram o foco de cima deles e ficou fácil pra eles, sem precão tudo fica mais fácil!
Tudo na vida é assim fazer sempre calado a inveja precisa de oportunidades não de armas ao inimigo.

desce do salto time, joga bola e para de sonhar com o passado, investiu errado no Borja, pronto errou agora acerta daqui pra frente. ainda há tempo para consertar, só não pode persistir no erro

vai tomar só seu Cú, não sabe oque fala.. acabou o campeonato? como eliminado de alguma coisa? sfd viado.

E fácil falar

É a pura verdade. Sabotaram mesmo o EB. As críticas infantis de torcedores infantis contaminaram o ambiente do grupo, criaram uma situação confortável para alguns jogadores que não estão rendendo nada (Tche Tche e Jean, especialmente) e está bem difícil dar a volta. Cuca chegou como celebridade e se sentiu a vontade para fazer suas lambanças, igual a 2016, onde fomos diversas vezes salvos pelo Jailson e Jesus.

pensei que fosse pagina do palmeiras aqui

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras