Nas equipes que trabalhou anteriormente, Abel adotou postura tática interessante. A formatação do seu time é direcionada pelo estudo da postura do adversário. Busca aproveitar as fragilidades do oponente, o que pode levar a crer que o treinador não tem estilo claramente definido e consequentemente seu time também, mudará frequentemente de postura tática. Mas, o fato da equipe adotar diferentes estratégias, é inovador e pode tornar o time “cameleão” e imprevisível.
Porém, isso levará tempo para ser implantado definitivamente, pois essas mudanças drásticas de esquema, exigem conhecimento profundo do elenco e de como os times adversários se comportam. Para não afetar a produtividade, acredito que inicialmente deva ser dada continuidade ao trabalho desenvolvido por Andrey Lopes, técnico interino do clube, que comandou o time neste período que ficou sem comando efetivo.
O principal legado da comissão técnica interina foi a intensidade com que o time palmeirense passou a atuar após a saída de Luxemburgo. A principal queixa era que o time estava desorganizado e desmotivado sendo facilmente dominado até, por equipes de menor poderio técnico, como foi o cenário apresentado no jogo contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.
A equipe formatada por Andrey Lopes recuperou a intensidade, principalmente contra o Atlético Goianiense e o contra o reformulado time do Atlético Mineiro, agora sob o comando de Sampaoli, pelo Brasileirão. A goleada sob o Tigre, da Argentina consolidou a melhor campanha na Libertadores, na fase de grupos.
No confronto com o Atlético Goianiense, o Palmeiras ainda oscilou e deu oportunidades ao adversário, porém soube ser objetivo e cirúrgico para construir contra-ataques que deram origem aos gols de vantagem. Na partida contra o Atlético Mineiro, também percebi oscilações graves, dada a qualidade do adversário. A vitória foi assegurada por atuação quase perfeita na primeira etapa, na qual o Verdão conseguiu anular a ofensividade do Galo e aproveitou a velocidade de seus atacantes para construir contra-ataque letais, que foram sua principal arma.
Pela Copa do Brasil, contra o Bragantino, o Palmeiras iniciou a partida em alta rotação e oscilou no segundo tempo. Não foi a ponto de colocar a vitória em risco, mas são diferenças de rendimento que podem atrapalhar a produtividade da equipe.
A manutenção da estrutura de Andrey Lopes, provavelmente facilitará o processo de adaptação de Abel Ferreira. Jogadores de qualidade o Palmeiras possui em seu elenco e caberá a comissão técnica tornar o seu futebol vistoso e produtivo.
Palmeiras, Aposta, Técnico, Abel
6555 visitas - Fonte: Globo Esporte
EU COMO TORCEDOR PALMEIRENSE VENHO DESEJAR AO ABEL UM BOM TRABALHO E QUE TENHA SORTE AO DIRIGIR O NOSSO PALMEIRAS!